É claro que eu sei que o Campeonato Brasileiro de 2023 acabou de começar.
Mas, francamente, depois de cinco rodadas já deu muito bem para perceber quem brigará na parte superior e na inferior da tabela, não é mesmo?
E, como quase sempre acontece, teremos times considerados grandes e expressivos rondando o Z-4 durante o campeonato inteiro.
E agora eu listo para vocês, do que corre menos para o que corre mais risco, quais são os "grandões" ameaçados neste ano!
Grêmio
Puxa vida, em meus palpites pré-Brasileiro cheguei a apontar o Tricolor gaúcho como um dos favoritos ao G-4. Mas, pelo que tem apresentado, e principalmente pelo que vi do jogo diante do Palmeiras, já dá para cravar que o time azul do Sul terá que suar muito para escapar de um novo descenso.
Internacional
A fase vivida pelo Internacional é tenebrosa. O trabalho de Mano Menezes, que chegou a ser vice do Brasileiro ano passado, parece ter batido no teto e, se o Colorado não acertar a mão na escolha do próximo treinador, a coisa pode ficar enroscada.
Vasco da Gama
Já faz tempo que é chover no molhado colocar o Gigante da Colina dentre os ameaçados. Mas parece que, mesmo com tanto rebaixamento, o Cruzmaltino não aprendeu.
Corinthians
Sem dúvida alguma, o mais ameaçado de todos. O Timão vive uma bagunça interna sem precedentes, a equipe é composta por jogadores veteraníssimos mesclados com alguns meninos que acabaram de sair da categoria "fraldinha" e, se nem Luxa está conseguindo dar jeito, é sinal de que a coisa não vai melhorar mesmo!
**********************************************
Olhos no retrovisor: Rubens Barrichello testando pela primeira vez em um circuito oval, há 11 anos
Há exatos 11 anos, em 7 de maio de 2012, no Texas, Rubens Barrichello acelerou pela primeira vez em um circuito oval pela Fórmula Indy, categoria pela qual competiu naquele mesmo ano.
Após quatro etapas (uma em circuito misto e três em traçados urbanos), Barrichello contou com a ajuda de companheiro de equipe na KV Racing, o amigo Tony Kanaan, que testou o carro por dez voltas antes de passá-lo às mãos de Rubens naquela que foi uma atividade livre, e que contou com a presença de outros pilotos, casos de Charlie Kimball, Graham Rahal, Dario Franchitti e Scott Dixon (todos da Ganassi), e Ryan Briscoe, Helio Castroneves e Will Power (os três da Penske), Mike Conway e Wade Cunnningham (da AJ Foyt) e Ed Carpenter (da Ed Carpenter).
ACELERANDO A 330 QUILÔMETROS POR HORA
Bastaram 55 minutos para que Rubens Barrichello saísse satisfeito do cockpit de seu Dallara-Chevrolet em sua primeira experiência naquele tipo de pista, tendo atingido cerca de 330 km/h.
"É diferente de tudo o que eu já experimentei. Na minha segunda saída à pista, depois de atingir as 200 milhas, fui até muito grosseiro no rádio, de tão empolgado que fiquei. Eu disse que era muito impressionante, mas não de uma forma muito comportada", brincou Barrichello.
O piloto ainda falou do sentimento em guiar na pista oval, que o deixou emocionado.
"Eu estive em lugares na F1 onde dizem que há grandes curvas que trazem grandes desafios, mas nunca vi os muros tão próximos. Estou realmente emocionado, mas minha mente ainda está processando tudo que passei nesses 55 minutos na pista. Acho que, para um novato, eu fui bem. E creio que os comissários da Indy também pensam assim", concluiu o brasileiro naquele 07 de maio de 2012.
FOI UM PREPARO PARA AS 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS
O teste coletivo da Indy no Texas serviu de preparação para Rubens Barrichello disputar a etapa seguinte da Indy, em 27 de maio, exatamente as 500 Milhas de Indianápolis, prova em que ele largou em 10º e terminou em 11º. A vitória foi de Dario Franchitti (Chip Ganassi). Scott Dixon (Chip Ganassi) foi o segundo e Tony Kanaan (KV Racing) completou o pódio, em terceiro.
DE VOLTA AO TEXAS
Em 09 de junho daquele ano, foi disputada a etapa do Texas, realizada no período noturno. Barrichello, que alinhou na 13ª posição do grid, teve problemas elétricos antes da bandeira verde, ainda na volta de apresentação. Ele conduziu seu carro para os boxes, ficando muito tempo parado, voltando no final para apenas ganhar mais quilometragem em uma pista oval, no caso, a segunda desde que estreou na Indy. A vitória foi do saudoso Justin Wilson (1978-2015), então pela Dale Coyne.
Rubens Barrichello fechou sua única temporada na Indy em 12º lugar, tendo obtido como melhor resultado a quarta colocação na antepenúltima etapa, no misto de Sonoma. O australiano Ryan Briscoe (Penske) foi o vencedor daquela corrida e o norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti) foi o campeão de 2012.
Atualmente na Stock Car, competindo pela equipe Full Time Sports, Barrichello conquistou dois títulos pela categoria, em 2014 e no ano passado. Na atual temporada ele ocupa a sexta posição, com 53 pontos. Ricardo Mauricio lidera, com 70 pontos A próxima etapa da Stock está marcada para o dia 21 de maio, em Tarumã-RS.
Barrichello disputou quatro etapas em circuitos de rua e mistos antes de testar pela primeira vez em um oval. Na imagem, durante a São Paulo Indy 300, no Anhembi. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT
Barrichello com o carro da KV Racing, utilizando a configuração aerodinâmica para ovais,
em seu primeiro teste, no Texas. Foto: Divulgação/IndyCar
Tony Kanaan filma a passagem de Rubens Barrichello no oval do Texas. Foto: Divulgação/IndyCar
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
F1: Verstappen tem atuação perfeita para vencer o GP de Miami depois de largar em nono
O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu nste domingo (7) o GP de Miami de Fórmula 1, quinta etapa do campeonato. Foi sua 38ª vitória na categoria pela qual ele estreou em 2015. Agora ele está a três triunfos de empatar com Ayrton Senna (1960-1994).
Mesmo largando em nono, Verstappen, que venceu o GP de Miami no ano passado, primeira edição d prova, gradualmente foi ganhando posições e antes das paradas para troca de pneus já era o segundo colocado, atrás de Pérez, que havia largado na pole e estava se mantendo bem em primeiro lugar.
Na volta 21, Pérez parou para trocar pneus e Verstappen assumiu a liderança e manteve-se na pista por bastante tempo, até fazer sua troca somente no giro 46 dos 57 programados.
Pérez, de pneus duros com mais de 20 voltas de uso, reassumiu a liderança, mas com Vertappen logo atrás, de pneus médios novos.
A ultrapassagem aconteceu na volta 48, ainda que Pérez tenha feito menção em resistir, sem condição nenhuma pela diferença de pneus.
Sem ser ameaçado, Verstappen recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, seguido por Pée e Alonso, que conquistou seu quarto pódio em terceiro lugar nesta temporada com a Aston Martin.
Russell, com a Mercedes, fez uma boa prova apesar das limitações do seu equipamento, conseguindo superar Sainz para terminar em quarto. Sainz precisou se contentar com o quinto lugar e Hamilton, que ganhou duas posições no final, de Gasly e Leclerc, fechou a list dos seis primeiros
CAMPEONATO
Com a vitória e mais o ponto de bonificação pela volta mais rápida da prova, em 1min29s708, Verstappen manteve-se na liderança do campeonato, agora com 14 de vantagem sobre Pérez. Max soma 119 contra 105 do mexicano. Alonso é o terceiro, com 75 pontos.
Entre os Construtores, liderança absoluta da Red Bull, com 224pontos contra 102 da Aston Martin, segunda força do Mundial.
PROXIMA ETAPA
Em duas semanas, no dia 21 de maio, acontece o GP da Emilia-Romanha, em Imola. No ano passado a pole foi de Verstappen, com o tempo de 1min27s999. Ele mesmo venceu a prova, seguido de Pérez e Norris. Clique aqui e veja como foi.
CALENDÁRIO COMPLETO DO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 EM 2023
ETAPAS JÁ REALIZADAS
05/03/2023 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min29s708 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Pérez e Alonso.
19/03/2023 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (Red Bull), em 1min28s265 - Vitória de Sergio Pérez, seguido por Verstappen e Alonso.
02/04/2023 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min16s732 - Vitória de Max Verstappen, seguido de Hamilton e Alonso.
30/04/2023 - GP do Azerbaijão - Baku - Pole de Charles Leclerc (Ferraril), em 1min40s203 - Vitória de Sergio Pérez na Sprint e também na corrida principal.
07/05/2023 – GP de Miami – Miami – Pole de Sergio Pérez (Red Bull), em 1min26s841 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Pérez e Alonso.
PRÓXIMAS ETAPAS
21/05/2023 – GP da Emília-Romanha – Ímola –
28/05/2023 – GP de Mônaco – Monte Carlo –
04/06/2023 – GP da Espanha – Barcelona –
18/06/2023 – GP do Canadá – Montreal –
02/07/2023 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg –
09/07/2023 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone –
23/07/2023 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste –
30/07/2023 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps –
27/08/2023 – GP da Holanda – Zandvoort –
03/09/2023 – GP da Itália – Monza –
17/09/2023 – GP de Singapura – Marina Bay –
24/09/2023 – GP do Japão – Suzuka –
08/10/2023 - GP do Catar - Lusail -
22/10/2023 – GP dos EUA – COTA / Austin –
29/10/2023 – GP da Cidade do México – Cidade do México –
05/11/2023– GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
18/11/2023 - GP de Las Vegas - Las Vegas/EUA -
26/11/2023 - GP de Abu Dhabi - Yas Marina -
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
Olhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 41 anos
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
A participação de Milton Neves no Canal do Cosme Rímoli
Milton Neves foi convidado do jornalista Cosme Rímoli recentemente, rememorando passagens marcantes de sua trajetória profissional e também falando sobre o atual momento do futebol.
Pelé, referência maior para Milton Neves no futebol, obviamente foi um dos pontos de destaque no canal de Rímoli no YouTube.
"Quem fundou (entre aspas) o futebol africano foi o Pelé, foi o Santos, não é exagero. E outra coisa que o Pelé sempre me falou, é que ele precisava explicar onde ficava o Brasil. O Brasil ficou conhecido no cenário mundial por causa do Pelé", ponderou Milton.
ABAIXO, MILTON NEVES NO CANAL DO JORNALISTA COSME RÍMOLI NO YOUTUBE EM JUNHO DE 2023
**********************************************
Primeira seletiva de kart exclusivamente feminina definiu as três campeãs classificadas para a Copa Brasil
A 1ª edição da Seletiva de Kart FIA Girls On Track, evento inédito no Brasil, exclusivamente para mulheres, foi realizada na última segunda-feira (8) e estabeleceu as três campeãs que automaticamente foram selecionadas para a 24ª edição da Copa Brasil de Kart.
O evento foi realizado no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, contando com trinta e seis pilotas, divididas em três categorias: Cadete, cuja campeã foi a paulista Marcella Assumpção; Júnior, com a também paulista Anna Luiza Pimpão sagrando-se vencedora e, por fim, a categoria Graduados, arrebatada pela brasiliense Mariana Serafim.
Além dos troféus, as campeãs ram premiadas com inscrição e equipamentos (chassi + motor + pneus + equipe) gratuitos para disputar em julho a Copa Brasil de Kart, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).
CADETE
Na Cadete, Marcella Assumpção venceu com tranquilidade. A jovem de 10 anos frequenta a pista da Granja Viana desde os 6 anos, e isso acabou sendo um fator preponderante para que ela obtivesse o melhor tempo de seu grupo, vencesse a prova classificatória e, na final, recebesse a bandeira quadriculada com mais de sete segundos de vantagem.
“Estou muito feliz. Vai ser minha primeira vez na Copa Brasil e no Beto Carrero”, celebrou a pilota de São Paulo. “Estou correndo este ano a Copa SP KGV e estou liderando a Mini Max. Corro desde os 6 anos, mas só há dois anos passei a correr profissionalmente”, comentou Marcella.
JÚNIOR
Categoria imediatamente superior à Cadete, na Júnior a vitória foi de Anna Luiza Pimpão, de 14 anos, mas, diferente do que aconteceu na Cadete, a disputa foi bem mais parelha, e a segunda colocada, Ana Laura Ogawa terminou a final a apenas 2s198 da vencedora.
“Vim com o propósito de ganhar, mas já estava muito feliz por fazer parte deste evento inédito. Então, não poderia ter sido melhor. Vou correr minha primeira Copa Brasil e andar pela primeira vez no Beto Carrero. Comecei a correr com 9 anos, mas de brincadeira. Em 2021, passei a levar mais a sério. No ano passado já fiz o Brasileiro de Kart e estou disputando a Copa São Paulo Light de Kart”, resumiu Anna Luiza, que é natural de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.
GRADUADOS
O título das pilotas com mais experiência foi conquistado pela brasiliense Mariana Serafim, de 20 anos. Largando em segundo lugar na final, ela se livrou de uma confusão na largada para tomar a ponta e não perder mais, fechando a prova com pouco mais de 9 segundos de vantagem para Olivia Garcia, a segunda colocada.
“Foi uma conquista incrível. Como eu venho do rental (kart de aluguel), é muito raro ter uma oportunidade para correr com pilotos profissionais. Estou muito feliz por ser campeã na primeira edição da Seletiva de Kart FIA Girls On Track, principalmente pelo nível tão alto da disputa. Todas andaram forte nos treinos e classificatória. Sem dúvida, essa competição é uma chance incrível para mostrar que as garotas também podem ser pilotas. Quando eu comecei em Brasília, tinham pouquíssimas mulheres e, num determinado momento eu era a única menina. No começo, desanimava, porque eu passava por coisas que os meninos não passavam. Então, ver tantas meninas hoje aqui na pista, mostra que é possível vencer as dificuldades”, ponderou Mariana.
A pilota Bia Figueiredo, atualmente na Copa Truck, que preside a CFA (Comissão Feminina de Automobilismo), destacou a importância em aumentar o número de pilotas de kart desde a base.
“É muito emocionante termos no evento tantas meninas, de vários lugares do Brasil. Do kart indoor e do kart profissional. A nossa ideia e o nosso objetivo é aumentar a base de pilotas no kart. Por isso, fizemos a seletiva com os karts 4 tempos e os rental karts também, o que dá uma democratizada e, assim, conseguimos atingir mais meninas”, comentou Bia, lembrando que no total o evento recebeu mais de 70 inscrições.
“Tivemos uma manhã bem corrida, com muitos desafios, porque na Cadete algumas meninas nem cabiam no kart. Por mais que elas tenham três anos apenas de diferença na idade, muda muito na questão de altura/peso e tentamos adaptar da melhor forma possível para elas conseguirem andar e disputarem. Foi um desafio, mas acredito que conseguimos fazer uma competição justa e selecionar as melhores”, arrematou Bia.
“Só tenho a agradecer a todas que participaram e o que reforçamos é para elas não desistirem, seguirem treinando e quem sabe na nossa segunda seletiva elas também não estarem entre as campeãs”, continuou a presidente da CFA.
“Estou muito feliz. Gostaria de agradecer à Granja Viana por todo o apoio, ao Rubens Carcasci, presidente da CNK (Comissão Nacional de Kart), que nos ajudou bastante com sua experiência em eventos de seletiva, a todo o meu time da CFA, especialmente a Bruna (Frazão), que faz todos os eventos, aos nossos patrocinadores, ao presidente Giovanni Guerra, que sempre nos apoiou dentro da CBA, ao FIA Grant Programme e a todos que ajudaram a organizar o evento. Brinquei que é muito mais fácil ser piloto, sentar e acelerar, do que organizar, porque a preocupação é muito grande em fazer um campeonato justo e legal. Então foi intenso demais, mas estou muito feliz com o resultado”, finalizou Bia Figueiredo.
PREMIAÇÃO
A premiação total da seletiva será equivalente a aproximadamente 30 mil reais. As três campeãs receberão para a Copa Brasil um kart completo da Bravar e mão de obra da equipe oficial Bravar; três jogos de pneus MG, como definido no regulamento; aluguel do motor RBC, conforme regulamento; inscrição, peças reservas em caso de batidas (até 2 mil reais), um macacão, um par de luvas, uma sapatilha e crédito de 3 mil reais para a compra de um capacete (despesas com viagem, hospedagem e alimentação para a Copa Brasil são de responsabilidade das vencedoras).
Marcella Assumpção vai para a pista no Grupo 1 da Copa Brasil, entre os dias 19 e 23 de julho, na categoria Cadete. Anna Luiza estará na F4 Júnior e Mariana Serafim na F4 Graduados, ambas no Grupo 2, entre os dias 25 e 29 de julho.
RESULTADO DAS FINAIS DA SELETIVA DE KART FIA GIRLS ON TRACK - GRANJA VIANA (SP)
CADETE
1. Marcella Assumpção 14 voltas em 12min12s006
2. Marina Brandão a7s500
3. Isabelly Ferreira a 11s926
4. Nicolle Campos a 12s195
5. Tandara Cristine a 12s486
6. Manuella Bernadelli a 23s428
7. Eloisa Rodrigues a 28s671
8. Isabela Alves a 2 voltas
JÚNIOR
1. Anna Luiza Pimpão 14 voltas em 12min18s356
2. Ana Laura Ogawa a 2s198
3. Yasmim Maria a 15s476
4. Adrielli Lorentz a 15s813
5. Gabriela Machado a 26s033
6. Valentina Rocha a 26s378
7. Giovana Marinoski a 27s574
8. Mariane Lechi a 1 volta
GRADUADOS
1. Mariana Serafim 14 voltas em 12min07s508
2. Ana Julia Miranda a 8s314
3. Olivia Garcia a 9s089
4. Helena Teixeira a 9s286
5. Maria Machado a 10s054
6. Via Alves a 12s495
7. Sarah Rudeck a 35s418
8. Maria Eduarda a 7 voltas
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
Fefo e Dudu Barrichello compartilham Porsche na etapa de Endurance; Rubens também corre em Interlagos
Os irmãos Fefo Barrichello e Eduardo Barrichello dividirão a condução de um Porsche 911 GT3 Cup no próximo final de semana em Interlagos, na etapa de abertura da Porsche Cup Endurance Challenge, prova de 300 quilômetros, onde o pai, Rubens Barrichello, também competirá com outro carro, formando dupla com Franco Giaffone.
Fefo, que no ano passado competiu pela F-4 Brasileira e no último final de semana estreou pela F-4 Espanhola, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, salientou que esta parceria com Dudu é algo que eles almejam há bastante tempo.
“É a realização de um sonho correr em dupla com meu irmão. É algo que desenhamos desde muito pequenos e agora vai acontecer. A gente nunca andou no carro, então vai ser uma oportunidade completamente nova. Para coroar, seremos ainda companheiros de equipe do meu pai e vamos correr com pilotos de muito repertório e que têm seu nome no esporte. Vai ser uma semana de muito aprendizado e muita diversão. E, claro, muita competição também. Estou muito, muito feliz e preciso agradecer a Mahrte, que comprou esse nosso sonho de estar junto correndo os três Barrichello na mesma prova. Vamos para cima", pontuou Fefo, que na rodada tripla na Bélgica pela F-4 Espanhola obteve um sétimo lugar como melhor resultado, na corrida 3.
Atualmente na Stock Car, no mesmo time de Rubens Barrichello, a Full Time Sports, Dudu citou a emoção por estar ao lado do irmão mais novo na empreitada.
“Estou muito feliz em anunciar que vou dividir o carro com meu irmão na Porsche Cup Endurance Challenge. Isso não seria possível sem o apoio da Mahrte. Neste ano sou companheiro de equipe do meu pai na Stock Car e agora vou poder acelerar em dupla com meu irmão na Porsche Cup, então estou muito feliz. Conto com a torcida de todos e vamos bastante motivados para a corrida”, ponderou Dudu.
ATIVIDADES DE PISTA
Na quinta-feira (11) haverá tempo para um treino opcional e um livre. Na sexta-feira (12), mais um treino livre e a qualificação, ainda sem definição do formato. Se forem mantidas as características de outras edições, o grid será estabelecido pela média dos melhores tempos obtidos por cada um dos integrantes das duplas.
No sábado (13), com 300 quilômetros ou duas horas e trinta de duração, acontece a prova, com largada programada para 15h30.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**********************************************
Parabéns! Um dos grandes laterais da história do Inter, Cláudio Duarte completa 72 anos
Cláudio Roberto Pires Duarte, destaque da lateral-direita do Sport Club Internacional nas conquistas dos Brasileiros de 1975 e 1976, completa 72 anos nesta terça-feira (9).
Natural do município gaúcho de São Jerônimo, distante 70 quilômetros de Porto Alegre, Cláudio Duarte migrou rapidamente para o cargo de treinador após encerrar sua carreira nos gramados, começando justamente pelo Inter, em 1978. Também comandou o rival Grêmio e sua última atividade como treinador pelo Brasil de Pelotas, em 2009, para depois tornar-se comentarista de futebol em rádio.
**********************************************
Buraco sem fim: 2023 já é o pior ano da história do Santos. Por: @lucas_creis
Nada é tão ruim que não possa piorar: essa frase parece atormentar a vida de todo santista, que vive um inferno em 2023 desde o primeiro dia do ano.
Certamente esse já é o pior ano da história do clube...
Primeiro a morte do Rei Pelé (que embora tenha acontecido no final de 2022, teve seu funeral apenas nos primeiros dias de 2023), depois a montagem de uma equipe frágil e pouco competitiva, que deu um verdadeiro vexame no Campeonato Paulista e que deixa toda a torcida apreensiva e temendo um rebaixamento inédito no Brasileiro.
Agora explode um escândalo sem precedente envolvendo o zagueiro Eduardo Bauermann e suposto esquema de manipulação de resultados.
Bauermann é não só o titular do time como também o melhor zagueiro do elenco alvinegro (embora não viva um bom ano) e foi afastado pela direção nesta terça-feira (9). Mas imaginemos o tamanho do arranhão na imagem do clube.
Por diferentes motivos, o Peixe vive um ano acima de tudo triste.
E onde estão o presidente Andrés Rueda e o gerente de futebol Paulo Roberto Falcão? Qual a posição das duas maiores autoridades do futebol santista hoje?
A colossal camisa alvinegra foi jogada na lama, o gigante clube da Vila Belmiro se apequena e vê sua imagem cada vez mais arranhada. E não tem mais seu símbolo maior, o Rei do Futebol.
Mas como dito no primeiro parágrafo, nada é tão ruim que não possa piorar: no meio desse turbilhão, o Peixe corre riscos reais de queda no Brasileiro e poderia “coroar” o pior ano de sua história com uma vaga para a Série B.
Força ao Santos e aos santistas! 2023 ainda está longe de terminar!
**********************************************
Saudade: Há cinco anos morria Fábio Koff, marcante presidente do Grêmio
Há exatos cinco anos, em Porto Alegre, morria aos 86 anos Fábio André Koff, que se notabilizou como um dos mais importantes presidentes da história do Grêmio.
Koff estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde que sofreu uma cirurgia no fígado. Porém, o ex-mandatário gremista sofreu complicações e acabou sendo vítima de uma infecção generalizada, causa de seu ótito.
Fábio Koff, que chegou a jogar futebol pelo Clube Esportivo e pelo Recreativo Atlântico, ambos do município gaúcho de Erechim, foi eleito presidente do Grêmio pela primeira vez em 1982.
No ano seguinte, levou o Tricolor gaúcho aos títulos da Libertadores da América e do Mundial de Clubes. Voltou ao cargo em 1993, ficando até 1996 e conquistando mais uma Libertadores, uma Copa do Brasil, um Brasileirão e uma Recopa Sul-Americana.
ABAIXO, DEPOIMENTO GRAVADO POR MILTON NEVES EM HOMENAGEM A FÁBIO KOFF, EM 10 DE MAIO DE 2018, DIA DA MORTE DO EX-PRESIDENTE GREMISTA
**********************************************
Parabéns! Vivendo retomada em sua carreira, Luxemburgo completa 71 anos
Vivendo um momento profissional importante, uma retomada em sua carreira de treinador de futeobl, Vanderlei Luxemburgo completa 71 anos nesta quarta-feira,10 de maio.
Depois de dois anos sem trabalhar no meio futebolístico (ele comandou o Cruzeiro em 2021), Luxemburgo assumiu o Corinthians no último dia 1º de maio, com contrato até o final da temporada.
Aliás, esta é a sua terceira passagem pelo clube de Parque São Jorge, onde esteve inicialmente em 1998 e depois em 2001. Na primeira vez em que esteve comandando a equipe alvingra conquistou o Brasileiro e, na segunda, o Paulista.
Carioca de Nova Iguaçu, era conhecido apenas como Vanderlei em seus tempos de atleta profissional, tendo iniciado sua carreira pelo Flamengo, onde esteve entre 1971 e 1978. Ainda em 1978 teve uma passagem pelo Internacional, para depois, em 1978, transferirs-e para o Botafogo, onde permaneceu até 1980, ano em que encerrou sua carreira.
O primeiro clube que comandou foi o Campo Grande (RJ), ainda em 1980. Passou por grandes clubes brasileiros, sendo recordista em títulos do Brasileiro ao lado de Lula (Santos), com cinco conquistas.
Teve uma passagem breve pela Seleção Brasileira, entre 1998 e 1999 e ainda mais curta pelo Real Madrid, em 2005.
**********************************************
Olhos no retrovisor: Vitória de Cacá Bueno em Mônaco pelo Jaguar I-Pace há quatro anos
Há exatamente quatro anos, pelo Jaguar I-Pace eTROPHY, campeonato de carros elétricos de turismo que foi descontinuado em 2021, Cacá Bueno venceu a etapa de Mônaco, sétima daquele que foi o certame inaugural da categoria, quebrando uma hegemonia brasileira que pertencia à família Senna, que teve Ayrton Senna como maior vencedor pela Fórmula 1 (seis vitórias, em 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993) e Bruno Senna também ganhando, então ela GP2, em 2008.
Aliás, festa em dose dupla no Principado em 11 de maio de 2019, com Sérgio Jimenez terminando em segundo lugar. Completando o pódio monegasco, em terceiro, o norte-americano Bryan Sellers.
PALAVRA DE CACÁ BUENO APÓS A VTÓRIA EM 11 DE MAIO DE 2019
“Mônaco é especial, porque desde garoto é a corrida que todo mundo assiste. Fiz a pole, virei de ponta a ponta e ganhei em Mônaco, então é uma sensação incrível. Vim de uma grande derrota em Paris, em um erro que me prejudicou no campeonato e agora uma volta por cima incrível. Não tinha lugar melhor para dar essa volta por cima do que Mônaco. Ganhar onde o Senna ganhou tantas corridas, onde tantos brasileiros andaram tão bem, escutar o hino brasileiro no pódio com uma dobradinha brasileira. Foi um dia que começou super difícil, mas que, no final, foi um dia incrível”, ponderou Cacá na ocasião.
QUEBRANDO A HEGEMONIA DA FAMÍLIA SENNA
A última vez que um piloto brasileiro havia vencido um GP em Mônaco foi em 2008, ocasião em que Bruno Senna, então pela GP2, fez uma brilhante corrida para ganhar a prova, resistindo a uma enorme pressão final de Pastor Maldonado, lembrando que o traçado de ruas mais charmoso do mundo é aquele em que Ayrton Senna mais triunfou, com seis vitórias (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993). No caso do Jaguar I-Pace e também na Fórmula E, a configuração da pista é diferente.
Assim a família Senna soma sete vitórias no Principado, as seis de Ayrton e uma de Bruno. Em 2000, pela F3000, Bruno Junqueira venceu, o mesmo conseguindo Jaime Mello Jr. em 2003, pela Fórmula Renault.
PROVA SOB CONTROLE, VITÓRIA DE PONTA A PONTA
Cacá Bueno largou na pole da prova com seu Jaguar #0, tendo ao seu lado na primeira fila o compatriota Sérgio Jimenez com o carro #10, e dominou a prova em Monte Carlos de ponta a ponta. Bryan Sellers terminou em terceiro.
A prova teve uma interrupção logo no começo, quando Bryan Seller atingiu o carro de Stefan Rzadzinski, que acabou abandonando. A única mulher da competição, a inglesa Katherine Legge também herdou consequências da batida, sendo atingida por Rzadzinski, o que a obrigou a deixar a corrida.
Assim que a bandeira verde foi novamente acionada, Cacá Bueno controlou bem o ritmo para vencer sem percalços. Sérgio Jimenez segurou Sellers e garantiu a dobradinha brasileira em Mônaco.
Ao término do campeonato, Sérgio Jimenez conseguiu o título e Cacá Bueno foi o vice-campeão.
Pentacampeão da Stock, Cacá Bueno atualmente compete pela KTF Sports.
CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA DE MÔNACO (CINCO PRIMEIROS COLOCADOS)
1 – Cacá Bueno (Jaguar Brazil Racing)
2 – Sérgio Jimenez (Jaguar Brazil Racing)
3 – Bryan Sellers (Rahal Letterman Lanigan Racing)
4 – Simon Evans (Team Asia New Zealand)
5 – Yaqi Zhang (Jaguar China Racing)
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA
**********************************************
Saudade: Didi, o `Folha Seca´ nos deixava há 22 anos
Um dos grandes nomes do futebol brasileiro em todos os tempos, Didi, o "Folha Seca", nos deixava há exatos 22 anos, vítima de câncer que atingiu intestino, fígado e diagragma.
Carioca de Campos de Goytacazes, onde nasceu em 12 de maio de 2001, Walir Pereira, o saudoso Didi, começou sua carreira profissional pelo Americano de Campos-RJ, e defendeu dois dos quatro maiores clubes do Rio de Janeiro, o Fluminense e o Botafogo. Encerrou sua brilhante carreira pelo São Paulo, em 1966
Pela Seleção, o ótimo meia-direita ganhou os dois mundiais que disputou, em 1958 e 1962.
Engrenou uma longeva carreira como treinador de futebol, comandando diversas equipes brasileiras e do exterior, além de ter sido o treinador da Seleção do Peru na Copa de 1970, ocasião em que enfrentou o Brasil nas quartas de final e acabou derrotado por 4 a 2 pelo time canarinho.
**********************************************
Saudade: Há dois anos morria Daniel Frasson, ex-volante do Palmeiras e Fortaleza
15/07/2025Achados & Perdidos: O saudoso treinador Oswaldo Brandão comandando o Corinthians pela última vez
15/07/2025O dia em que Milton Neves e Celso Portiolli 'pararam' feira pet em São Paulo
15/07/2025Reginaldo Leme lança a 33ª edição do Anuário AutoMotor Esporte nesta terça-feira
15/07/2025Parabéns, Mario Kempes! Artilheiro da Copa de 78, completa 71 anos
15/07/2025