Eu sei que não é de hoje que o "Mundo Árabe" investe pesado para levar jogadores de renome para seus times.

Já acontecia, por exemplo, no final dos anos 70, quando Roberto Rivellino foi encerrar a sua carreira pelo Al-Hilal, equipe que flertou com Messi antes de o argentino fechar com a Inter Miami.

E, por enquanto, eles continuam nessa toada, contratando atletas já veteranos, como Cristiano Ronaldo e Benzema.

Mas, como quem não quer nada, o futebol árabe tem, com suas cifras bilionárias, assustado o poderosíssimo futebol europeu.

E, pelo andar da carruagem, eles não vão seguir contratando apenas jogadores em fim de carreira.

Daqui a pouco, vão começar a contratar os bons olheiros que hoje alimentam os times da Europa com jovens promessas.

E, depois, com a liga possivelmente mais forte, passarão a tirar também os grandes craques da Europa ainda no auge.

Por isso, não me espantaria se, daqui algum tempo, o "Mundo Árabe" passasse a ter uma liga mais interessante do que muitos países da Europa.

Interessante tanto para os jogadores quanto para o público, que, claro, sempre acompanha os jogos dos principais atletas do momento.

O dinheiro manda no futebol, meus amigos.

E, pelo que temos notado, ninguém tem tanta bala na agulha para investir no esporte bretão quanto os endinheirados árabes.

Claro que isso pode demorar a acontecer.

Infelizmente, pode ser que eu já nem esteja mais por aqui quando essa revolução no futebol árabe se concretizar.

Mas, quando - e se - acontecer, lembrem-se que vocês viram primeiro aqui, no Blog do Milton Neves, o Nostradamus da Bola (risos).

E você, acha que eu tenho razão?

 

*************************************

Histórico jogador e técnico, Orlando Fantoni morria há 21 anos

Orlando Fantoni, que marcou época no futebol brasileiro e italiano como técnico e como jogador, morreu exatamente 21 anos atrás. 

Nascido no dia 13 de maio de 1917, em Belo Horizonte (MG), Fantoni foi um dos jogadores brasileiros que teve mais sucesso jogando no futebol italiano e também brilhou trabalhando como técnico na Venezuela.

Irmão de Niginho, Ninão e Nininho, ele era o caçula da futebolística família Fantoni, que teve profundas ligações com a história do Cruzeiro.

Além dos irmãos boleiros, Orlando viu seus sobrinhos seguirem a mesma carreira: Benito (ex-Atlético-MG e Cruzeiro) e Fernando (ex-América-BH), ambos zagueiros.

 

*************************************

F1: Verstappen "corre sozinho", domina GP da Espanha e fica a uma vitória de igualar Senna

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, não teve adversários que dificultassem sua 40ª vitória na Fórmula 1, na sétima etapa do campenato disputada neste domingo (4), o GP da Espanha, em Barcelona, o que o deixa ainda mais folgado na liderança da temporada, com 170 pontos e cinco vitórias. Agora ele está a uma vitória de igualar a marca de Ayrton Senna (1960-1994), que ao longo de sua carrira contabilizou 41 triunfos.

Foi um dia especial para Verstappen, que conseguiu o chamado Grand Chelem, nomenclatura dada ao piloto que larga na pole, faz a melhor volta da prova, lidera todas as voltas e vencer a corrida.

Depois de estrear o novo modelo da Mercedes em Mônaco, um circuito onde não se poderia concluir muitas coisas, a dupla conseguiu provar que as mudanças foram benéficas, e Hamilton e Russell subiram ao pódio ao lado de Verstappen, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Pérez se recuperou após largar da 11ª posição para terminar em quarto. Carlos Sainz, que partiu da primeira fila, em segundo, não teve ritmo suficiente para brigar pelo pódio e ficou em quinto, com a Ferrari. Lance Stroll levou a Aston Martin ao sexto lugar.

Fernando Alonso, que pagou um alto preço por ter danificado o assoalho de sua Aston Martin no sábado, desta vez ficou longe do pódio, em sétimo. Os carros da Alpine se garantiram entre os dez primeiros, com Ocon em oitavo e Gasly em décimo. Entre eles, Zhou, com a Alfa Romeo, em nono.

PRÓXIMA ETAPA

Em duas semanas, no dia 18 de junho, o circo da Fórmula 1 estará do outro lado do Atlântico para a oitava etapa do Mundial, o GP do Canadá, em Montreal. No ano passado no circuito Gilles Villeneuve, a pole foi de Verstappen, com 1min21s299. Ele mesmo foi o vencedor da prova, seguido por Sainz e Hamilton. Clicque aqui e veja como foi o GP do Canadá de 2022.  

CAMPEONATO

Verstappen somou mais 25 pontos pela vitória e um pela volta mais rápida da prova, e agora contabiliza 170, comandando a tabela, com Sergio Pérez em segundo, com 117 pontos. Alonso segue em terceiro, com 99 pontos. Depois, os dois pilotos da Mercedes: Hamilton é o quarto com 87 e Russel está em quinto, com 65. Carlos Sainz fecha o top-6, com 58.

 

LARGADA

Mesmo partindo de pneus duros, diferente de Sainz ao seu lado na primeira fila, que começou de macios, Max conseguiu boa tração para manter-se na primeira colocação, evitando qualquer manobra do espanhol. Enquanto isso, Stroll subiu de sexto para terceiro e Norris tocou em Hamilton e teve sua asa dianteira quebrada, o que o obrigou a se encaminhar aos boxes da McLaren, caindo para o último lugar. 

Porém, não demorou para Hamilton encostar em Stroll e ganhar a terceira posição do canadense.

Na 10ª volta as posições eram as seguintes: Verstappen, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell e Alonso.

PRIMEIRAS TROCAS DE PNEUS

A partir da 15ª volta começaram as paradas para troca de pneus. Do pelotão da frente, Sainz foi o primeiro a fazer sua troca, justamente quando via a aproximação de Hamilton, que apresentava um bom ritmo, a ponto de estar fazendo algumas voltas melhores que o líder Verstappen, que tinha oito segundos de vantagem para o heptacampeão.

Pelo rádio, Russell dizia que seus pneus estavm bons, estava fazendo voltas melhores e sinalizava para a possibilidade de uma única troca. A Mercedes, em segundo com Hamilton e em terceiro com Russell, de fato mostrava progresso após as grandes mudanças no 14.

Certamente alertado pelo bom ritmo de Hamilton, Verstappen apertou um pouco o ritmo e sua vantagem passou de oito para dez segundos para o segundo colocado.

Hamilton fez sua parada na 25ª volta e Verstappen na 27ª. 

POSIÇÕES APÓS AS PARADAS

Depois que todo o pelotão dianteiro fez suas trocas de pneus, as posições eram as seguintes: Verstappen, Hamilton, Sainz, Russell, Sroll e Ocon. Mas vale lembrar que Hamilton voltou atrás de Sainz mas superou o espanhol na volta 29. Russell também tomou a posição de Sainz e subiu para terceiro.

Na 40ª volta as posições eram as seguintes: Verstappen, Hamilton, Russell, Sainz, Pérez e Alonso. 

Mas Alonso precisou fazer mais uma parada na volta 45, caindo para o décimo lugar. Russell, na volta seguinte, também fez mais uma troca de pneus, a exemplo de Pérez.

Na 56ª volta, restando dez para o final, as posições eram as seguintes: Verstappen, Hamilton, Russell, Pérez, Sainz e Stroll.

Na volta 62, Verstappen fez a volta mais rápida, que até então era de Pérez, para garantir o ponto de bonificação. Sem ser ameaçado, Max recebeu a bandeira quadirculada com 24 segundos de vantagem para Hamilton, o segundo colocado. Russell completou o pódio. 

CALENDÁRIO COMPLETO DO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 EM 2023

ETAPAS JÁ REALIZADAS

05/03/2023 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min29s708 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Pérez e Alonso.

19/03/2023 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez  (Red Bull), em 1min28s265 - Vitória de Sergio Pérez, seguido por Verstappen e Alonso.

02/04/2023 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min16s732 - Vitória de  Max Verstappen, seguido de Hamilton e Alonso.

30/04/2023 - GP do Azerbaijão - Baku - Pole de Charles Leclerc (Ferraril), em 1min40s203 - Vitória de Sergio Pérez na Sprint  e também na corrida principal.

07/05/2023 – GP de Miami – Miami – Pole de Sergio Pérez (Red Bull), em 1min26s841 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Pérez e Alonso. 

28/05/2023 – GP de Mônaco – Monte Carlo –  Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min11s365 - Vitória de Max Verstappen, seguido por Alonso e Ocon.

04/06/2023 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Max Verstappen (Red Bull), em 1min12s272 - Vitória de Verstappen, seguido por Hamilton e Russell.

PRÓXIMAS ETAPAS

18/06/2023 – GP do Canadá – Montreal –
02/07/2023 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg –
09/07/2023 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone –
23/07/2023 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste –
30/07/2023 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps –
27/08/2023 – GP da Holanda – Zandvoort –
03/09/2023 – GP da Itália – Monza –
17/09/2023 – GP de Singapura – Marina Bay –
24/09/2023 – GP do Japão – Suzuka –
08/10/2023 - GP do Catar - Lusail -
22/10/2023 – GP dos EUA – COTA / Austin –
29/10/2023 – GP da Cidade do México – Cidade do México –
05/11/2023– GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
18/11/2023 - GP de Las Vegas - Las Vegas/EUA -
26/11/2023 - GP de Abu Dhabi - Yas Marina -


  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

*************************************

"Lance Livre", do jornalista Rivelino Teixeira, completa 26 anos

O programa “Lance Livre”, apresentado pelo jornalista Rivelino Teixeira em diversas plataformas, comemora na próxima terça-feira (6) 26 anos de história. A atração, que hoje é exibida toda segunda-feira à noite pelo Facebook e Youtube, foi ao ar pela primeira vez em 1997.

Nesses 26 anos de história, o “Lance Livre” já recebeu grandes nomes do esporte, como Luiz Felipe Scolari, Craque Neto, Oscar Schmidt e tantos outros.

NÚMEROS EXPRESSIVOS:

O “Lance Livre” é um dos programas que mais valorizam a história do esporte, tendo sido apresentado mais de 2.000 vezes e com mais de 7.000 convidados.

"Nestes meus 35 anos de estrada, o programa é como se fosse um filho. E poder valorizar histórias é muito legal", destaca Rivelino Teixeira.

 

 *************************************

Os treinadores brasileiros mentem quando dizem que há mais paciência com estrangeiros. Por: @lucas_creis

Desde o sucesso de Jorge Sampaoli no santos e Jorge Jesus no Flamengo, em 2019, virou rotina técnicos brasileiros afirmarem que nosso futebol tem mais paciência com estrangeiros.

Renato Gaúcho é quem encabeça esse movimento. Vira e mexe dá um jeito de tocar no assunto e dá a entender que gringos são “protegidos” pela imprensa, enquanto os brasileiros são subvalorizados.

É quase um tom de cobrança por parte dos técnicos “nacionais”!

“Queria ver se fosse um treinador estrangeiro, até um português, que estivesse aqui no Grêmio. Estariam fazendo uma estátua para ele. Para mim, parece normal. Queria ver se fosse um gringo. Eu gosto deles, tem espaço para todo mundo. Vejo uns endeusando. Não estou me valorizando. Sou pago para buscar resultados ao Grêmio”, ironizou Renato em entrevista coletiva recentemente.

Bom, mas se eles querem cobrar, que cobrem ao menos as pessoas certas.

Afinal, não é verdade que os estrangeiros são protegidos. Os treinadores brasileiros mentem quando dizem que há mais paciência com os gringos.

E são muitos os exemplos que comprovam isso.

Paulo Bento, muitos antes de ser “moda” ter estrangeiros no Brasil, ficou 17 jogos no Cruzeiro em 2014.

Jesualdo Ferreira ficou sete meses no comando do Santos em 2020 e comandou a equipe em apenas 15 jogos. Foi massacrado pela imprensa e torcida por não conseguir dar o mínimo de padrão da equipe.

Ainda no Santos, Ariel Holan começou tão mal sua trajetória no Peixe em 2021 e sofreu tamanha pressão que pediu para sair com menos de dois meses. E em 2022 Fabián Bustos caiu na Vila depois de 28 partidas.

Domenec Torrent (26 jogos) e Paulo Sousa (32 jogos) foram massacrados no Flamengo e foram demitidos após pouco tempo de trabalho.

No Botafogo, Ramón Díaz foi demitido antes de estrear em 2020, já que havia passado por cirurgia dias antes de assumir o clube.

O venezuelano Dudamel durou dois meses no comando do Atlético-MG. Por falar no Galo, Turco Mohamed ficou no comando da equipe mineiro por seis meses.

E António Oliveira não foi bancado nos seus trabalhos por Cuiabá, Athletico-PR e Coritiba. Muito pelo contrário.

Já Ricardo Sá Pinto teve algum privilégio no Vasco por seus estrangeiro?

Acontece que os técnicos brasileiros pegam as exceções para confirmar sua tese inverídica. Abel Ferreira não é o técnico mais longevo do Brasil hoje por ser estrangeiro, e sim porque tem resultados (mais do que isso, conseguiu resultados no curto prazo!)

Lembram que no primeiro semestre de 2021 o próprio Abel foi alvo de muitas críticas e de uma enorme pressão depois do vexame no Mundial de Clubes e das derrotas na Recopa Sul-Americana e na Supercopa do Brasil.

Jorge Jesus foi pressionado quando perdeu o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores de 2019 para o Emelec. Sampaoli apanhou muito no Santos sempre o time foi goleado no mesmo ano. Assim como Coudet tem sido muito cobrado no Atlético.

Um exemplo dado por Renato Gaúcho foi o de Luís Castro que, segundo ele, se fosse brasileiro, teria sido demitido do Botafogo há muito tempo. Quando na verdade, Castro foi bancado no Fogão porque o clube carioca tem um dono convicto de que o português é o nome ideal para tocar seu projeto esportivo.

Dizer que os estrangeiros duram mais tempo no futebol brasileiro pelo simples fato de ter outra nacionalidade é raso e não condiz com a realidade.

A nossa cultura futebolística massacra treinadores. Não importa de onde eles vêm. Só ficam os que conseguem resultados rápidos. Ou aqueles que, como Luís Castro, encontram um dono de clube convicto.  

Está claro que a “choradeira” de Renato e seus colegas não reflete a realidade. Mas serve para mascaras muitos problemas em seus trabalhos.

 

*************************************

 

Achados & Perdidos: Veja dez gols de Jorge Mendonça, que hoje completaria 69 anos

O carioca Jorge Mendonça, meia-direita de enorme categoria com passagem brilhante pela Sociedade Esportiva Palmeiras completaria 69 anos nesta terça-feira (6). Infelizmente ele nos deixou precocemente, aos 51 anos de idade, vítima de infarto, após vários anos de sofrimento lutando contra o alcoolismo, que o levou a inúmeros problemas de saúde.

Em forma de homenagem, buscamos um vídeo elaborado pelo canal "Top 10 do Palmeiras" no YouTube com dez belos gols que ele marcou envergando a camisa 8 do Alviverde de Parque Antártica, clube que defendeu entre 1976 e 1979, por onde conquistou o título do Campeonato Paulista de 76 ao lado de Ademir da Guia, Emerson Leão e Nei, entre outros, no time comandado pelo recém-aposentado Dudu, que havia sido o camisa 5 do time por vários anos.

De acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, Jorge Pinto Mendonça atuou em 217 jogos pelo time esmeraldino, com 113 vitórias, 62 empates e 42 derrotas, tendo marcado 102 gols.

Após começar sua carreira pelo Bangu, Jorge Mendonça ainda defendeu o Náutico antes de chegar ao Palmeiras. Depois, uma curta passagem pelo Vasco para em seguida se juntar ao bom time do Guarani, onde permaneceu entre 1980 e 1982. Ainda jogou na rival de Campinas, a Ponte Preta e Cruzeiro, entre outros, para encerrar sua carreira no Paulista de Jundiaí, em 1990.

Esteve presente na Copa do Mundoa de 1978, na Argentina, na campanha em que o time canarinho terminou em terceiro lugar.

ABAIXO, DEZ GOLS DE JORGE MENDONÇA PELO PALMEIRAS 

 

*************************************

Preparador físico Moraci Sant´Anna é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira

Moraci Sant´Anna, um dos principais preparadores físicos do futebol brasileiro, é o convidado desta terça-feira (6), a partir das 19h, da live comandada por Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

Atualmente com 71 anos, trabalhando como executivo de futebol da Inter de Limeira desde 3 de outubro de 2022, Moraci Vasconcelos Santa´ Anna acumula 54 títulos em sua vitoriosa carreira, com passagens por Al-Ahli (Emirados Árabes Unidos), São Paulo, Valencia, Fenerbahçe (Tuquia), Fluminense, Guarani, Internacional, Corinthians, Athlético Paranaense e Olympiacos (Grécial).

Foi preparador físico da Seleção Brasileira nas copas de 1982, 1986, 1994 e 2006 e também esteve com duas outras seleções, em 1990 na equipe dos Emirados Árabes e em 1998 com a Arábia Saudita. 

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 15h (clique aqui para acessar).
 
 
*************************************
Presidente que trouxe Seedorf ao Botafogo, Maurício Assumpção morre aos 60 anos
 

Mauricio Assumpção Souza Júnior, presidente do Botafogo entre os anos de 2009 e 2014, morreu na manhã desta terça-feira (6), aos 60 anos, no Rio de Janeiro. Assumpção travava uma longa luta contra um câncer no sistema linfático. 

Abaixo, leia o perfil de Assumpção publicado na seção “Que Fim Levou?”, em texto assinado por Marcos Júnior Micheletti:

Sua ligação com o Botafogo começou justamente como dentista, atendendo jogadores das divisões de base, passando a diretor de esportes de praia até tornar-se presidente do clube, reeleito em 2011 com mandato até o final de 2014.

Com uma gestão referendada pela maioria dos botafoguenses, Assumpção investiu no marketing do clube, trazendo o holandês Seedorf e tornando o Engenhão rentável aos cofres do Alvinegro.

Presidente do clube na conquista da Taça Guanabara do Botafogo diante do Vasco, em 10 de março de 2013 e da Taça Rio (segundo turno do Carioca), em 5 de maio do mesmo ano, Mauricio Assumpção comemorou antes da hora o título de Campeão Carioca de 2013, uma vez que, o time da Estrela Solitária com uma belíssima campanha, eliminou uma eventual final.

 

*************************************

Saudade: Fernandão, ídolo colorado, morria há nove anos

Hoje, 7 de junho de 2023, completam-se nove anos da morte de Fernandão, ex-atacante do Sport club Internacinal, ídolo da torcida colorada que marcou 77 gols pelo clube do Beira-Rio em 190 jogos disputados.

Fernandão morreu em um acidente de helicóptero na madrugada do dia 7 de junho de 2014, em Goiás, aos 36 anos idade. A queda da aeronave aconteceu em uma fazenda goiana, no município de Aruanã, e vitimou mais quatro pessoas: o piloto e três amigos de Fernandão. O corpo do ex-jogador foi sepultado no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.

Natural de Goiânia, onde nasceu em 18 de março de 1978, Fernando Lúcio da Costa começou sua carreira lá mesmo em seu estado, pelo Goiás, clube pelo qual se destacou e chamou a atenção do mercado europeu, onde atuou em dois clubes franceses: o Olympique de Marselle e o Toulosse, para em seguida retornar ao Brasil e se estabelecer como grande nome da hitória do Inter, onde atuou entre 2004 e 2008, conquistando, entre outros, dois títulos estaduais (2005 e 2008), a Libertadores (2006) e o Mundial de Clubes (2006).

Ainda passou pelo Al-Gharafa (Catar), voltou a atuar pelo Goiás e encerrou sua carreira pelo São Paulo em 2011.

Chegou a treinar o Internacional em 2012, após a saída de Paulo Roberto Falcão.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A HISTÓRIA DE FERNANDÃO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU"

ABAIXO, VÍDEO EXIBIDO NO PROGRAMA JOGO ABERTO (BAND-SP) SOBRE A MORTE E A TRAJETÓRIA DE FERNANDÃO

 

 

*************************************

Precisando da vitória, Corinthians encara o Independiente Del Valle pela Libertadores; as formações

Terceiro colocado do Grupo E com quatro pontos, o Corinthians volta a campo na noite desta quarta-feira (7) pela quinta rodada da Libertadores da América para enfrentar a equipe equatoriana do Independiente del Valle, a partir das 19h em Quito, no Estádio Banco Guayaquil.

O Alvinegro enfrentou o Del Valle pela segunda rodada do torneio e acabou sofrendo revés em casa por 2 a 1. time equatoriano, no entanto, vem de derrota fora para os uruguaios do Liverpool por 2 a 1, mas ainda assim é o vice-líder da chave com seis pontos. O Argentinos Juniors está em primeiro lugar com oito.

O Corinthians, depois de duas boas atuações, vitória contra o Fluminense por 2 a 0 pelo Brasileiro e outra pelo mesmo placar frente ao Atlético Mineiro, esta pela Copa do Brasil, com passagem para as quartas de final após vencer nos pênaltis, acabou perdendo no último sábado (3) para o América por 2 a 0 em Belo Horizonte, pelo Brasileiro.

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

Independiente del Valle: Pinargote; Carbajal, Schunke, García Basso; Matías Fernández, Pellerano, Alcívar, Ortiz, Cortez; Hoyos e Lautaro Díaz. Técnico: Martín Anselmi.

Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo; Fagner, Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto e Matheus Bidu; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

 

*************************************

Achados & Perdidos: Bellini, saudoso capitão do Brasil em 58, nascia há 93 anos

Hoje, 7 de junho de 2023, Bellini, capitão da seleção basileira na Copa de 1958, completaria 93 anos. Infelizmente ele nos deixou aos 83 anos, em 20 de março de 2014, vítima de ncefalopatia traumática crônica. 

Inicialmente ele foi diagnosticado como portador de Mal de Alzheimer. Depois de sua morte, a partir de um exame realizado em seu cérebro, foi constatado que ele sofria da doença conhecida como "Síndrome do Pugilista", tendo como provável causa as inúmeras cabeçadas que o ex-zagueiro realizou durante sua carreira.

Hideraldo Luis Bellini, natural da cidade paulista de Itapira, onde nasceu em 07 de junho de 1930, disputou três Copas do Mundo: 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1966 (Inglaterra).

Jogou pelo Vasco de 1952 a 1963, pelo São Paulo de 1963 a 1968 e pelo Atlético Paranaense em 1968, quando encerrou sua brilhante carreira.

LEVANTANDO A TAÇA

Bellini foi o primeiro atleta a levantar uma taça após conquista de título, gesto que tornou-se comum a partir da Copa de 1958, na Suécia.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE BELLINI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

*************************************

Fiori Gigliotti, o `Locutor da Torcida Brasileira´ morria há 17 anos

Fiori, paulista de Barra Bonita, onde nasceu em 27 de setembro de 1928, marcou época pela Rádio Bandeirantes, onde trabalhou por 38 anos, mas também esteve nas rádios Record, Tupi e Capital, todas em AM.

No dia de sua morte, 8 de junho de 2006, Milton Neves, fã incondicional de Fiori, escreveu um belo texto em sua homenagem, que segue abaixo, na íntegra:

Morre Fiori Gigliotti, o locutor da torcida brasileira. O rádio esportivo e o futebol choram como nunca.

O rádio esportivo e o futebol nunca choraram tanto. Vitima de falência múltipla dos órgãos, morreu Fiori Gigliotti, aos 77 anos, no Hospital Samaritano em São Paulo. Exatamente aos 40 minutos da quinta-feira, 8 de junho de 2006, morria o Pelé do rádio. Não resistindo à duas operações de próstata e intestino, desaparece assim o mais emblemático dos locutores esportivos do rádio do mundo "Agora não adianta chorar?, "Tenta passar e não passa", "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", "É fogo" e "Lá vai o moço desta ou daquela cidade" são alguns dos múltiplos bordões que o Mestre Fiori Gigliotti consagrou no rádio, principalmente na Bandeirantes-AM. E ele foi também o pioneiro em se homenagear a cidade onde nasceu tal jogador e todo membro do "Scratch do Rádio? que ele comandou por anos e anos. Também em razão disso tornou-se o recordista em títulos de cidadão que recebeu em todas as partes do país. Foram 162 comendas.

Morreu Fiori Gigliotti e assim ele se junta a outros nomes célebres do rádio e do jornalismo esportivo como Edson Leite, Geraldo José de Almeida, Geraldo Bretas, João Saldanha, Mário Moraes, Milton Peruzzi, Ely Coimbra, Peirão de Castro, Marco Antonio Mattos, Pedro Luiz, Mauro Pinheiro, Roberto Silva, Darcy Reis, Luiz Augusto Maltoni, Carlos Aymar, Oduvaldo Cozzi, Waldir Amaral, Jorge Cury, Ary Barroso, Jorge de Souza, Ávila Machado, Aroldo Chiorino e tanta gente boa.

E como é o destino. João Saldanha morreu em Roma em meio à Copa de 90. Pedro Luiz, em São Paulo, na semana final da Copa de 98. Mauro Pinheiro, também em São Paulo, às portas da Copa de 82 na Espanha. E, agora, faltando um dia para começar a Copa de 2006 na Alemanha, morre o ícone Fiori Gigliotti, um locutor de nome diferente, voz diferente e caráter diferenciado. A morte em sua mão de ausência a tudo perdoa e apaga, mas desta feita morreu um homem sem pecados. Fiori Gigliotti subiu e está morando no céu, mas ficará por todo o sempre incrustado no carinho, no coração e na memória do nosso Cantinho da Saudade.

Entre as frases e expressões mais conhecidas da Fiori Gigliotti estão:

"Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo..." "O tempo passa..." "Tenta passar, mas não passa!" "Crepúsculo do Jogo" "Agüenta coração!" "Uma Beleeeeza de Gol!" "Um beijo no seu coração".

ABAIXO, EM VÍDEO, MILTON NEVES SENDO HOMENAGEAO POR FIORI GIGLIOTTI DURANTE O "DEBATE BOLA", NA REDE RECORD, EM 2004

 

*************************************

Saudade: Há cinco anos morria Maria Esther Bueno, maior nome do tênis brasileiro

Principal nome do tênis brasileiro em todos os tempos (incluindo mulheres e homens), Maria Esther Bueno morreu há exatos cinco anos, após travar uma longa luta contra um câncer, que se originou no lábio e depois atingiu vários órgãos. Ela estava com 78 anos.

Estherzinha, como era carinhosamente chamada, venceu 19 torneios do chamado Grand Slam, que abrange o Aberto da Austrália (Melbourne), Roland-Garros (Paris), Wimblendon (Londres) e US Open (Nova Iorque), contabilizando triunfos individualmente e em duplas.

Reverenciada em Wimblendon, torneio que venceu em três oportunidades (1959, 1960 e 1964), também ganhou por quatro vezes o US Open (1959, 1963, 1964 e 1966). Isso, sempre em simples, além das conquistas que obteve em duplas, contabilizando impressionantes outras quatro conquistas em Wimblendon (1958, 1960, 1963, 1965 e 1966). 

Liderou o ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) por oito anos, entre 1959 e 1966.

HOMENAGEM

Em 2011, Maria Esther Bueno recebeu o anel do Internacional Tennis Hall of Fame, entidade que reúne os maiores ídolos que ja praticaram o tênis.

 
*************************************
Saudade: Há cinco anos morria Mococa, ex-volante do Palmeiras
 

Há exatos cinco anos, em decorrência de atropelamento que sofreu na Rodovia SP-340 Sul, morreu o ex-volante Mococa, que marcou época no Palmeiras. Ele estava com 60 anos.

Gilmar Justino Dias, nome de registro do ex-jogador, ganhou o apelido justamente por ter nascido na cidade paulista de Mococa, em 10 de março de 1958. Ele morava com sua mãe em sua terra natal.

Uma das grandes atuações de sua carreira foi na histórica vitória do Palmeiras sobre o Flamengo por 4 a 1, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro de 1979. Outro grande momento, também em 1979, foi na derrota para o Inter por 3 a 2 no Morumbi. Alguns dias antes, o jornal O Estado de S. Paulo questionou: "Mococa ou Falcão", em matéria veiculada na seção de esportes.

Também jogou pelo Bangu, Santos e Rio Branco de Americana (SP).

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MOCOCA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

*************************************

Caminho seguido por Messi: Craques que se aposentaram jogando nos Estados Unidos

A Major League Soccer, principal liga de futebol nos Estados Unidos, cresce a cada ano e nos últimos tempos vem tentando mudar o perfil de jogadores contratados. Durante muito tempo, o futebol nos EUA foi visto como um lugar para que craques consagrados, já em final de carreira, vivessem seus últimos momentos como profissionais antes de se aposentar.

Depois de um longo "namoro"com o futebol norte-americano, Lionel Messi foi anunciado como novo jogador do Inter Miami, time de David Beckham, que inclusive jogou na Major League Soccer defendendo o Los Angeles Galaxy,  vai desfilar seu talento pelos gramados da Terra do Tio Sam.

Ao longo da história, foram muitos os exemplos de jogadores que migraram para a Amércia e coonseguiram jogar em bom nível atee se aposentar atuando na MLS.

RELEMBRE SETE CRAQUES QUE SE APOSENTARAM RECENTEMENTE JOGANDO NOS ESTADOS UNIDOS:

Frank Lampard (New York City)

Com uma bela história no Chelsea, Lampard se aposentou em 2017 após defender o New York City FC por uma temporada no clube norte-americano.

 Foto: Facebook/Reprodução

Kaká (Orlando City

Melhor jogador do mundo em 2007 jogando pelo Milan, Kaká defendeu o Orlando City por três temporadas.

 Foto: Instagram/Reprodução

Steven Gerrard (Los Angeles Galaxy)

Ídolo do Liverpool, onde jogou desde a infância, Gerrard deixou o clube inglês para defender o Los Angeles Galaxy em 2015. Um ano depois, o ex-meia anunciou sua aposentadoria.

Foto: Uol

 

Andrea Pirlo (New York City)

Com passagem por Inter, Milan e Juventus, Pirlo foi mais um nome contratado pelo New York City FC no início da história do clube norte-americano. O italiano chegou aos EUA em 2015 e se aposentou em 2017.

 Foto: Facebook/Reprodução

Thierry Henry (New York Red Bulls)

O atacante francês chegou ao new York Red Bull em 2010, chegou a voltar ao Arsenal, clube onde foi ídolo por empréstimo, antes de se aposentar no clube dos Estados Unidos em 2014.

Foto: e-Band

 

Lothar Matthäus (MetroStars, atual New York Red Bulls)

Jogador histórico da Alemanha e capitão na conquista de seu país no título de 1990, Mattaus se aposentou defendendo o MetroStars (clube que viria a se transformar no New York Red Bulls) em 2000.

Foto: Reprodução/In My Ear

 

Bastian Schweinsteiger (Chicago Fire)

Mais uma estrela da Alemanha escolheu os Estados Unidos para viver seus últimos momentos como profissional. Depois de deixar o Bayern de Munique e passar pelo Manchester United, Schweinsteiger defendeu o Chicago Fire entre 2017 e 2019.

Foto: Facebook/Reprodução



*************************************

Saudade: Há três anos morria Ronaldo Drummond, herói do Verdão e algoz do Timão

Há exatamente três anos, vítima de uma hemorragia gástrica, morria o mineiro Ronaldo Drummondex-centroavante que entrou para a história do futebol paulista como herói do Palmeiras e algoz do Corinthians ao marcar o único gol da decisão do Paulista de 1974. Ele estava com 73 anos.

Ronaldo também tinha um título histórico pelo Clube Atlético Mineiro, o Brasileiro de 1971, primeiro campeonato nacional com esta nomenclatura. Na sequência, mais dois títulos brasileiros, ambos pelo Palmeiras, o bicampeonato de 1973/74.

Teve uma breve passagem pelo Santos em 1975 e entre 1976 e 1978 atuou pelo Cruzeiro, onde encerrou sua carreira e, comprovando sua "estrela", também conquistou títulos pela Raposa: a Libertadores de 1976 e o Mineiro de 1977.

Ronaldo era casado e deixou três filhas: Marcela, Fabiana e Renata.

OUÇA, NO PLAYER ABAIXO, A ENTREVISTA DE RONALDO DRUMMON DA MILTON NEVES NO "DOMINGO ESTPORTIVO BANDEIRANTES" DE 18 DE NOVEMBRO DE 2018

 

*************************************

Divulgada a programação da 24ª edição da Copa Brasil de Kart, que já contabiliza 275 inscrições

Com 275 inscrições já confirmadas, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) divulgou a programação da 24ª edição da Copa Brasil de Kart, competição marcada para acontecer no próximo mês, entre os dias 19 e 29 de julho no Kartódromo Internacional Beto Carrero, localizado no município catarinense de Penha.

Porém, em razão das inscrições seguirem abertas, esta programação é provisória, pois nas categorias em que o número de inscritos ultrapasse 36 pilotos, limite máximo de competidores permitido na pista ao mesmo tempo. Neste caso, a categoria deverá ser dividida em grupos. Clique aqui e veja a programação divulgada pela CBA. 

O recorde de inscritos da Copa Brasil de Kart data de 2019, ocasião em que 290 competidores participaram do certame.

Esta edição de 2023 será dividida em dois grupos, com o total de 23 títulos em disputa. Nos primeiros dias, a programação será dedicada aos briefings, credenciamento e sorteios.

O Grupo 1, que inclui as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, OK Júnior, OK FIA, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Super Sênior Master / 60+, Super F4 e KZ, terá seus primeiros treinos livres no dia 20 de julho, com as tomadas no dia 21. As classificatórias acontecerão no dia 22 de julho e as Finais no dia 23.

Já o Grupo 2, com as disputas da F4 Júnior, F4 Graduado, Mini 2T, Júnior, Graduado, Novato, Sênior Am, Sênior Pro, Super Sênior e Super Sênior Master / 60+, iniciará os treinos livres no dia 26 de julho, com as tomadas no dia 27. No dia 28, acontecerão as classificatórias e as Finais serão realizadas no dia 29 de julho.

Para informações sobre as inscrições, ainda abertas, clique aqui. 

Com informações da fgcom

  

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

*************************************

 

 

 

Últimas do seu time