por Diogo Miloni
Franklin Edmundo Rijkaard, mais conhecido como Frank Rijkaard, foi um dos melhores volantes que a Holanda já teve e que mantém o nível de sucesso como técnico de futebol.
No dia 19 de março de 2014, Rijkaard anunciou sua aposentadoria como treinador. Ele já estava um ano desempregado e decidiu parar.
Natural de Amsterdã, Rijkaard nasceu em 30 de setembro de 1962 e começou sua carreira nas categorias de base do Ajax, ao lado do ótimo atacante Marco van Basten. À época, teve a oportunidade de jogar ao lado do genial Johan Cruijff, com quem venceu duas vezes o Campeonato Holandês.
Após pendurar as chuteiras, o craque holandês da Copa de 1974 tornou-se treinador do Ajax e começou a implantar o conceito de futebol total que aprendera com Rinus Michels. Contrário à forma nova da equipe jogar, Rijkaard bateu de frente com Cruijff e decidiu deixar seu país natal.
Passou pelo futebol português e pela Espanha, até que, em 1988, assinou com o poderoso Milan. Na capital da moda, o volante reencontrou os compatriotas Ruud Gullit e Marco van Basten, com quem formou o trio holandês de muito sucesso no clube italiano.
Em 1993, após conquistar a Liga dos Campeões e o Campeonato Italiano por duas vezes, o meio-campista acertou seu retorno ao Ajax, já sem a influência de Johan Cruijff. Dois anos mais tarde, Rijkaard pendurou as chuteiras com mais duas conquistas do Campeonato Holandês.
Pela Seleção Holandesa foram treze anos de convocações e duas Copas do Mundo disputadas: em 1990, o favoritismo holandês não entrou em campo e o time decepcionou; em 1994, a boa campanha na fase inicial foi freada pelo Brasil de Romário, Bebeto e Branco, lateral-esquerdo que acertou com rara felicidade uma cobrança de falta e encerrou a carreira de Frank Rijkaard pela seleção de seu país.
Na área técnica, o ex-jogador se destacou muito à frente do Barcelona, entre 2003 e 2008, quando venceu uma vez a Liga dos Campeões, duas vezes o Campeonato Espanhol e fez a equipe catalã retomar o futebol ofensivo.
Em 2013, deixou o cargo de comandante da Seleção da Arábia Saudita.
Chelsea frustra estreia de Griezmann e bate Barcelona no Japão
Chelsea comemora gol de Abraham contra o Barcelona. Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters/Via UOLAchados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians
O dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Juventus e City, já classificados, jogam pela liderança do Grupo G; as escalações
F1: GP da Áustria reabre a temporada europeia com Piastri mais folgado na liderança do Mundial
Parabéns, Paolo Maldini, 57 anos! Veja lances de um dos mais brilhantes defensores de todos os tempos
Saudade: Há nove anos morria Caçapava, bicampeão brasileiro pelo Internacional
F1: Russell lidera o TL1 na Áustria. Bortoleto se destaca e termina em 6º
Achados & Perdidos: Pelé, em histórica entrevista à equipe da TV Gazeta, antes de se despedir do Santos
Europeus x sul-americanos. 'Y otras cositas mas...'. Por Ricardo Setyon
F1: Norris supera marca de Russell no TL1 e lidera a sexta-feira na Áustria. Bortoleto é o 8º