Johan Cruyff, Rensenbrink, Rijkaard e Marco Van Basten estão entre eles

Johan Cruyff, Rensenbrink, Rijkaard e Marco Van Basten estão entre eles

Nesta semana buscamos em nosso quase infindável acervo da seção "Que Fim Levou?" imagens de "Antes & Depois" de jogadores que brilharam com a linda camisa laranja da Holanda.

Alguns deles, inclusive, estiveram na famigerada "Laranja Mecânica" da Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha, quando a equipe comandada pelo lendário Rinus Michels chegou ao vice-campeonato, perdendo a decisão para os anfitriões alemães.

A Holanda voltaria a ser vice-campeã na edição seguinte, na Copa do Mundo da Argentina, em 1978, mais uma vez sendo derrotada pela seleção anfitriã.

Um dos mais brilhantes jogadores de futebol de todos os tempos, Johan Cruyff (1947-2016) foi o grande nome da Holanda na Copa de 1974. O capitão do time laranja foi importantíssimo para levar sua equipe à final. Revelado pelo Ajax (Holanda), Cruyff sedimentou sua carreira na Espanha, pelo Barcelona, e pelo clube espanhol também teve muito sucesso como treinador, com quatro títulos do Campeonato Espanhol e um da Liga dos Campeões, entre outros.

Rob Rensenbrink (1947-2020) foi outro nome que brilhou pela Holanda na Copa de 1974, e ainda esteve na Copa de 1978, diferente de Cruyff, que não disputou o Mundial da Argentina. Sua carreira foi baseada no futebol holandês, tendo permanecido entre 1971 e 1980 no Anderlecht, clube pelo qual conquistou inúmeros títulos. Também teve uma curta passagem pelo futebol francês, no Toulose (1981 a 1982), onde encerrou sua carreira.

O volante Frank Rijkaard, hoje com 63 anos, também brilhou pela Seleção Holandesa. Atuou, além de Ajax e Milan, por Sporting (Portugal) e Real Zaragoza (Espanha), mas foi por Ajax e Milan que ele conquistou a maior parte de seus títulos, com destaque para três Liga dos Campeões, duas pelo clube holandês e duas pelo clube italiano. Também foi vencedor como treinador, no Barcelona, onde conquistou a Liga dos Campeões na temporada 2005-2006 e duas vezes do Campeonato Espanhol.

Marco Van Basten, que no próximo dia 31 de outubro completa 61 anos, jogou em apenas dois clubes além da Seleção Holandesa:o Ajax e o Milan. E, além da memorável conquista da Eurocopa de 1998 pela Holanda, Van Basten acumula uma robusta lista de títulos pelo Milan, como três títulos italianos, a Supercopa da Itália, a Liga dos Campeões por duas vezes e, também por duas vezes, a Copa Intercontinental.Após deixar os gramados, Van Basten trabalhou como treinador, exclusivamente em seu país, incluindo o cargo de auxiliar-técnico da seleção holandesa entre 2015 e 2016.

Trazendo estes inesquecíveis jogadores em imagens de momentos distintos, procuramos manter viva a memória do esporte.

VEJA, NO VÍDEO ABAIXO, COM SELEÇÃO DE MARCOS MICHELETTI E EDIÇÃO DE KENNEDY ANDRÉS, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

Últimas do seu time