por Túlio Nassif
Daniel Pollo Barion, mais conhecido como Daniel Paulista, nasceu no dia 5 de maio de 1982, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em 2025, comandou o Sport no Brasileirão, sendo demitido do clube da Ilha do Retiro no dia 28 de outubro.
Iniciou sua carreira no Comercial-SP, em 2002. As boas atuações o levaram a outros times, como o Santos em 2003 (onde se consagrou campeão Paulista e Brasileiro de 2004), Juventude em 2005, Sertãozinho-SP e São Caetano-SP em 2006. E foi no Azulão, que despontou de vez para o futebol, quando por indicação do técnico Emerson Leão, acertou sua transferência para o Corinthians em 2007.
No Timão teve uma passagem discreta e acabou endo negociado com o Náutico, onde se tornou capitão e líder do time de 2007, na qual evitou o rebaixamento do clube. No final da temporada, estava quase certo o seu retorno ao Parque São Jorge, mas Daniel preferiu o Sport Recife.
Sendo assim, no dia 2 de janeiro de 2008, Daniel se apresentou no time pernambucano e trouxe consigo boa sorte. Foi campeão da Copa do Brasil em junho do mesmo ano pelo Leão. Depois de quase nove meses, foi vendido para o Rapid Bucareste, da Romênia e começou a fazer muito sucesso. Em 2009, após alguns meses de salários atrasados, conseguiu seu passe diante a Fifa e voltou ao Sport assinando um contrato de três anos.
Em 2012, acertou com o Botafogo-SP. Posteriormente foi para o time que o revelou, o Comercial-SP. E em dezembro do mesmo ano, fechou com o Audax-SP. Após oito meses, em agosto de 2013, Daniel foi contratado pelo ABC de Natal a pedido do treinador Roberto Fernandes. Foi dispensado e encerrou sua carreira como jogador.
Movido pelo amor ao futebol, em julho de 2014, Daniel retornou ao Sport para ser estagiário de auxiliar técnico. Entretanto, com a saída de Eduardo Baptista para o Fluminense, passou a comandar interinamente a equipe até a chegada de Roberto Falcão.
Comandou o Confiança, de Sergipe, na temporada 2019, levando a equipe ao acesso para a Série-B do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Em 16 de feveireiro de 2020 foi anunciado como novo técnico do Sport Recife, assumindo o lugar deixado por Guto Ferreira. Permaneceu na Ilha do Retiro até 24 de agosto de 2020, quando foi demitido do clube após derrota por 1 a 0 para o São Paulo.
Daniel trabalhou também como técnico do Confiança, do Guarani, do CRB e do Remo.
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Tentando se afastar do Z-4, Santos recebe o desesperado Fortaleza; as formações
Buscando aproximação do G-7, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Itaquera; os times
Saudade: Há cinco anos morria Luiz Carlos Gertel, brilhante radialista brasileiro
Alan Jones, completando 79 anos, precisou superar um forte companheiro de equipe para ser campeão da F1
F1: Com números robustos no Brasil, mas em temporada apagada, Ferrari não vence em Interlagos desde 2017
F1: Jarier 'bateu na trave' para ganhar em Interlagos; Vitória 'caiu no colo' de Pace em 1975
Uma foto, uma história! O saudoso Oberdan Cattani ao lado do ex-presidente palmeirense Paulo Nobre
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 80 anos