O treinador argentino Luis Zubeldía é o atual treiandor do Fluminense Football Clube, anunciado pelo clube carioca em 25 de setemro de 2025. Ele chegou para ocupar a vaga de Renato Portaluppi, que pedira demissão dois dias antes, após empate com o Lanús (Argentina) pela Sul-Americana, resultado que eliminou o Tricolor das Laranjeiras do certame.
Seu trabalho anterior foi comandando o São Paulo. Ele pediu demissão do comando técnico do Tricolor em 16 de junho de 2025. Zubeldia chegara ao clube do Morumbi em 20 de abril de 2024, para substituir o paulista Thiago Carpini, demitido dois dias antes.
Como treinador do São Paulo foram 85 partidas, com 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas. Não conquistou nenhum título pelo clube paulista.
Luis Francisco Zubeldía, nascido em 13 de janeiro de 1981 na província de Santa Rosa, teve uma curtíssima carreira como jogador de futebol profissional, encerrada com apenas 23 anos de idade, após uma grave lesão no joelho esquerdo.
Considerado uma meia promissor, que chegou a disputar as Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20 pela Argentina, Zubeldía atuou somente por seis temporadas, entre 1998 e 2004, período em que defendeu uma única equipe, o Lanús, da Argentina.
Estreou como treinador pelo mesmo Lanús, em 2008, então aos 27 anos de idade, na ocasião o mais jovem a comandar uma equipe da elite argentina, permanecendo no clube até 2010.
Depois, trabalhou no Equador, pelo Barcelona de Guayaquil, para em seguida retornar para a Argentina, agora pelo Racing.
De volta ao Equador, teve sua primeira passagem pela LDU, entre 2013 e 2015, mas somente na segunda vez em que trabalhou no clube é que conquistou títulos: o Campeonato Equatoriano de 2023 e a Copa Sul-Americana, também em 2023, derrotando o Fortaleza na decisão.
Entre suas duas passagens pela LDU, Zubeldía comandou as equipes do Santos Lguna (México), Independiente Medelín (Colômbia), Alavés (Espanha), Cerro Porteño (Paraguai), e novamente o Lanús (Argentina), primeiro clube em que havia trabalhado como treinador e único pelo qual atuou como atleta.
Olhos no retrovisor: A primeira das 11 dobradinhas brasileiras na F1, há 51 anos
Foi a única vitória de Pace na categoria, exatamente no GP do Brasil. Foto: DivulgaçãoSaudade: 43 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Copa Africana de Nações será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz
No Dia do Fusca no Brasil, veja alguns craques com o icônico carro que marcou gerações
Má forma física de Gabriel preocupa o Santos. Por Wladimir Miranda
Achados & Perdidos: O dia memorável em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou um rival
Olhos no retrovisor: Rubens Barrichello em seu primeiro contato com o carro da Stewart Grand Prix
Achados & Perdidos: Rodolfo Rodríguez, 70 anos! Relembre a sequência de defesas do ex-goleiro do Santos
Achados & Perdidos: Dirceu Lopes, genial camisa 10 do Cruzeiro, em quatro entrevistas a Milton Neves
Em vídeo, 'Antes e Depois' de goleiros vencedores de Copas do Mundo por suas seleções!
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Uberlândia