Paulinho Albuquerque

Ex-volante do Corinthians e Palmeiras
por Rogério Micheletti
 
Importante coadjuvante do time da Democracia Corintiana, entre 1982 e 1984, Paulo Rogério Albuquerque e Sousa, o Paulinho, hoje mora em São Paulo (SP) e tem escolinha de futebol para crianças. Nas horas vagas, Paulinho ainda bate uma bolinha nos masters do Corinthians.
 
Volante de estilo raçudo, o pernambucano Paulinho, que nasceu no dia 5 de dezembro de 1957, em Recife, chegou do Náutico para o Corinthians, em 1981, com a missão de substituir o ex-colorado Caçapava.

Ao lado de Biro-Biro, Sócrates e Zenon, Paulinho formou um dos meios-de-campo mais fortes da história do alvinegro. O volante superava a falta de técnica com muita garra, algo que é essencial para conquistar a confiança da Fiel torcida.

Pelo Corinthians, Paulinho foi bicampeão paulista (82 e 83), fez 203 partidas, marcou nove gols a favor e dois contra, segundo dados do Almanaque do Corinthians de Celzo Unzelte. Um dos gols contra foi marcado na inesquecível vitória corintiana por 4 a 1 sobre o Flamengo, no Morumbi, pelas quartas-de-final do Brasileirão de 84. "Foi um golaço do Paulinho. Pena que foi contra", conta o goleiro Carlos, vítima do gol.

Em 1985, o raçudo volante trocou de Parque. Contratado pelo Palmeiras, Paulinho fez 57 jogos com a camisa alviverde (25 vitórias, 17 empates e 15 derrotas) e não marcou nenhum gol.

Deixou o Palmeiras em 1986 e rodou por algumas equipes, entre elas o Novorizontino, equipe em que atuou ao lado de Barbosa (ex-atacante do Palmeiras), Wilson (ex-goleiro do Guarani e que depois defendeu o Corinthians), Robinson (ex-goleiro da Ponte), Carlos Alberto Borges (ex-meia do Palmeiras e Santos) e César (ex-lateral-direito do Corinthians).


ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em 203 jogos, marcou 9 gols a favor e 2 contra.
Fonte: Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte

Pelo Palmeiras:

Atuou em 57 jogos, sendo 25 vitórias, 17 empates e 15 derrotas. Não marcou gols.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES