por Túlio Nassif
Modesto Roma Júnior, ex-presidente do Santos, com mandato entre 2015 e 2017, morreu na tarde de 14 de julho de 2024, aos 71 anos, após lutar contra um câncer.
O Santos Futebol Clube divulgou nota em seu site logo após o óbito de Modesto Roma Júnior, homenageando seu ex-presidente, que segue abaixo, na íntegra.
"O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento do ex-presidente Modesto Roma Júnior. Presidente do Clube no triênio 2015/2017, inclusive com o bicampeonato paulista de 2015 e 2016, ele foi diretor do Peixe de 2004 a 2009, no mandato de Marcelo Teixeira, sendo um dos incentivadores do time de futebol feminino, as Sereias da Vila, que contou com a craque Marta, com vários títulos, entre eles o bicampeonato da Libertadores Feminina. O Santos FC decretou luto oficial de sete dias e bandeira hasteada à meio mastro. Nossos sentimentos aos familiares e amigos".
Ele nasceu no dia 5 de dezembro de 1952, em Santos, e se formou em jornalismo pela Universidade Católica de Santos e teve sua trajetória de vida inteiramente ligada ao clube.
Filho do patrono alvinegro Modesto Roma (1907-1986), presidente entre 1975 e 1978, ele acompanhou ainda criança o grande esquadrão da década de 60 ao lado de seu pai, que já participava da vida do Peixe em cargos diretivos.
Foi sócio do clube desde os 6 anos, testemunhando um bonito feito de seu irmão mais velho, Carlos Henrique Paganetto Roma, a autoria do hino oficial do Santos. É casado com dona Silvia Maria Tagé Thomaz e tem uma filha, Marina Lopes Roma.
Antes de chegar ao cargo de presidente do Alvinegro Praiano, Modesto Roma Júnior foi diretor do mesmo entre os anos 2004 e 2009, no mandato de Marcelo Teixeira.
Durante este período, ele foi um dos criadores do time de futebol feminino, que contou com a presença da craque Marta, e ficou conhecido como “Sereias da Vila”. O resultado foi além do esperado, tendo em vista os diversos títulos conquistados.
Candidato da chapa "Santos Gigante", Modesto Roma Júnior foi eleito no dia 13 de dezembro de 2014, com 1321 votos, para ocupar a presidência do clube no triênio 2015/2017.
Ele herdou graves problemas financeiros no início de sua gestão e ainda presenciava jogadores saírem de graça do time. Mesmo em meio a uma tormenta, Modesto se saiu bem e ainda por cima recuperou o time feminino, projeto que havia acabado devido falta de patrocínio.
Em sua gestão, Modesto Roma Júnior conquistou um bicampeonato paulista (2015 e 2016) e o vice-campeonato brasileiro de 2016, com o melhor rendimento na história do clube na era dos pontos corridos, depois que foi adotado o formato com 20 clubes.
No dia 26 de novembro de 2017, Milton Neves entrevistou Modesto no Domingo Esportivo, pela Rádio Bandeirantes. Confira:
Santos x Corinthians na Vila mostra força de Sampaoli perante diretoria
Técnico do Santos em treino no CT Rei Pelé. Foto: Ivan Storti/Santos FC/Via UOLAchados & Perdidos: Gol olímpico de Éder na vitória do Galo sobre o Flu em 1980
Achados & Perdidos: O criativo comercial que simulou o drama de um goleiro na hora do pênalti
Saudade: Relembre de Goulart de Andrade, que nos deixava há nove anos, 'lutando' com Maguila
Tentando se manter na luta pelo título do Brasileiro, Cruzeiro recebe o combalido Inter; os times
Saudade: Há um ano morria Mickey, ex-atacante do Flu, Bahia e São Paulo
Olhos no retrovisor: Michael Schumacher em seu 'Dia D' na Fórmula 1, há 34 anos
Saudade: Há 13 anos morria Félix, goleiro do Brasil na Copa de 70
Uma foto, uma história! Valdir Joaquim de Moraes treinando o goleiro Benitez
Perto dos líderes, Palmeiras recebe o Sport nesta segunda-feira; as formações
Parabéns, Paulo Autuori! Duas vezes campeão da Libertadores e uma vez Mundial, ele completa 69 anos