Wilsinho

Ex-jogador do Bragantino, Portuguesa e Internacional

Wilson Aparecido Acedo, mais conhecido como Wilsinho, é um ex-jogador de futebol, ex-vereador de Bragança Paulista-SP e em 2014 seguia aposentado como Oficial do Cartório de Registros de Imóveis de Bragança.

Wilsinho é o segundo filho de quatro homens e uma mulher de João Acedo Garcia e de Emilia Bartoline Acedo, sendo que dois de seus irmãos, Carlão e Jovadir, foram atletas em equipes amadoras de Bragança Paulista; Já o caçula Edison Acedo, mais conhecido como Manguinha, foi Campeão Brasileiro em 1978 pelo Guarani Futebol Clube.

Wilsinho é casado há 44 anos com Anna Maria Cerqueira Acedo, é pai de Luciano Cerqueira Acedo, Adriana Cerqueira Acedo e Marcel Cerqueira Acedo (este é ex-atleta profissional, foi da categoria de base do São Paulo e seguiu carreira na Europa; Avô de Sarah, Caio, Mariah e Julia.

Wilsinho nasceu no dia 01 de janeiro de 1942 em Bragança Paulista-SP. Aos oito anos de idade iniciou sua carreira em um clube amador de sua cidade natal, o Virtus. F.C, o time não existe mais.

Ainda na categoria infantil o ex-jogador se transferiu para a escolinha de futebol Legionário. E.C, time amador que chegou a ser profissional nos anos de 1957 e 1958.

Wilsinho disputou muitos campeonatos amadores na cidade de Bragança. Aos 17 anos defendeu o Bragantino no torneio de acesso da 2° Divisão da Federação Paulista de Futebol, foi quando atuou ao lado de jogadores como Fininho, Liminha e Waldemar Fiume, ambos do Palmeiras; Augusto do São Paulo Futebol Clube entre outros atletas. Neste torneio o Massa Bruta foi vice-campeão.

No Braga, Wilsinho foi campeão da 1° Divisão da Federação Paulista de Futebol, neste torneio foi vice-artilheiro. Em 1966 na Divisão Especial, enfrentou os grandes do estado, como Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo. O ex-jogador marcou 12 vezes e foi vice-artilheiro, mesmo com o Braga sendo rebaixado.

No ano seguinte o então presidente, Nabi Chedid, emprestou Wilsinho para a Portuguesa. Na Lusa ele disputou o torneio Robertão ao lado Felix, Zé Maria, Marinho Peres, Ulisses, Augusto, Lorico, Paes, Ratinho Leivinha, Basílio entre outros.

Wilsinho ficou apenas seis meses na Lusa e foi transferido para o Internacional, onde jogou ao lado de Gainete, Schenaider, Laurico, Scala, Pontes, Sadi, Elton, Dorinho, Bráulio, Claudiomiro, Sergio Galocha, Valdomiro, Escurinho, Carlito, Toninho Mineiro entre outros.

Em 1970 Wilsinho voltou para o Bragantino e ficou por mais quatro anos, pois entre 1975 e 1977 o clube não participou de campeonatos oficiais e foi rebaixado para a Terceira Divisão Paulista.

Já em 1976, o ex-jogador atuou novamente pelo Legionário Esporte Clube, na Segunda Divisão do Paulistão, ficou no clube por três anos. Wilsinho voltou ao Braga em 1979 pela última vez, ficou por dois anos e se aposentou como atleta profissional. O ex-atleta ainda é um dos maiores artilheiros do Massa Bruta.

Em 22 anos como atleta profissional, Wilsinho foi expulso apenas uma vez, de forma injusta segundo ele mesmo. O ex-jogador continuou atuando como atleta amador, e em 2014 seguia batendo uma bolinha pela categoria veteranos do Legionário Esporte Clube.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES