por Marcos Júnior Micheletti
Tiago Nunes, o Tiago Retzlaff Nunes, gaúcho de Santa Maria, onde nasceu no dia 15 de fevereiro de 1980, é um daqueles raros casos de treinador de futebol que não atuou como jogador profissional. Assumiu o comando técnico do Ceará em 30 de agosto de 2021, após a demissão de Guto Ferreira, e acabou dispensado do Vozão em 25 de março de 2021.
Depois de treinar equipes do interior gaúcho, como o Sapucaiense, Riograndense, Bagé e União Frederiquense, iiniciou trabalho por um dos gigantes do futebol gaúcho, o Grêmio, na condição de treinador das equipes de base, nas categorias Sub-15 e Sub-20.
Ganhou notoriedade no cenário nacional entre 2018 e 2019, período em que foi treinador do Athletico Paranaense, conquistando diversos títulos pelo clube, entre eles o Campeonato Paranaense e a Copa Sul-Americana, ambos em 2018, e a Copa do Brasil em 2019, conquistas que o credenciaram para, no fim daquele ano, ser contratado pelo Corinthians, assumindo o cargo no início de 2020.
Porém, não conseguiu repetir pelo clube de Parque São Jorge os resultados obtidos à frente do Furacão, sendo demitido do Alvinegro em 11 de setembro de 2020.
Livre no mercado, assumiu o Grêmio após a saída de Renato Gaúcho, em 21 de abril de 2021. Começou bem pelo Tricolor, e neste ano conquistou o Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha, mas após uma sequência de maus resultados no Campeonato Brasileiro, acabou demitido em 4 de julho.
Retomou sua atividade de trabalho a partir de 30 de agosto de 2021, quando foi contratado pelo Ceará, que no mesmo dia havia demitido Guto Ferreira. Sua estreia pelo Vozão aconteceu em 12 de setembro de 2021, derrota diante do Grêmio por 2 a 0, em Porto Alegre.
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019