Rivellino, Wladimir, Casagrande e Ronaldo Giovanelli estão entre eles

Rivellino, Wladimir, Casagrande e Ronaldo Giovanelli estão entre eles

Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de jogadores que chegaram em tenra idade ao Sport Club Corinthians Paulista e foram formados no ícônico "Terrão" do Parque São Jorge, certamente após terem passado por concorridas "peneiras" na agremiação situada no bairro do Tatuapé, Zona Leste da capital paulista.

Roberto Rivellino, o "Reizinho do Parque", comentarista de futebol do programa "Cartão Verde", da TV Cultura-SP, é considerado por muitos o maior craque que passou pelo Parque São Jorge. Rivaliza, entre outros, com Luizinho, o "Pequeno Polegar" e Sócrates. 

Peça fundamental na Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1970, no México, terceiro título brasileiro em mundiais, Rivellino, a exemplo de muitos garotos de sua geração e outras que vieram depois, deu seus primeiros passos no Futebol de Salão, escola importantíssima para que o menino do bairro do Brooklin desenvolvesse uma habilidade impressionante em dribles (como o famoso elástico) e seu portentoso chute de pé canhoto.

Wladimir Rodrigues dos Santos foi outro que se profissionalizou pelo Timão, depois de se destacar na base alvinegra. O ótimo lateral-esquerdo detém um recorde difícil de ser batido: é o jogador que por mais vezes disputou jogos pelo Corinthians, com 806 jogos.

Walter Casagrande Júnior, hoje comentarista de futebol, trabalhando no UOL e no "Galvão e Amigos", da Band, foi revelado pelo Alvinegro disputando a icônica Copa São Paulo de Júnior, profissionalizando-se pelo clube em 1980. Formou uma dupla afinadíssima com o saudoso Sócrates (1954-2011), não apenas dentro de campo, mas também fora dele, como um dos baluartes da chamada "Democracia Corinthiana", movimento que rompeu barreiras no sistema organizacional do futebol, e também foi elemento importante, ao lado do "Doutor" e também de Wladimir e outros, do movimento pelas "Diretas Já", em 1984.

Ronaldo Soares Giovanelli , atualmente comentarista no Grupo Bandeirantes, chegou ao Parque São Jorge aos 12 anos, em 1979, passando por toda a base alvinegra até se profissionalizar, em 1987. Ganhou a tituaridade do já consagrado Carlos e em seu segundo ano como profissional conquistou o título do Campeonato Paulista, em 1988, diante do Guarani, que então contava com Neto como sua principal estrela.

Desta seleção, com 14 jogadores, dois deles infelizmente já não estão entre nós: o goleiro Paulo Rogério (1953-2022) e o quarto-zagueiro Zé Eduardo (1954-2017).

Trazendo estes atletas  em imagens de momentos distintos, procuramos manter viva a memória do esporte.

VEJA, NO VÍDEO ABAIXO, COM SELEÇÃO DE MARCOS MICHELETTI E EDIÇÃO DE KENNEDY ANDRÉS, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time