O treinador argentino Luis Zubeldía é o atual treiandor do Fluminense Football Clube, anunciado pelo clube carioca em 25 de setemro de 2025. Ele chegou para ocupar a vaga de Renato Portaluppi, que pedira demissão dois dias antes, após empate com o Lanús (Argentina) pela Sul-Americana, resultado que eliminou o Tricolor das Laranjeiras do certame.
Seu trabalho anterior foi comandando o São Paulo. Ele pediu demissão do comando técnico do Tricolor em 16 de junho de 2025. Zubeldia chegara ao clube do Morumbi em 20 de abril de 2024, para substituir o paulista Thiago Carpini, demitido dois dias antes.
Como treinador do São Paulo foram 85 partidas, com 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas. Não conquistou nenhum título pelo clube paulista.
Luis Francisco Zubeldía, nascido em 13 de janeiro de 1981 na província de Santa Rosa, teve uma curtíssima carreira como jogador de futebol profissional, encerrada com apenas 23 anos de idade, após uma grave lesão no joelho esquerdo.
Considerado uma meia promissor, que chegou a disputar as Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20 pela Argentina, Zubeldía atuou somente por seis temporadas, entre 1998 e 2004, período em que defendeu uma única equipe, o Lanús, da Argentina.
Estreou como treinador pelo mesmo Lanús, em 2008, então aos 27 anos de idade, na ocasião o mais jovem a comandar uma equipe da elite argentina, permanecendo no clube até 2010.
Depois, trabalhou no Equador, pelo Barcelona de Guayaquil, para em seguida retornar para a Argentina, agora pelo Racing.
De volta ao Equador, teve sua primeira passagem pela LDU, entre 2013 e 2015, mas somente na segunda vez em que trabalhou no clube é que conquistou títulos: o Campeonato Equatoriano de 2023 e a Copa Sul-Americana, também em 2023, derrotando o Fortaleza na decisão.
Entre suas duas passagens pela LDU, Zubeldía comandou as equipes do Santos Lguna (México), Independiente Medelín (Colômbia), Alavés (Espanha), Cerro Porteño (Paraguai), e novamente o Lanús (Argentina), primeiro clube em que havia trabalhado como treinador e único pelo qual atuou como atleta.
Olhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Britânico foi o quinto colocado no GP do Brasil, em Interlagos. Foto: DivulgaçãoVila Belmiro, 109 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
Achados & Perdidos: Há 48 anos, contra a Ponte Preta, o fim do martírio corintiano
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Corinthians campeão paulista de 1977
Parabéns, João Leite! Ídolo do Atlético Mineiro, ex-goleiro completa 70 anos!
Neste 'Dia das Crianças' veja o 'Antes & Depois' de diversos pilotos
Saudade: Com passagem marcante pela dupla Fla-Flu, Doval nos deixava há 34 anos
Neste Dia das Crianças veja Milton Neves ainda criança em sua Muzambinho
Uma foto, uma história! Barrado da final do Brasileiro de 1992, Renato Gaúcho relaxou na véspera em praia carioca
Vice-presidente do Nacional A.C, Edison Gallo é o convidado de Marcos Falopa nesta terça
Achados & Perdidos: A única vez em que a Copa São Paulo foi decidida em um Gre-Nal