por Marcos Júnior Micheletti
O argentino Luis Zubeldía é o atual treinador do São Paulo Futebol Clube, anunciado pela agremiação paulista em 20 de abril de 2024, para substituir o paulista Thiago Carpini, demitido dois dias antes.
Luis Francisco Zubeldía, nascido em 13 de janeiro de 1981 na província de Santa Rosa, teve uma curtíssima carreira como jogador de futebol profissional, encerrada com apenas 23 anos de idade, após uma grave lesão no joelho esquerdo.
Considerado uma meia promissor, que chegou a disputar as Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20 pela Argentina, Zubeldía atuou somente por seis temporadas, entre 1998 e 2004, período em que defendeu uma única equipe, o Lanús, da Argentina.
Estreou como treinador pelo mesmo Lanús, em 2008, então aos 27 anos de idade, na ocasião o mais jovem a comandar uma equipe da elite argentina, permanecendo no clube até 2010.
Depois, trabalhou no Equador, pelo Barcelona de Guayaquil, para em seguida retornar para a Argentina, agora pelo Racing.
De volta ao Equador, teve sua primeira passagem pela LDU, entre 2013 e 2015, mas somente na segunda vez em que trabalhou no clube é que conquistou títulos: o Campeonato Equatoriano de 2023 e a Copa Sul-Americana, também em 2023, derrotando o Fortaleza na decisão.
Entre suas duas passagens pela LDU, Zubeldía comandou as equipes do Santos Lguna (México), Independiente Medelín (Colômbia), Alavés (Espanha), Cerro Porteño (Paraguai), e novamente o Lanús (Argentina), primeiro clube em que havia trabalhado como treinador e único pelo qual atuou como atleta.
Olhos no retrovisor: Michael Schumacher em sua primeira vitória guiando pela Ferrari
Alemão foi perfeito na pista molhada de Barcelona há 26 anos. Foto: DivulgaçãoSaudade: Rodrigues Neto, lateral do Brasil na Copa de 78, completaria 75 anos
O saudoso jogador mineiro destacou-se no futebol carioca. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Os dois gols que Givanildo fez jogando pelo Corinthians
Pelo Italiano, Cagliari recebe o Hellas Verona, que foi goleado na última rodada
As ameaças abomináveis de Renato Gaúcho. Por Wladimir Miranda
Saudade: Há 12 anos morria o jornalista Joelmir Beting
Embalado por seis vitórias seguidas, Corinthians encara o ameaçado Criciúma; as equipes
F1: Norris mostra força e assegura a pole da Sprint no Catar
Saudade: Há cinco anos morria Domingos Piedade, ex-comentarista de automobilismo
Com dez contra onze, 'Fogão depena o Galo' em Buenos Aires e fica com a Taça da Libertadores da América
Saudade: Presidente do período mais vitorioso do Santos, Athiê Jorge Cury morria há 32 anos
Ainda sob risco de rebaixamento, Grêmio recebe o São Paulo neste domingo; as formações