por Marcos Júnior Micheletti
Jorge Fernando Pinheiro de Jeus, ou simplesmente Jorge Jesus, português da cidade de Amadora, onde nasceu em 24 de julho de 1954, foi um bom meio campista, tendo atuado por diversos clubes portugueses, entre eles o Sporting (seu primeiro clube, em 1973), o Belenenses e o União de Leiria, e encerrou sua carreira nos gramados em 1989, pelo Almancilense.
É o atual treinador do Al-Hilal, clube da Arábia Saudita, anunciado em 1º de julho de 2023, onde ele já havia trabalhado entre agosto de 2018 e janeiro de 2019.
Jorge Jesus, que é filho de um ex-jogador português, o ex-atacante Virgolino Antonio de Jesus (1924 - 2017), é casado com Ivone de Jesus, e pai de três filhos: Jorge, Tânia e Mauro, sendo os dois primeiros do primeiro casamento e o último da união com Ivone.
Em 2019, capitaneando o Rubro-Negro, Jorge Jesus conquistou o Campeonato Brasileiro, a Libertadores da América e a Recopa Sul-Americana. Em 2020 levantou as taças do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara e a Supercopa do Brasil.
Retornou em julho de 2020 ao Benfica, clube para o qual se transferiu após uma passagem de sucesso pelo Flamengo, onde conquistou seis títulos no período em que esteve na Gávea, entre 2019 e 2020. Em 28 de dezembro de 2021, no entanto, o clube português decidiu pela saída do Mister.
Estafoi sua segunda passagem como treinador do Benfica, clube português pelo qual também ganhou vários campeonatos, entre eles a Primeira Liga, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Supertaça Cândido de Oliveira.
Voltou a trabalhar em 31 de maio de 2022, dia em que acertou contrato com o Fenerbahce, da Turquia, trabalhando até 11 de junho de 2023, quando pediu demissão.
Jorge Jesus também teve uma passagem pelo futebol árabe, no Al-Hilal, entre agosto de 2018 e janeiro de 2019, onde conquistou a Supertaça da Arábia Saudita em 2018, retornando ao clube em 1º de julho de 2023, dia em foi anunciado pelo clube árabe.
Mesa Redonda da TV Gazeta comemora 55 anos com participações de Milton Neves e Mauro Beting
Programa foi exibido ao vivo no último domingo. Foto: ReproduçãoSaudade: Johan Cruyff, o maior craque holandês morria há nove anos
O meia-atacante brilhou na 'Laranja Mecânica'. Foto: My earMarcelo Teixeira e Neymar/pai dividem o Santos. Por Wladimir Miranda
Saudade: Há nove anos morria Gaúcho, o centroavante que defendeu dois pênaltis contra o Flamengo
Achados & Perdidos: Higuita, ex-goleiro colombiano, estrelando um hilário comercial
Parabéns, Jayme de Almeida! Campeão como jogador e treinador do Fla comemora 72 anos!
Achados & Perdidos: Salomão Ésper participando do último capítulo da novela 'O Profeta', da TV Tupi
O 'Papinha da Vila', João Paulo, participa da live de Marcos Falopa nesta segunda-feira
Certames regionais: no Rio, em Minas e no RS, deu a lógica. Paulistão tem Corinthians com a mão na taça
Achados & Perdidos: Milton Neves na inauguração da Clínica São Marcos em 2011
Marcos Falopa faz evento de lançamento do seu livro 'O Jeito Brasileiro de Jogar Futebol' na cidade de Jaú
Olhos no retrovisor: José Carlos Pace morria em acidente aéreo há 48 anos