Ilzo Nery

Ex-lateral do São Paulo
Ilzo, o Ilzo Nery, lateral-direito do São Paulo em 1963 e 1964, morreu na noite de 13 de julho de 2025, aos 88 anos.
 
Ilzo, que nos últimos tempos sofria com problemas de saúde, residia em Campinas (SP)m, e estava aposentado.
 
Deixou quatro filhos e netos. Depois de deixar os gramados, Ilzon tornou-se treinador e observador, trabalhando como "olheiro", sobretudo revelando jovens na região de Campinas.

Em entrevista a Milton Neves, em 19 de fevereiro de 2012, disse que foi ele quem posicionou Careca como centroavante, além de ter trazido o goleiro Waldir Peres e o zaguero Juninho para a Ponte Preta.

Campeão pernambucano pelo Santa Cruz-PE em 1970, foi revelado no Rio de Janeiro e contratado pelo Guarani por indicação do técnico Gentil Cardoso em 1960, começou mesmo a aparecer no futebol no Brinco de Ouro da Princesa, da linda Campinas.

Ilzo defendeu também o Noroeste de Bauru, no interior de São Paulo. E no dia 22 de dezembro de 66, no Pacaembu, participou de partida extra entre Norusca e Guarani para se apurar o segundo rebaixado do Paulistão daquele ano. O Guarani venceu por 3 a 1 e o time de Bauru foi para a segunda divisão.

Mas seu melhor momento da carreira foi vivido mesmo no Tricolor do Morumbi, na tarde de 14 de agosto de 1963, no Pacaembu, quando o São Paulo goleou o Santos por 4 a 1, com o Peixe abandonando o campo no segundo tempo porque perdia de quatro e atuava só com nove jogadores depois que Armando Marques expulsou Pelé e Coutinho, ainda na primeira etapa.

Aí, na fase final, quando o São Paulo fez o quarto gol, Pepe, Aparecido e Dorval simularam contusão caracterizando o "cai-cai". Ou seja, o Santos fugiu de campo. Os quatro gols do São Paulo foram marcados por Faustino, Pagão, Benê e Sabino, todos já falecidos.
 
O gol do Santos foi de Pelé.

Com a camisa do São Paulo, Ilzo Nery fez 15 jogos, obtendo oito vitórias, dois empates e cinco derrotas (fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa).

Ilzo encerrou sua carreira e passou a trabalhar como técnico da equipes de base do Guarani e, mais tarde, da Ponte Preta. Ele chegou, inclusive, a dirigir o time profissional da Macaca.
 
ABAIXO, ENTREVISTA EXCLUSIVA DE ILZO NERY A MILTON NEVES PARA O "DOMINGO ESPORTIVO BANDEIRANTES" NO DIA 21 DE ABRIL DE 2019 

ver mais notícias

Pelo São Paulo:

Atuou em 15 jogos, sendo oito vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Fonte: Almanaque do São Paulo, deAlexandre da Costa.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES