José Carlos do Nascimento, mais conhecido como Zé Carlos, foi um vigoroso defensor que se destacou no Santos. Em 2014, atuava como Secretário Adjunto de Esportes de Pouso Alegre, Minas Gerais.
Natural da mineira Pouso Alegre, em 22 de março de 1958. Zé tem sua trajetória no futebol recheada de conquistas: em 1978, quatro temporadas depois da aposentadoria do Rei Pelé, Zé Carlos ajudou o Santos a chegar na decisão do Campeonato Paulista, diante do São Paulo, onde o Peixe conseguiu o título na prorrogação.
Zé Carlos ainda defendeu as cores de Náutico , Ferroviária-SP , São Bento , Juventus , Portuguesa Santista , São Jose, Ituano e atuou em Portugal, no Louletano, e no Japão, pelo Tokyo Gás.
Já aposentado, concluiu a faculdade de Educação Física em 1985 e tornou-se treinador. Na nova função, comandou o Tokyo Gás, Ituano, Sul Minas e Kajitsu FC. Em 17 anos no Japão, participou da formação de muitos jovens de talento, sendo que o craque nipônico Endo Yasuhito foi seu pupilo prodígio.
De volta a Pouso Alegre, o ex-jogador começou a trabalhar na Prefeitura da cidade e também toca um projeto de auxílio a jovens talentos de sua cidade natal, que sonham com a carreira de jogador profissional.
Saudade: Há quatro anos morria Douglas Porto, brilhante nome do rádio paulista
Antes de ser narrador ele foi sonoplasta. Foto: ReproduçãoMorreu Ramiro Valente, ex-zagueiro do Santos e Atlético de Madrid
Ele conquistou vários títulos pelo clube da Vila Belmiro. Foto: ReproduçãoOficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Saudade: Há 11 anos morria o corintianíssimo Dr. Osmar de Oliveira
Parabéns! Emerson Leão, ídolo de palmeirenses e corintianos, completa 76 anos
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção; 'Jogador com nome mais bonito do futebol', diz Milton Neves
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Leão defendeu três pênaltis contra o Corinthians
Achados & Perdidos: A última vez que Garrincha e Pelé jogaram juntos uma partida oficial pela Seleção Brasileira
Líder, Flamengo encara o São Paulo que reestreia Crespo na retomada do Campeonato Brasileiro; as equipes
Felipe Massa se reencontra com a Ferrari de 2008 no Festival de Goodwood
Saudade: Há um ano morria Tobias, ex-goleiro campeão paulista de 1977 pelo Corinthians