por Túlio Nassif
Daniel Pollo Barion, mais conhecido como Daniel Paulista, nasceu no dia 5 de maio de 1982, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em 2025, comandou o Sport no Brasileirão, sendo demitido do clube da Ilha do Retiro no dia 28 de outubro.
Iniciou sua carreira no Comercial-SP, em 2002. As boas atuações o levaram a outros times, como o Santos em 2003 (onde se consagrou campeão Paulista e Brasileiro de 2004), Juventude em 2005, Sertãozinho-SP e São Caetano-SP em 2006. E foi no Azulão, que despontou de vez para o futebol, quando por indicação do técnico Emerson Leão, acertou sua transferência para o Corinthians em 2007.
No Timão teve uma passagem discreta e acabou endo negociado com o Náutico, onde se tornou capitão e líder do time de 2007, na qual evitou o rebaixamento do clube. No final da temporada, estava quase certo o seu retorno ao Parque São Jorge, mas Daniel preferiu o Sport Recife.
Sendo assim, no dia 2 de janeiro de 2008, Daniel se apresentou no time pernambucano e trouxe consigo boa sorte. Foi campeão da Copa do Brasil em junho do mesmo ano pelo Leão. Depois de quase nove meses, foi vendido para o Rapid Bucareste, da Romênia e começou a fazer muito sucesso. Em 2009, após alguns meses de salários atrasados, conseguiu seu passe diante a Fifa e voltou ao Sport assinando um contrato de três anos.
Em 2012, acertou com o Botafogo-SP. Posteriormente foi para o time que o revelou, o Comercial-SP. E em dezembro do mesmo ano, fechou com o Audax-SP. Após oito meses, em agosto de 2013, Daniel foi contratado pelo ABC de Natal a pedido do treinador Roberto Fernandes. Foi dispensado e encerrou sua carreira como jogador.
Movido pelo amor ao futebol, em julho de 2014, Daniel retornou ao Sport para ser estagiário de auxiliar técnico. Entretanto, com a saída de Eduardo Baptista para o Fluminense, passou a comandar interinamente a equipe até a chegada de Roberto Falcão.
Comandou o Confiança, de Sergipe, na temporada 2019, levando a equipe ao acesso para a Série-B do Campeonato Brasileiro do mesmo ano. Em 16 de feveireiro de 2020 foi anunciado como novo técnico do Sport Recife, assumindo o lugar deixado por Guto Ferreira. Permaneceu na Ilha do Retiro até 24 de agosto de 2020, quando foi demitido do clube após derrota por 1 a 0 para o São Paulo.
Daniel trabalhou também como técnico do Confiança, do Guarani, do CRB e do Remo.
Em live dedicada a Pelé, Lucas Neto é o convidado de Marcos Falopa nesta terça-feira
Saudade: Há um ano morria Tonhão, raçudo zagueiro, querido pela torcida do Palmeiras
Relembre de Diogo, saudoso goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores que marcaram época defendendo a Holanda
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Tricordiano
Saudade: Há três anos morria Waldemar Pires, presidente do Timão na Democracia Corintiana
Zé Carlos, dos 'Meninos da Vila' de 78, fala sobre fase do Santos e relembra rivalidade com o Timão: 'Calção preto era tabu'
Parabéns! Alcindo, revelado pelo Fla e ídolo no Japão, completa 58 anos!
F1: GP do México é mais uma oportunidade para Verstappen reduzir diferença para a dupla da McLaren
Achados & Perdidos: Milton Neves, Afonsinho e José Trajano no 'Canal 100' da TV Manchete