Ilzo Nery

Ex-lateral do São Paulo
Ilzo, o Ilzo Nery, lateral-direito do São Paulo em 1963 e 1964, mora em Campinas (SP), tem quatro filhos, três netos, está aposentado, mas é técnico de futebol, podendo voltar à ativa a qualquer momento. Ele também segue como olheiro e revelador de craques na "Grande Campinas".

Em entrevista a Milton Neves, em 19 de fevereiro de 2012, disse que foi ele quem posicionou Careca como centroavante, além de ter trazido o goleiro Waldir Peres e o zaguero Juninho para a Ponte Preta.

Campeão pernambucano pelo Santa Cruz-PE em 1970, foi revelado no Rio de Janeiro e contratado pelo Guarani por indicação do técnico Gentil Cardoso em 1960, começou mesmo a aparecer no futebol no Brinco de Ouro da Princesa, da linda Campinas.

Ilzo defendeu também o Noroeste de Bauru, no interior de São Paulo. E no dia 22 de dezembro de 66, no Pacaembu, participou de partida extra entre Norusca e Guarani para se apurar o segundo rebaixado do Paulistão daquele ano. O Guarani venceu por 3 a 1 e o time de Bauru foi para a segunda divisão.

Mas seu melhor momento da carreira foi vivido mesmo no Tricolor do Morumbi, na tarde de 14 de agosto de 1963, no Pacaembu, quando o São Paulo goleou o Santos por 4 a 1, com o Peixe abandonando o campo no segundo tempo porque perdia de quatro e atuava só com nove jogadores depois que Armando Marques expulsou Pelé e Coutinho, ainda na primeira etapa.

Aí, na fase final, quando o São Paulo fez o quarto gol, Pepe, Aparecido e Dorval simularam contusão caracterizando o "cai-cai". Ou seja, o Santos fugiu de campo. Os quatro gols do São Paulo foram marcados por Faustino, Pagão, Benê e Sabino, todos já falecidos.
 
O gol do Santos foi de Pelé.

Com a camisa do São Paulo, Ilzo Nery fez 15 jogos, obtendo oito vitórias, dois empates e cinco derrotas (fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa).

Ilzo encerrou sua carreira e passou a trabalhar como técnico da equipes de base do Guarani e, mais tarde, da Ponte Preta. Ele chegou, inclusive, a dirigir o time profissional da Macaca.
 
No dia 21 de abril de 2019, dia da decisão do Campeonato Paulista, Ilzo Nery conversou com Milton Neves no Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira íntegra da entrevista:

ver mais notícias
ver mais Áudio

Pelo São Paulo:

Atuou em 15 jogos, sendo oito vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Fonte: Almanaque do São Paulo, deAlexandre da Costa.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES