por Marcelo Rozenberg
Mário Juliatto, grande treinador brasileiro, nasceu em Valinhos, interior paulista, em 21 de maio de 1944, e morreu em 24 de janeiro de 2020, em sua cidade natal, em decorrência de um câncer. Ele estava com 75 anos.
Juliatto começou no futebol como zagueiro da Valinhense até se transferir para a Ponte Preta, onde se profissionalizou. No entanto, uma contusão no joelho abreviou sua carreira quando tinha apenas 22 anos.
Tornou-se, então, técnico, com trabalho inicial em sua cidade natal. Passou, em seguida, para a Ponte Preta, onde permaneceu entre 1969 e 1974 nas categorias de base.
Casado, Juliatto tem três filhos e uma neta. Em 2007, esperava contatos para voltar a atuar no banco de reservas. "Ou, quem sabe, em funções administrativas e gerenciais de um clube", segundo ele.
Juliatto treinou diversas equipes do futebol brasileiro e mundial. No São Paulo chegou em 1974 para trabalhar na base. Mas logo subiu para o profissional, sendo auxiliar de José Poy e, depois, de Rubens Minelli. Como treinador efetivo do Tricolor esteve no banco de reservas em 54 jogos com 21 vitórias, 20 empates e 13 derrotas, segundo o Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.
A lista de clubes que dirigiu é vasta e incluiu, além de passagens pelo futebol árabe e de Portugal, Coritiba, Náutico, Vitória, Portuguesa, Santa Cruz, Goiás, Fortaleza, Ceará, Maringá e Paraná.
Achados & Perdidos: Pelé e Garrincha juntos pela última vez em jogo oficial
A dupla nunca perdeu um jogo atuando em parceria. Foto: Arquivo da CBFAchados & Perdidos: O hilário dia em que o Dr. Osmar de Oliveira chamou Milton Neves de louco
Achados & Perdidos: O empate heroico do Corinthians com o Santos de Pelé no Paulistão de 71
Uma foto, uma história! Defensores desesperados no dia em que Pelé desmaiou em campo
Saudade: Há 52 anos morria Everaldo, lateral do Grêmio e titular do Brasil na Copa de 70
Achados & Perdidos: Milton Neves com o Divino Ademir da Guia em evento da APAS de 2015
Saudade: Há dois anos morria Prisco Palumbo, marcante nome do Futsal e treinador de futebol feminino
Professor Tony Affini fala de basquete na live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Saudade: Serginho, ex-zagueiro do São Caetano, morria há 22 anos
Achados & Perdidos: Uma entrevista de Milton Neves com Garrincha, que faria 93 anos
Palmeiras encara o Santos na Vila mirando 'dormir' na liderança mais uma vez; as equipes