por Túlio Nassif
Raphael Aguiar Serafim Dias, o Cicinho, como também era chamado, nasceu no dia 12 de fevereiro de 1988, em Divino de São Lourenço, no Espírito Santo. Morreu no dia 24 de maio de 2017, vítima de câncer ósseo. Ele estava internado no Hospital Felício Rocho, região oeste de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde lutava para se curar da doença.
O ex-meio-campo, revelado pelo Atlético-MG em 2008, ganhou a chance se subir ao time profissional através das mãos do então técnico da base e ídolo do Galo, Marcelo Oliveira. Na época, Raphael tinha sido campeão com os juniores do Torneio de Gradisca, na Itália, do Torneio de Terborg, na Holanda e do Torneio de Ennepetal, na Alemanha, todos em 2008.
Com a camisa alvinegra, ele estreou contra o Palmeiras, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. Foi bem e conquistou seu espaço na equipe, repetindo em algumas partidas sua presença como titular. Chegou inclusive, a disputar um clássico contra o Cruzeiro. Foram 23 partidas e apenas um gol, este, com um enredo especial. É que o lance protagonizado por Raphael pôs fim ao jejum de 60 anos do Atlético-MG sem vitória sobre o Santos dentro da Vila Belmiro. O duelo terminou 3 a 2 para os mineiros.
Em 2009, foi emprestado ao Tombense-MG e depois ao Tupi-MG. Passou ainda por Macaé-RJ (em 2010), Democrata de Sete Lagoas-MG (em 2010), Guarani de Campinas (em 2011), Villa Nova-MG (de 2011 a 2012) e Valério-MG, seu último clube em 2013.
Infelizmente, em 2014, Raphael foi diagnosticado com um tumor no joelho esquerdo. Para tentar se curar, ele precisou enfrentar sessões de quimioterapia e colocar uma prótese no joelho. Após a retirada do tumor com a cirurgia em 2015, ele ficou impossibilitado de fazer esforços físicos, fato que o levou a colocar fim à carreira como atleta.
Atlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
Os comandados de Mano Menezes enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e InternacionalSaudade: Há um ano morria Tonhão, raçudo zagueiro, querido pela torcida do Palmeiras
Relembre de Diogo, saudoso goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores que marcaram época defendendo a Holanda
Saudade: Há três anos morria Waldemar Pires, presidente do Timão na Democracia Corintiana
Zé Carlos, dos 'Meninos da Vila' de 78, fala sobre fase do Santos e relembra rivalidade com o Timão: 'Calção preto era tabu'
F1: GP do México é mais uma oportunidade para Verstappen reduzir diferença para a dupla da McLaren
Achados & Perdidos: Milton Neves, Afonsinho e José Trajano no 'Canal 100' da TV Manchete
Palmeiras encara a LDU na altitude no jogo de ida das quartas de final da Libertadores; os times
Achados & Perdidos: Pelé, que faria 85 anos hoje, foi garoto-propaganda de café, vitamina, pilhas e até videogame
Filipe Luís valoriza vitória do Fla, mas evita euforia: 'Vantagem é simbólica'