Abrir a classificação do Campeonato Brasileiro hoje é algo espantoso.

Não exatamente pelo início da tabela, já que na ponta vemos os óbvios Flamengo e Palmeiras liderando.

E sim pelo que observamos no final, na zona de rebaixamento.

Os valentes Cuiabá, Criciúma, Vitória e Atlético-GO conseguiram se recuperar e colocaram no Z-4 nada menos do que Vasco, Corinthians, Grêmio e Fluminense!

Somando os títulos, são seis libertadores e... 17 títulos brasileiros!!!

Algo inédito e até pouco tempo atrás inimaginável!

Mas o que explica este fato histórico?

Aí está mais na cara do que nariz.

Clubes até outrora considerados menores (por mais que eu não concorde com tal divisão), como Bahia, Fortaleza, Cuiabá, Red Bull Bragantino, entre tantos outros exemplos de nosso país, fazem nos bastidores administrações modernas, mirando exemplos europeus.

Enquanto muitos "grandões" parecem viver ainda no século passado, com gestões irresponsáveis, acreditando que, pelo tamanho do clube, em algum momento alguma fortuna cairá do céu e reestabelecerá suas finanças e seu futebol.

E isso realmente aconteceu muitas vezes no passado.

Mas hoje, com todos os gastos dos clubes sendo controlados por diversos meios, é praticamente impossível que a salvação caia do céu.

A saída é dura e amarga, como muito bem ensinaram Flamengo e Palmeiras alguns anos atrás.

Se os gigantes que patinam no momento não perceberem isso o quanto antes, a possibilidade de surgir uma Nova Ordem do Futebol Brasileiro é gigante.

E os times considerados pequenos seguirão agradecendo e roubando espaços que eram ocupados por esses clubes tão mal geridos.

***************************************************

Parabéns, Juary, 65 anos! Relembre gols do ex-centroavante pelo Santos

O ex-centroavante Juary completa 65 anos neste domingo (16), e aproveitando a ocasião, buscamos um vídeo do programa "Gol - O Grande Momento", da Band, com locução de Alexandre Santos, com diversos gols que ele marcou pelo Santos, clube que defendeu entre 1976 e 1980 e, em um curta segunda passagem, em 1989.

Carioca de São João de Meriti, Juary Jorge dos Santos Filho começou sua carreira como amador pelo Pavunense (RJ), mas despontou mesmo pelo Santos, onde formou o famoso time dos "Meninos da Vila" que conquistou o título paulista sobre o São Paulo em 1978, ao lado de Pita, João Paulo, Nilton Batata e Ailton Lira, entre outros, naquele que foi o primeiro título do time da Vila Belmiro após a era Pelé.

Depois do Santos engrenou uma longeva carreira internacional, primeiro pelo Universidad Guadalajara (México) para depois jogar em quatro clubes italianos: Avelino, Inter de Milão, Ascoli e Cremonese, mas foi em Portugal, pelo Porto, que mais se destacou, onde conquistou a Liga dos Campeões da Europa, na temporada 1986-1987.

Retornou ao Brasil para defender a Portuguesa de Desportos, novamente o Santos, o Moto Club (Maranhão) e o Vitória (ES), este seu último clube, onde encerrou sua carreira, em 1992.

ABAIXO, VÍDEO COM GOLS DE JUARY PELO SANTOS, DO PROGRAMA "Gol - O Grande Momento", da Band, com locução de Alexandre Santos, do canal "O maior de todos os tempos", do YouTube 

 

 

***************************************************

Saudade: Há dois anos morria o jornalista Charles Marzanasco Filho, que foi assessor de Ayrton Senna e da Audi no Brasil

Há exatamente dois anos morria o jornalista Charles Marzanasco Filho, após travar uma longa luta contra um mieloma múltiplo (câncer de um tipo de células da medula óssea), doença que foi agravada nas últimas semanas por ele ter contraído covid-19. 

Seu corpo foi velado na sala 5 do Cemitério do Morumby, e o sepultamento aconteceu no mesmo local.

Charlinho, como era carinhosamente chamado pelos amigos do meio automobilístico, por onde militou prioritariamente, trabalhou como assessor de imprensa de Ayrton Senna e da Audi no Brasil, quando o piloto trouxe a marca para o País.

Especializado no segmento automotivo, Marzanasco foi repórter das principais publicações do setor, "Quatro Rodas" e "Auto Esporte", além de ter trabalhado no Grupo Folha e Gazeta Esportiva. 

Sempre à frente do seu tempo, notabilizou-se pela criatividade nas pautas, uma delas inédita, quando promoveu o primeiro crash-test de um carro ao vivo, no Sambódromo do Anhembi, evento aberto para o público e autoridades governamentais.

Atualmente trabalhava como assessor de imprensa do piloto Bruno Baptista, da Stock Car, para a equipe Cobra Racing no TCR South America, e também para o Grupo Viemar, na Old Stock. 

São-paulino apaixonado, Charlinho viveu um dia especial em 6 de dezembro de 1981, quando entrou em campo em um amistoso de seu time de coração contra a Seleção Paulista. Clique aqui e veja como foi, em sua página na seção "Que Fim Levou?".

 

***************************************************

Achados & Perdidos: Milton Neves na Fenatran de 2013

Foi em 28 de outubro de 2013 que Milton Neves compareceu à 19ª Fenatran (Feira Nacional de Transportes) que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista.

O jornalista e publicitário  compareceu ao stand da Renault, conhecendo as novidades da montadora francesa que produz veículos em sua fábrica na cidade paranaense de São José dos Pinhais.

"Venho anunciando em meus programas o Renault Kangoo, sucesso de vendas em seu segmento, e fiquei impressionado com o lançamento do Kangoo elétrico, que reúne as qualidades do modelo à combustão com a modernidade de uma motorização elétrica, um sistema de poluição zero e que pode ser recarregado em uma tomada de 200 volts doméstica", comentou Milton Neves, na ocasião.

 

***************************************************

De 2023, a "Moção de Personalidade do Ano na Influência Digital" a Milton Neves

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro outorgou a Milton Neves, em 2023, a "Moção de Personalidade do Ano na Influência Digital".

Na ocasião, o documento assinado pelo vereador Eliseu Kessler, citava "os relevantes serviços prestados à Sociedade Brasileira".

"Fiquei muito honrado com esta homenagem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e hoje ela está devidamente enquadrada e em destaque na redação do Portal Terceiro Tempo, onde trabalha minha equipe de jornalistas, responsáveis pelo maior portal de memória esportiva, com a seção `Que Fim Levou?´, além do noticiário diário do futebol e do automobilismo", ponderou Milton Neves.

 

***************************************************

Dia da Imigração Japonesa: a estreita ligação entre Brasil e Japão no esporte

A imigração japonesa para o Brasil, de forma oficial, teve início há exatos 116 anos, em 18 de junho de 1908, com a chegada do grandioso navio Kasato Maru, que aportou em Santos trazendo mais de 700 lavradores que foram trabalhar prioritariamente no oeste paulista, nas lavouras de café.

No lugar mais japonês do Brasil, o bairro da Liberdade, com seus tradicionalíssimos restaurantes, se encontram desde  lojinhas onde repletas de mangás com suas meninas de olhos enormes, até os amuletos maneki neko, aqueles gatos que ficam com uma das patas levantadas, segundo a tradição, para atrair sorte.

LIGAÇÃO ENTRE BRASIL E JAPÃO NO ESPORTE

Não foram poucos os japoneses nativos ou descendentes que se destacaram no esporte brasileiro, bem como os brasileiros que fizeram o caminho contrário, encantando os japoneses.

SÉRGIO ECHIGO, filho de japoneses, jogou pelo Corinthians entre 1964 e 1965, e notabilizou-se por ter inspirado Rivellino no mais emblemático drible do "Reizinho do Parque", o famoso elástico. Eles jogaram juntos pelos aspirantes do Corinthians.

Depois de jogar pelo Timão, Echigo jogou pelo Bragantino e fez o caminho inverso, ou seja, foi jogar no Japão, pelo Towa Fudosan. Hoje, mora em Tóquio.

 

***************************************************

Achados & Perdidos: Há seis anos, sob o comando do saudoso Fernando Vannucci, Milton, Menon e Roque Jr. debateram o Brasil na Copa da Rússia

Há exatos seis anos, em 18 de junho de 2018, pela TV UOL, o saudoso Fernando Vannucci (1951-2020) recebeu Milton Neves, Menon e Roque Jr. para comentarem as primeiras impressões deles sobre a estreia brasileira na Copa da Rússia, empate em 1 a 1 diante da Suíça, partida realizada um dia antes. O programa foi transmitido ao vivo a partir da sede do UOL, na capital paulista.

O lance do gol da Suíça foi bastante discutido durante o programa. Roque Jr., por exemplo, chamou atenção para a marcação da zaga brasileira, por zona, com Miranda e Thiago Silva, bem como a presença do goleiro Allison, que não saiu na bola.

Na opinião de Milton Neves, o Brasil se classificaria para a próxima fase, o que de fato aconteceu (em primeiro em seu grupo) mas fez um alerta acerca de Neymar.

"Vai passar mesmo que `arranhando´, vocês lembram da Itália em 82, que foi empatando, empatando e foi campeã. Mas o Brasil chegando às oitavas ou quarta, eles (beques) vão mirar naquele dedinho do Neymar", alertando para a recente contusão do meia do PSG, que o deixou três meses longe dos gramados.

No final das contas, depois de se classificar na fase de grupos, o Brasil derrotou o México por 2 a 0 mas foi eliminado pela Bélgica por 2 a 1. A França levantou o título da Copa da Rússia e a Croácia foi a vice campeã.

ABAIXO, O VÍDEO COMPLETO DO PROGRAMA "A RÚSSIA É LOGO ALI", COM APRESENTAÇÃO DO SAUDOSO FERNANDO VANNUCCI

 

***************************************************

Olhos no retrovisor: Verstappen igualava recorde de Ayrton Senna há um ano

Há exatamente um ano, em Montreal, o holandês Max Verstappen igualava o recorde de 41 vitórias de Ayrton Senna (1960-1994), ao vencer o GP do Canadá, disputado em 18 de junho de 2023.

Aquele foi um dia especial também para sua equipe, a Red Bull, que chegou ao seu 100º triunfo na Fórmula 1.

Verstappen hoje contabiliza 60 vitórias, a última delas exatamente no GP do Canadá, disputado no último dia 9 de junho.

A próxima etapa do Mundial de 2024 acontece no domingo (23), o GP da Espanha, em Barcelona. 

Verstappen lidera o campeonato com 194 pontos. Leclerc (Ferrari) está em segundo, com 138.

COMO FOI A PROVA DE VERSTAPPEN NO DIA EM QUE ELE IGUALOU A MARCA DE SENNA

Partindo da pole, Max não permitiu qualquer ação de seus adversários na largada, e no começo foi Hamilton quem apareceu como mais ameaçador, após ter superado Alonso na primeira curva.

Porém, com um ritmo mais forte, Alonso acabou recuperando o segundo lugar, ultrapassando Lewis um pouco depois da primeira parada para troca de pneus. E estas foram as posições até a bandeira quadriculada, na volta 70, com Verstappen em primeiro, Alonso em segundo e Hamilton em terceiro.

A Ferrari conseguiu uma prova dentro de suas possibilidades, com Leclerc finalizando em quarto e Sainz em quinto. Pérez fechou o top-6 canadense. Alex Albon foi muito festejado ao chegar aos boxes da Williams, após terminar em sétimo lugar.

Quem poderia ter se colocado neste primeiro pelotão era Russell, mas ele errou em uma curva, tocou no muro e acabou precisando de uma parada fora de hora, para trocar um pneu que estourou no choque e também a asa dianteira. Ele voltou para a prova mas acabou abandonando na 53ª volta. 

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

***************************************************

Saudade: Há cinco anos morria Pedrinho Gaúcho, ex-ponta do Galo e Inter

Há exatos cinco anos, em Porto Alegre, morria Pedrinho Gaúcho, ex-ponta-direita do Internacional-RS, Atlético-MG e Vasco, entre outros clubes. Ele estava com 65 anos, hospitalizado, e teve complicações respiratórias por conta de uma pneumonia.

Seu corpo foi velado na capela do Sport Club Internacional.

Gaúcho de Lajeado, onde nasceu no dia 4 de agosto de 1953, Pedrinho começou sua carreira em 1973 pelo Internacional-RS, onde permaneceu até 1977. Neste período foi um dos bons reservas da fortíssima equipe colorada que conquistou o bicampeonato brasileiro (1975-1976). 

Transferiu-se depois para o América de São José do Rio Preto. Em seguida atuou por Atlético-MG (foi vice-campeão brasileiro em 1980), Coritiba, Vasco da Gama, Bangu (onde foi vice-campeão brasileiro em 1985) e encerrou sua carreira nos gramados em Santa Catarina, pelo Avaí, em 1986.

Esteve no grupo da Seleção Brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Munique (Alemanha) em 1972 ao lado de Falcão, Abel Braga, Dirceu Guimarães e Osmar Guarnelli, entre outros. 
 
 
***************************************************
 
F1 está de volta à Europa para sequência de GPs, a começar por este domingo, na Espanha; a programação
 

Depois do circo da Fórmula 1 estar presente em Montreal no último dia 9 de junho, ocasião em que Max Verstappen (Red Bull) venceu o GP do Canadá, a categoria retorna ao seu berço, a Europa, para uma sequência de oito provas, três delas em sequência, a começar pelo GP da Espanha, em Barcelona, no próximo domingo (23). A largada da décima etapa do campeonato está programada para 10h (de Brasília).

Em um circuito amplamente conhecido pelas equipes, visto que durante muitos anos foi o palco dos testes de pré-temporada da Fórmula 1, o traçado catalão é dos mais previsíveis do extenso calendário da categoria, e as provas não costumam oferecer grandes emoções.

Ainda assim, será uma oportunidade para que a Ferrari, que foi tão bem em Monte Carlo com a vitória de Leclerc e o terceiro lugar de Sainz, possa se recuperar depois de passar em branco no Canadá.

Também poderá ratificar se a Mercedes, de fato, evoluiu, a exemplo do que conseguiu em Montreal, com o terceiro lugar de Russell (que largou na pole) e o quarto de Hamilton. 

A McLaren é outra força que pode incomodar a favorita Red Bull (entenda-se Verstappen). O time de Woking se aproximou da segunda colocada (Ferrari) entre os contrutores e soma 212 pontos, ante os 252 da equipe de Maranello. 

As atividades de pista, como de praxe, começam na sexta-feira (21) com duas sessões livres. No sábado (22) acontece o último ensaio e a classificação para a prova, com largada às 10h de domingo (23).

CAMPEONATO

Com a vitória na etapa anterior, o GP do Canadá, em Montreal, Verstappen chegou aos 194 pontos. Mesmo sem ter pontuado na etapa canadense, Leclerc segue na vice-liderança, com 138, mas Norris, segundo colocado na prova, encostou no monegasco, com 131.

Depois, outros dois que não pontuaram em Montreal: Sainz (108) e Pérez (107), quarto e quinto colocados na tabela, respectivamente. Piastri fecha o top-6, com 81 pontos.

Entre os construtores, liderança folgada da Red Bull, com 301 pontos. A Ferrari segue em segundo, com 252 pontos, mas a McLaren se aproximou, com 212.

NO ANO PASSADO...

Em 2023, total domínio de Max Verstappen, que fez a pole (1min12s272) e venceu a prova, seguido pelos dois carros da Mercedes, Hamilton e Russell, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Clique aqui e veja como foi o GP da Espanha de 2023.

HISTÓRICO DO GP DA ESPANHA

A Espanha é dos países que sediam GPs de Fórmula 1 que realizou provas em diversos circuitos, casos de Pedralbes, Jarama, Montjuic, Jerez de la Frontera e Catalunha (em Montmeló, Barcelona).

Dois pilotos encabeçam a lista de maiores vencedores, com seis triunfos cada: Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Nada menos que cinco pilotos vem a seguir, todos com três vitórias: Jackie Stewart, Nigel Mansell, Alain Prost, Mika Hakkinen e Max Verstappen.

Entre os brasileiros, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna conseguiram duas vitórias cada, enquanto Felipe Massa foi vencedor em uma oportunidade.

Entre as equpes, amplo domínio da Ferrari, com 12 vitórias. Depois do time italiano, vem a McLaren (oito) e, empatadas com sete, Williams e Mercedes.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DA ESPANHA - HORÁRIOS DE BRASÍLIA

Sexta-feira (21)

Treino Livre 1: 8h30 às 9h30
Treino Livre 2: 12h às 13h

Sábado (22)

Treino Livre 3: 7h30 às 8h30
Classificação: 11h às 12h

Domingo (23)

Largada para o GP – 10h - 66 voltas pelos 4.657 metros do traçado catalão.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE 2024 DA FÓRMULA 1

1ª ETAPA - 02/03/2024 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen, em 1min29s179 - Vitória de Vestappen, seguido por Pérez e Sainz.  

2ª ETAPA - 09/03/2024 – GP da Arábia Saudita – Jedá - Pole de Max Verstappen, em 1min27s472 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Leclerc.

3ª ETAPA - 24/03/2024 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen, em 1min15s915 - Vitória de Sainz, seguido por Leclerc e Norris.

4ª ETAPA - 07/04/2024 – GP do Japão – Suzuka – Pole de Max Verstappen, em 1min28s197 - Vitória de Verstappen, seguido por Pérez e Sainz.  

5ª ETAPA - 21/04/2024 – GP da China – Xangai – Pole de Max Verstappen, em 1min33s6660 - Vitórias de Verstappen, na Sprint e no GP principal. 

6ª ETAPA - 05/05/2024 – GP de Miami – Miami – Pole de Max Verstppen, em 1min27s241 - Vitória de Verstappen na Sprint e de Norris no GP principal. 

7ª ETAPA - 19/05/2024 – GP da Emília-Romanha – Imola – Pole de Max Verstppen, em 1min14s746 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Leclerc.

8ª ETAPA - 26/05/2024 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc, em 1min10s270 - Vitória de leclerc, seguido por Piastri e Sainz.   

9ª ETAPA - 09/06/2024 – GP do Canadá – Montreal – Pole de George Russell, em 1min12s000 - Vitória de Verstappen, seguido por Norris e Russell.

PRÓXIMAS ETAPAS

10ª ETAPA -23/06/2024 – GP da Espanha – Barcelona –
11ª ETAPA -30/06/2024 – GP da Áustria – Spielberg –
12ª ETAPA -07/07/2024 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone –
13ª ETAPA -21/07/2024 – GP da Hungria – Budapeste –
14ª ETAPA -28/07/2024 – GP da Bélgica – Spa –
15ª ETAPA -25/08/2024 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª ETAPA -01/09/2024 – GP da Itália – Monza –
17ª ETAPA -15/09/2024 – GP do Azerbaijão – Baku –
18ª ETAPA -22/09/2024 – GP de Singapura – Singapura –
19ª ETAPA -20/10/2024 – GP dos Estados Unidos – Austin –
20ª ETAPA -27/10/2024 – GP do México – Cidade do México –
21ªETAPA -03/11/2024 – GP do Brasil – São Paulo –
22ªETAPA -23/11/2024 – GP de Las Vegas – Las Vegas –
23ªETAPA -01/12/2024 – GP do Catar – Lusail –
24ªETAPA -08/12/2024 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

 


  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 
***************************************************
 
Parabéns, Oscar Bernardi, 70 anos! Relembre o lance que quase classificou o Brasil na Copa de 82
 

Um dos grandes zagueiros do futebol brasileiro, Oscar Bernardi completa 70 anos nesta quinta-feira (20). 

Revelado no futebol campineiro, pela Ponte Preta, defendeu em seguida o Cosmos de Nova York entre 1979 e 1980 e era jogador do São Paulo Futebol Clube em 1982, ano em que era o titular da camisa 3 do Brasil na Copa do Mundo da Espanha, formando dupla de zaga com Luizinho, jogador do Atlético Mineiro.

Tudo conspirou a favor do centroavante Paolo Rossi (1956-2020) naquele 5 de julho de 1982, com os três gols que marcou na meta defendida por Waldir Peres (1951 - 2017). O Brasil, que precisava apenas de um empate, marcou com Sócrates e Falcão na partida disputada no extinto Estádio Sarriá.

Mas Oscar poderia ter saído do jogo como grande herói caso um cabeceio seu no final não tivesse sido defendido por Dino Zoff.

Éder cobrou falta da esquerda e o zagueiro brasileiro subiu bem e testou firme, mas o arqueiro italiano fez uma intervenção brilhante, sem dar rebote.

No final, Itália 3 x 2 Brasil. O time italiano avançou, passou pela Polônia (2 a 0) e acabou sagrando-se campeão, derrotando a Alemanha na final por 3 a 1.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS ARAÚJO (O GAROTINHO), O CABECEIO DE OSCAR DEFENDIDA POR DINO ZOFF EM 5 DE JULHO DE 1982, DIA DE ITÁLIA 3 X 2 BRASIL, NA COPA DA ESPANHA

 

***************************************************

Saudade: Há um ano morria o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira

Há exatamente um ano, em decorrência de um aneurisma cerebral, morria o ex-árbitro José Aparecido de Oliveira. Ele estava com 71 anos.
 
José Aparecido de Oliveira foi árbitro de futebol e ficou marcado por duas arbitragens polêmicas, ambas em confrontos entre Corinthians e Palmeiras. Em 13 de outubro de 1991, após ser expulso, o meia Neto cuspiu em em José Aparecido, que relatou a indisciplina na súmula e o jogador corintiano foi suspenso por quatro meses. A partida terminou 2 a 1 para o Palmeiras e, além de Neto, Márcio (Corinthians) e Toninho (Palmeiras) também foram expulsos. 
 
Na final do Paulista de 1993, José Aparecido expulsou um jogador alviverde (Tonhão) e três corintianos (Ronaldo, Henrique e Ezequiel). O placar do jogo foi 4 a 0 para o Palmeiras, encerrando um jejum de títulos da equipe de Parque Antártica, que não era campeã desde 1976.
 
"O Palmeiras foi campeão Paulista em 1993 e 1994. Foi campeão Brasileiro em 1993 e 1994. Time bom não tem jeito. O problema foi que calhou de aquela final ser justamente contra o rival Corinthians.  Aqueles (torcedores) mais fanáticos, mais ignorantes me xingam, falam que roubei. Mas são casos de pessoas que não conseguem discutir política, religião, muito menos futebol", defendia-se o ex-árbitro.

Em 5 de maio de 2012, José Aparecido de Oliveira foi um dos convidados da Rádio Bandeirantes, que apresentou um programa ao vivo do Pacaembu, em São Paulo, na comemoração dos 75 anos da Rádio Bandeirantes-AM.

Na ocasião, Neto, ex-meia do Corinthians, hoje apresentador da Band, pediu perdão publicamente ao ex-árbitro, que demonstrou não guardar mágoas da atitude do ex-jogador.
 
 
***************************************************
 
Achados & Perdidos: O tri do Brasil na goleada contra a Itália, há 54 anos
 

Considerada por muitos como a melhor seleção brasileira de todos os tempos, a equipe então comandada por Zagallo conquistava o tricampeonato mundial de futebol há exatos 54 anos, em 21 de junho de 1970, ao derrotar a Itália por 4 a 1 na partida disputada no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Pelé (1940-2022) abriu o placar aos 18 minutos da primeira etapa, de cabeça, após cruzamento da esquerda de Rivellino, que recebera arremesso lateral de Tostão.

Porém, ainda no primeiro tempo, aos 37, Bonisegna empatou para o selecionado italiano. após falha de Clodoaldo.

No segundo tempo, Gérson apareceu bem com sua canhota calibradíssima para recolocar o Brasil em vantagem, aproveitando uma sobra na tentativa de drible de Jairzinho. O camisa 8 acertou um chute certeiro no canto esquerdo de Albertosi.

Com a defesa italiana mais aberta, pois o time azul precisava buscar o empate, ficou fácil para o escrete canarinho marcar com Jairzinho (que recebeu a bola de cabeça de Pelé na pequena área) e o saudoso Carlos Alberto Torres (1944-2016), outro que contou com passe "açucarado" do Rei, para finalizar o placar em goleada por 4 a 1, com um chute cruzado.

Brasil e Itália voltariam a se enfrentar em uma final de Copa do Mundo mais uma vez, em 1994, novamente vencida pelo Brasil, desta vez nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

O Brasil fechou a Copa do México de 1970 com seis vitórias em seis jogos, 19 gols a favor e sete contra. Jairzinho detém um recorde até hoje na história brasileira em copas do mundo, tendo marcado gols em todos os jogos, sendo dois na estreia, contra a Tchecoslováquia, totalizando sete na jornada brasileira no Mundial do México. O artilheiro do torneio foi Gerd Müller, da Alemanha.

ABAIXO, ALGUNS LANCES E OS GOLS DE BRASIL 4 X 1 ITÁLIA, NA FINAL DA COPA DO MÉXICO, EM 20 DE JUNHO DE 1970

 

***************************************************

Parabéns, Luis Pereira, 75 anos! Relembre uma entrevista do ex-zagueiro a Milton Neves

O ex-zagueiro Luis Pereira, que completa 75 anos nesta sexta-feira (21), marcou época nas histórias da Sociedade Esportiva Palmeiras e do Atlético de Madrid, além de ter sido o titular da Seleção Brasileira na Copa de 1974, na Alemanha.

Baiano de Juzeiro, Luis Pereira começou sua carreira profisional no interior paulista, no São Bento de Sorocaba, onde atuou entre 1967 e 1968 para depois chegar ao Parque Antártica, onde se notabilizou como um zagueiro muito técnico e marcador de gols, tendo balançado redes adversárias em 35 oportunidades.

Ídolo do futebol espanhol, pelo Atlético de Madrid, defendeu a equipe entre 1975 e 1980, onde marcou 20 gols, confirmando sua capacidade como artilheiro, apesar de jogar na zaga.

De volta ao Brasil, atuou pelo Flamengo, teve um retorno ao Palmeiras, Portuguesa de Desportos, Santo André e também defendeu o rival Corinthians em 1986. Veterano, mas ainda atuando com enorme categoria, Luis Pereira, que ganhou o apelido de "Chevrolet", encerrou sua brilhante trajetória nos gramados em 1997, aos 47 anos, pelo São Caetano.

Para celebrarmos o aniversário de Luis Pereira, relembramos uma entrevista que ele concedeu a Milton Neves no "Domingo Esportivo" da Rádio Bandeirantes no dia 21 de junho de 2020, dia em que completava 71 anos, direto de Madrid, cidade em que reside, trabalhando no Atlético.

ABAIXO, LUIS PEREIRA NO "DOMINGO ESPORTIVO" DA RÁDIO BANDEIRANTES EM 21 DE JUNHO DE 2020

 
***************************************************
 
Inter de Lages reúne mais de 50 ex-atletas para comemorar seus 75 anos de fundação
 

Internacional de Lages, clube de Santa Catarina, completou 75 anos de fundação no último dia 13 de junho, e realizou uma festa de comemoração no sábado (15), reunindo mais de 50 ex-atletas no evento que aconteceu no Clube Caça e Tiro, em Lages.

O Colorado Lageano, como é carinhosamente chamado, conquistou uma vez o título do Campeonato Catarinense da Série A, em 1965, e seu último triunfo foi o estadual de 2013, mas pela Série C estadual.

De acordo com a assessoria de imprensa do clube, estiveram presentes à comemoração dos 75 anos, entre outros, o ex-atacante (e também ex-presidente do clube) Anacleto Oliboni, autor dos dois gols na final do Campeonato Catarinense de 1965, contra o Metropol, que deram ao Inter seu maior título até hoje, Martinho Bin, volante que, com 594 jogos, que é o atleta que mais atuou pelo Inter na história, o ex-atacante Vacaria, o ex-zagueiro Dutra e o ex-meia Wolni, todos também integrantes da lista dos dez atletas que mais jogaram pelo clube na história. Com eles estava também Armindo Araldi, um dos 12 jovens fundadores do Inter de Lages, em 1949.

O encontro emocionou os ex-jogadores do Inter, evento que reuniu atletas que fizeram parte da história mais recente do clube catarinense, casos do ex-zagueiro Erlon (2006, 2008 e 2013), o ex-goleiro Ivan (2013), e o ex-volante Michel Schmöller (2015-2017 e 2019-2020).

Coube ao jornalista Patrick Cruz a apresentação da comemoração, como anfitrião do evento, que contou com um saboroso churrasco.

Clique aqui e acesse o site do Inter de Lages.

 

 

***************************************************

Achados & Perdidos: Milton Neves comemorava o tri do Santos na Libertadores há 13 anos

Foi em 22 de junho de 2011, há exatos 13 anos, que o Santos Futebol Clube conquistou seu terceiro título na Copa Libertadores da América, ocasião em que derrotou a equipe uruguaia do Peñarol por 2 a 1, no Pacaembu.

O Portal Terceiro Tempo acompanhou a partida in loco, registrando a angústia e a emoção de Milton Neves na cabine da Rádio Bandeirantes. O jornalista participou da transmissão ao lado do narrador José Silvério e do comentarista Mauro Beting. 

Santista desde a infância, curiosamente aquela foi a primeira vez que Milton Neves viu seu time de coração conquistando um título no estádio.

Após empate sem gols em Montevidéu, o time da Vila, então comandado por Muricy Ramalho, abriu o placar no primeiro minuto do segundo tempo com Neymar. Ganso tocou de calcanhar para Arouca que em seguida serviu Neymar na grande área. O jogador, hoje no Barcelona, tocou rasteiro no canto esquerdo do goleiro Sébastian Sosa.

Depois, aos 23 minutos, foi a vez de Elano atuar como "garçom" e servir o lateral Danilo pela direita, que cortou para o meio da grande área e tocou de esquerda, assinalando o segundo gol santista.

O Peñarol, então dirigido por Diego Aguirre, partiu para o tudo ou nada e conseguiu diminuir aos 35, quando o zagueiro santista Durval tentou interceptar um cruzamento de Estoyanoff pela direita, mas acabou jogando contra seu patrimônio.

Administrando a vantagem, o Santos segurou a vitória até o final, e os quase 38 mil torcedores que compareceram ao Pacaembu naquela noite assistiram ao terceiro triunfo do Santos na Libertadores, após as conquistas de 1962 e 1963.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)

Data: 22 de junho de 2011

Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso (Pará); Neymar e Zé Eduardo. Técnico Muricy Ramalho

Peñarol: Sosa; González (Albín), Valdéz, Guillermo Rodríguez e Darío Rodríguez; Corujo, Aguiar, Freitas e Mier (Urretaviscaya); Martinuccio e Olivera. Técnico: Diego Aguirre

Gols: Neymar (1min do 2º tempo), Danilo (23min do 2º tempo) e Durval (contra, aos 35min do 2º tempo)

Cartões amarelos: Neymar e Zé Eduardo (Santos); González e Corujo (Peñarol)

Público: 37.894 pagantes

Renda: R$ 4.266.670,00

Árbitro: Sergio Pezzotta (ARG)

Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG).

 

***************************************************

Últimas do seu time