Emissora retoma a parceria com a principal categoria do automobilismo mundial

Emissora retoma a parceria com a principal categoria do automobilismo mundial

Agora é oficial. 

Depois da Band ser a emissora oficial a transmitir a Fórmula 1 para o Brasil nas últimas quatro temporadas (2020 a 2024 e também no ano vigente, 2025), o Grupo Globo retoma os direitos sobre a principal categoria do automobilismo mundial.

O site oficial da Fórmula 1 divulgou nota acerca do acordo, válido para as três próximas temporadas: 2026, 2027 e 2028, com 15 etapas em canal aberto (Globo) e as demais no SporTV e também na plataforma digital, o GloboPlay.

Na nota, a F1 ressaltou a capacidade do Grupo Globo nesta retomada da parceria.

"A ampla capacidade de produção da Globo elevará ainda mais a experiência de visualização dos fãs, com uma equipe de produção local dedicada a fornecer cobertura de alto nível antes e depois das corridas, análises especializadas e as entrevistas mais recentes do mundo da Fórmula 1, para que os fãs nunca percam um momento. A parceria também permitirá que a Fórmula 1 seja totalmente integrada ao amplo portfólio de notícias e programação de entretenimento da Globo em diversos canais, marcando um grande avanço para a visibilidade do esporte no país", relatou a F1.

Depois do spoiler durante o evento de apresentação dos principais produtos ao mercado publicitário no ano passado, chamado de Upfront Globo, realizado no último dia 16 de outubro de 2024, tudo indicava que a emissora carioca já passaria a ser novamente a casa da F1 em 2025, mas a Band conseguiu uma sobrevida neste ano.

Será a volta da principal categoria do automobilismo mundial à emissora que por mais tempo a transmitiu de forma contínua, entre 1981 e 2020, sem contar os anos (na década de 70) em que formou parceria com a extinta TV Tupi, dividindo coberturas em etapas pontuais, como o GP do Brasil de 1972 (prova extraoficial, não válida pelo campeonato).

Diferente do que aconteceu até 2020, o Grupo Globo deve optar por um leque mais amplo para a cobertura, com etapas transmitidas pela Globo em conjunto com o SporTV, e também pelo Globoplay e GE.

A possibilidade para o locutor número 1 se direciona para Everaldo Marques, mas ele não deverá ser o únicoo a narrar as corridas: Luis Roberto é outro nome.

O time de comentaristas poderá ter o jornalista Rafael Lopes, especialista em automobilismo, há vários anos na casa e responsável pelo Blog Voando Baixo no globo.com, e o ex-piloto Luciano Burti, que já exerceu a mesma função anteriormente com a Fórmula 1, e neste hiato da categoria na emissora carioca vem trabalhando com outras competições do esporte a motor, como Stock Car, Porsche Cup e Copa Truck, pelo SporTV.

Everaldo Marques deve ser o titular das narrações. Foto: Instagram/Everaldo Marques

 

Rafael Lopes e Luciano Burti, os comentaristas. Fotos: Renata Coutinho (Rafael Lopes) e Marcos Júnior Micheletti (Luciano Burti) 

REPORTAGENS

Dois jornalistas experientes, baseados em dois continentes (América do Norte e Europa), devem formar o time de repórteres que estarão in loco nas 24 etapas previstas para 2025: Julia Guimarães (a partir de Madrid) e Guilherme Pereira (de Nova Iorque).

A emissora, no entanto, não definiu quantas (e quais) etapas caberá a cada um deles, mas tudo leva a crer que Guilherme Pereira será o responsável pelas etapas dos Estados Unidos (Miami, Austin e Las Vegas), do Canadá (Montreal) e do México (Cidade do Mèxico), enquanto Julia Guimarães fique com aquelas no âmbito da Europa, Ásia e Oceania, além do GP de São Paulo.

Julia Guimarães e Guilherme Pereira, com bases em Madri e Nova Iorque, respectivamente, são os mais cotados para formar o time de repórteres para as transmissões da Fórmula 1 no Grupo Globo. Fotos: Instagram  

Assim, como já se comentava nos bastidores, nenhum profissional da Band será aproveitado (ou reaproveitado) para a Globo a partir de 2026, situação bastante compreensível, já que vários do time da Band fizeram questão de, sobretudo nas primeiras transmissões, em 2020, "alfinetarem" a Globo, a ponto de não terem sequer contestado a fala grosseira de Nelson Piquet na primeira transmissão da temporada daquele ano.

Ele, como convidado especial na "pré-corrida" de abertura do campeonato, chamou a antiga detentora dos direitos de "Globo lixo", sem qualquer contestação por parte dos integrantes da Band que estavam presentes no debate, a maioria de ex-funcionários da emissora do Jardim Botânico.

BAND, SOMENTE ATÉ O FINAL DESTA TEMPORADA

Os baixos índices de audiência na Band nos GPs, raramente superando os 2,0 pontos, em conjunto aos problemas financeiros da emissora, impulsionados pelos altos investimentos com a chegada de Fausto Silva em uma empreitada onerosa e com retorno muito abaixo do esperado, explicam a "sinuca de bico" que a Band se meteu com a tentativa de, com a Fórmula 1, subir o patamar esportivo de seus canais (Band e BandSports).

De acordo com a puração do site "Grande Prêmio", no fim de semana do GP do Canadá de 2024, nona etapa daquela  temporada, entre os dias 24 e 26 de maio, sem receber a parcela do Grupo Bandeirantes, a Liberty Media impediu que os profissionais que lá estavam para a cobertura  em Montreal utilizassem o uniforme da Band e a canopla com identificação nos microfones, uma situação  vexatória para a emissora, que estava em débito com seus compromissos.

A expectativa da chegada do brasileiro Gabriel Bortoleto à F1, que neste ano compete pela equipe suíça Sauber (e em 2026 passará a ser Audi), animou a Band, que viveu seu melhor momento no GP da Áustria, quando o piloto de Osasco marcou seus primeiros pontos (foi o oitavo em Spielberg).

TEMPORADA DE 2026

A próxima temporada da Fórmula 1, que marcará o retorno do Grupo Globo às transmissões da categoria, tem 24 etapas programadas, a começar pelo GP da Austrália, no dia 6 de março. O GP de São Paulo, 21ª etapa do ano vindouro, está na agenda da FIA para o dia 8 de novembro, em Interlagos.

O ano de 2026 será de grandes mudanças no âmbito técnico da Fórmula 1, com carros mais leves e menores e novos motores. O grid passará a contar com 11 equipes, ao invés das dez atuais: a Cadillac, marca da GM, será a novidade. O time norte-americano ainda não definiu qual será sua dupla de pilotos.

  

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

 

 

 

Últimas do seu time