por Diogo Miloni
Franklin Edmundo Rijkaard, mais conhecido como Frank Rijkaard, foi um dos melhores volantes que a Holanda já teve e que mantém o nível de sucesso como técnico de futebol.
No dia 19 de março de 2014, Rijkaard anunciou sua aposentadoria como treinador. Ele já estava um ano desempregado e decidiu parar.
Natural de Amsterdã, Rijkaard nasceu em 30 de setembro de 1962 e começou sua carreira nas categorias de base do Ajax, ao lado do ótimo atacante Marco van Basten. À época, teve a oportunidade de jogar ao lado do genial Johan Cruijff, com quem venceu duas vezes o Campeonato Holandês.
Após pendurar as chuteiras, o craque holandês da Copa de 1974 tornou-se treinador do Ajax e começou a implantar o conceito de futebol total que aprendera com Rinus Michels. Contrário à forma nova da equipe jogar, Rijkaard bateu de frente com Cruijff e decidiu deixar seu país natal.
Passou pelo futebol português e pela Espanha, até que, em 1988, assinou com o poderoso Milan. Na capital da moda, o volante reencontrou os compatriotas Ruud Gullit e Marco van Basten, com quem formou o trio holandês de muito sucesso no clube italiano.
Em 1993, após conquistar a Liga dos Campeões e o Campeonato Italiano por duas vezes, o meio-campista acertou seu retorno ao Ajax, já sem a influência de Johan Cruijff. Dois anos mais tarde, Rijkaard pendurou as chuteiras com mais duas conquistas do Campeonato Holandês.
Pela Seleção Holandesa foram treze anos de convocações e duas Copas do Mundo disputadas: em 1990, o favoritismo holandês não entrou em campo e o time decepcionou; em 1994, a boa campanha na fase inicial foi freada pelo Brasil de Romário, Bebeto e Branco, lateral-esquerdo que acertou com rara felicidade uma cobrança de falta e encerrou a carreira de Frank Rijkaard pela seleção de seu país.
Na área técnica, o ex-jogador se destacou muito à frente do Barcelona, entre 2003 e 2008, quando venceu uma vez a Liga dos Campeões, duas vezes o Campeonato Espanhol e fez a equipe catalã retomar o futebol ofensivo.
Em 2013, deixou o cargo de comandante da Seleção da Arábia Saudita.
Chelsea frustra estreia de Griezmann e bate Barcelona no Japão
Chelsea comemora gol de Abraham contra o Barcelona. Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters/Via UOLOlhos no retrovisor: Há cinco anos, Bruno Senna 'apresentava' McLaren campeã de 1988 a Interlagos
Brasil enfrenta a Venezuela pela 11ª rodada das Eliminatórias; as formações
Saudade: Há 12 anos morria Alex Alves, ex-atacante do Vitória e Cruzeiro
10ª edição do Carsughi L´Auto Preferita inovou com painel e elegeu vencedores em 18 categorias
Achados & Perdidos: Há sete anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Em confronto direto pela vice-liderança das Eliminatórias, Uruguai recebe a Colômbia; as formações
Olhos no retrovisor: Curiosos patrocínios no automobilismo; de marca de preservativos a revista adulta
Achados & Perdidos: Há 61 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial
Lutando contra o rebaixamento, Furacão pega o Galo em jogo atrasado; as equipes
Achados & Perdidos: Mate saudades do São Paulo da década de 1960