por Marcos Júnior Micheletti
Jorge Fernando Pinheiro de Jeus, ou simplesmente Jorge Jesus, português da cidade de Amadora, onde nasceu em 24 de julho de 1954, foi um bom meio campista, tendo atuado por diversos clubes portugueses, entre eles o Sporting (seu primeiro clube, em 1973), o Belenenses e o União de Leiria, e encerrou sua carreira nos gramados em 1989, pelo Almancilense.
É o atual treinador do Al-Hilal, clube da Arábia Saudita, anunciado em 1º de julho de 2023, onde ele já havia trabalhado entre agosto de 2018 e janeiro de 2019.
Jorge Jesus, que é filho de um ex-jogador português, o ex-atacante Virgolino Antonio de Jesus (1924 - 2017), é casado com Ivone de Jesus, e pai de três filhos: Jorge, Tânia e Mauro, sendo os dois primeiros do primeiro casamento e o último da união com Ivone.
Em 2019, capitaneando o Rubro-Negro, Jorge Jesus conquistou o Campeonato Brasileiro, a Libertadores da América e a Recopa Sul-Americana. Em 2020 levantou as taças do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara e a Supercopa do Brasil.
Retornou em julho de 2020 ao Benfica, clube para o qual se transferiu após uma passagem de sucesso pelo Flamengo, onde conquistou seis títulos no período em que esteve na Gávea, entre 2019 e 2020. Em 28 de dezembro de 2021, no entanto, o clube português decidiu pela saída do Mister.
Estafoi sua segunda passagem como treinador do Benfica, clube português pelo qual também ganhou vários campeonatos, entre eles a Primeira Liga, a Taça de Portugal, a Taça da Liga e a Supertaça Cândido de Oliveira.
Voltou a trabalhar em 31 de maio de 2022, dia em que acertou contrato com o Fenerbahce, da Turquia, trabalhando até 11 de junho de 2023, quando pediu demissão.
Jorge Jesus também teve uma passagem pelo futebol árabe, no Al-Hilal, entre agosto de 2018 e janeiro de 2019, onde conquistou a Supertaça da Arábia Saudita em 2018, retornando ao clube em 1º de julho de 2023, dia em foi anunciado pelo clube árabe.
Saudade: Há quatro anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Caçapava, ídolo do Inter, completaria 70 anos nesta quinta-feira
Saudade: Há três anos morria Dorval, ponta-direita da melhor linha de ataque do Santos
Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...
Achados & Perdidos: Veja muitos gols de Enéas, que nos deixava há 36 anos
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Teresinense
Saudade: Preparador físico da Seleção Brasileira na Copa de 70, Admildo Chirol morria há 26 anos
Saudade: Fran Augusti, brilhante jornalista, morria há sete anos
Achados & Perdidos: A goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Com golaço de cabeça, Corinthians venceu o Cruzeiro em seu último jogo pelo Brasileiro de 71