por Kelly Bruna Ferreira
Marcelo Ribeiro Cabo, mais conhecido como Marcelo Cabo, é o atual treinador do Santa Cruz (PE), clube pelo qual conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 7 de setembro de 2025, após empate em 1 a 1 com o América (RN) em Natal.
RETROSPECTO MAIS RECENTE
Em 20 de novembro de 2024 foi anunciado para comandar o Água Santa, de Diadema-SP, no Campeonato Paulista de 2025, e no mesmo ano comandou o Capital (DF).
ANTES
Em 2018, recolocou CSA na Série A do Campeonato Brasileiro. Foi demitido do clube alagoano em 30 de junho de 2019, após derrota para o Sport em um amistoso, passando em seguida ao Atlético-GO, clube que o anunciou em 10 de novembro de 2020 para a disputa do segundo turno do Brasileirão e também o Campeonato Goiano, neste último sagrando-se campeão.
Cabo deixou o Atlético Goianiense em 27 de fevereiro de 2021, dia em que foi anunciado como treinador do Vasco da Gama, em substituição a Vanderlei Luxemburgo. No entando, a campanha ruim do Cruzmaltino na Série B daquele ano fez com que o técnico fosse demitido no dia 19 de julho de 2021.
Em 11 de novembro ainda de 2021, o treinador retornou ao Atlético-GO, que o anunciou para a reta final da disputa do Brasileirão. Esta foi a terceira passagem do treinador pelo Dragão, permanecendo no clube até 7 de fevereiro de 2022, quando pediu demissão, dois dias após derrota do Atlético para o Vila Nova por 3 a 2.
Um dia após deixar o clube de São Januário, Cabo foi anunciado como novo técnico do Goiás para a disputa da Série B do Brasileirão, assumindo o lugar deixado por Pintado. No dia 28 de outubro de 2021, porém, acabou deixando o clube esmeraldino em comum acordo com a direção.
Natural do Rio de Janeiro, foi jogador de futsal do Vasco da Gama antes de comandar sua primeira equipe profissionalmente, em 2014,ano em que foi treinador do Bangu.
Naquele ano, o Alvirrubro celebrou seu Centenário, mas foi rebaixado para a Série B do Estadual, após ser goleado pelo América (RJ) por 5 a 1, em Edson Passos.
Marcelo seguiu carreira como auxiliar técnico do Marcos Paquetá, na Arábia Saudita. Após quase 4 anos fora, retornou ao país, em 2010, para auxiliar o Jorginho, no Figueirense. Também assumiu o posto de observador técnico na primeira passagem do técnico Dunga pela seleção brasileira. Novamente no mundo árabe, comandou o Al-Arabi Kuwait, por uma temporada. De volta ao Brasil, dirigiu o Tombense e o Nacional-MG. Em 2015, passou por três equipes - Volta Redonda, Macaé e Ceará.
No final da temporada de 2015 encaminhou um acerto para dirigir o Tigres do Brasil no ano seguinte. Sem conseguir o resultado esperado no primeiro turno, pediu demissão do time. Teve uma breve passagem pelo Resende, entre março e maio de 2016, e se desligou do clube por uma questão de agenda, já que o Gigante do Vale só voltaria a campo no segundo semestre, pela Copa Rio.
Ficou apenas 5 dias no mercado quando aceitou o convite para dirigir o Atlético Goianiense. Acertou com a nova equipe em 8 de maio de 2016, com o time recém eliminado na semifinal do Campeonato Goiano e desclassificado da primeira fase na Copa do Brasil. No Brasileirão foi campeão da Série B, com duas rodada de antecedência e uma campanha de 22 vitórias, 10 empates e 6 derrotas.
Em 15 de junho de 2017 foi anunciado como novo técnico do Figueirense, cargo que ocupou por pouco mais de um mês. Em 29 de agosto do mesmo ano, assumiu o comando do Guarani. Foi demitido em 7 de outubro do mesmo ano, após comandar a equipe em 6 partidas. Em 14 de julho de 2019 foi anunciado pelo Vila Nova-GO pera a disputa da Séri-B do Campeonato Brasileiro. Depois disso, comandou o CRB até novembro de 2020, quando retornou ao Atlético-GO.
Desaparecimento
Em janeiro de 2017, o treinador passou quase 40 horas desaparecido. No sábado (14), após um jogo treino contra o Gama, Marcelo Cabo saiu com amigos. Mais tarde, retornou ao apartamento em que vive sozinho no Jardim Goiás, ligou para a família e saiu na madrugada, sem levar a carteira e o celular. Na segunda-feira (16), não compareceu ao treinamento e o Atlético Goianiense acionou a Polícia Militar. No mesmo dia, retornou ao apartamento, mas deixou o local de táxi, sumindo novamente. Foi reencontrado apenas às 20h40, do mesmo dia, em um motel de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Apesar deste episódio, o treinador ganhou voto de confiança do clube e permaneceu no cargo.
X
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Achados & Perdidos: Vídeo raro, em cores, dos jogadores do Brasil na véspera da conquista do tri, no México
Uma foto, uma história! O saudoso Carlos Alberto Silva com dois craques do seu Guarani de 78
Parabéns, craque holandês! Veja gols de Ruud Gullit, que completa 63 anos
Parabéns, Timão! Fotos memoráveis ilustrando os 115 anos do Corinthians
Corinthians, 115 anos: Cinco triunfos inesquecíveis da história do Timão
Titular do Brasil nas Copas de 78 e 82, Oscar Bernardi é o convidado de Marcos Falopa na live de hoje
Renovar com Neymar será a falência do Santos. Por Wladimir Miranda
Achados & Perdidos: O gol 500 de Pelé, marcado contra um rival paulista há 63 anos
Parabéns, Peixinho! Autor do primeiro gol no Morumbi completa 85 anos