por Rogério Micheletti
Formiga, ponta-direita do Atlético Mineiro, Santos e Goiás nos anos 80, hoje mora em Belo Horizonte (MG), onde trabalha como revelador de talentos. Ele começou a carreira nos juvenis do Tupi (veja foto ao lado). "Nós fizemos parte do time hexacampeão juvenil da Liga de Futebol de Juiz de Fora. Depois, o Formiga foi para o Atlético Mineiro", conta Clodô, o Clodoveu Riolino, ex-companheiro de Formiga nos tempos de Tupi.
Ele começou a carreira no futebol goiano, onde era chamado de "Sputinik", devido a sua velociadade. Mas ganhou destaque jogando pelo Clube Atlético Mineiro. Lá, tinha como companheiros o ponta Éder, o lateral Nelinho, entre outros. Além de ponta, Formiga também jogava como centroavante quando era preciso.
Jogou no Santos em 1985, mas não vingou na Vila Belmiro. O rápido ponteiro se transferiu para o Goiás, que ainda procurava um substituto para Cacau, negociado com o Corinthians. Formiga chegou a disputar posição com Niltinho (que também defendeu a Portuguesa) no alviverde goiano. Encerrou a carreira jogando no futebol mineiro.
Cruzeiro se contenta com segundo lugar no Mineiro, apesar de invencibilidade
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro/Via UOLEm vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores do Corinthians formados no 'Terrão' do Parque São Jorge
Achados & Perdidos: Relembre uma entrevista exclusiva com o cineasta Luiz Ferraz, que morreu em acidente aéreo no Pantanal
Saudade: Canhoteiro, o 'Garrinha da ponta-esquerda', que foi homenageado com música, nascia há 93 anos
Jogando por um empate, Palmeiras recebe o River Plate pela Libertadores; as formações
Milton Neves, formado na UNIP, sobre Di Genio: 'O homem que revolucionou o ensino no Brasil!'
Ídolo colorado, Valdomiro recebeu homenagem durante show de Kleiton & Kledir e foi muito aplaudido pela plateia
Parabéns, Clodoaldo! Ídolo do Santos, campeão na Copa de 70, comemora 76 anos hoje!
Achados & Perdidos: Primeiro Gre-Nal no Olímpico, há 71 anos, teve goleada do Inter!
Achados & Perdidos: Pelé, diferente de atuais astros do futebol, não costumava ostentar com automóveis
Antonella Bassani será a quarta mulher que competirá pela Stock, a mais jovem entre elas