por Marcos Júnior Micheletti
Carioca de Niterói, onde nasceu no dia 12 de fevereiro de 1991, Martine Soffiatti Grael, a Martine Grael, tem em seu currículo duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (Rio/2016 e Tóquio/2020, esta disputada em 2021 por conta da pandemia de covid-19), ambas pela classe 49er FX, formando dupla com Kahena Kunze.
Martine é oriunda de uma família de velejadores, filha do bicampeão olímpico Torben Grael e sobrinha do duas vezes medalha de bronze Lars Grael.
Na adolescência foi bicampeã pela classe Optimist (em 2004 e 2006) e a partir de 2009 passou a contar com Kahena Kunze em sua embarcação, ano em que juntas conquistaram o Mundial Júnior pela classe 420.
Ao lado de Kahena, Martine teve uma grande temporada em 2014, com o título mundial em Santander, na Espanha, recebendo o Prêmio Brasil Olímpico de Atleta do Ano, pelo COI (Comitê Olímpico Brasileiro).
Em 2015, mais uma ótima performance para Martine Grael, medalha de ouro na Copa do Mundo da Federação internacional de Vela, disputada em Weymouth, na Inglaterra. Além dessa medalha, também conquistou a prata em Hyères (França), bronze em Miami (EUA), prata em Toronto (nos Jogos Pan-Americanos) e prata no Mundial, disputado em Buenos Aires.
Formando uma dupla afinada com Kahena Kunze, mais uma vez subiu ao degrau mais alto do pódio, em 2019, nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), pela clase 49er FX.
Poliglota, com fluência em italiano, inglês, francês e espanhol, a carioca Martine é graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Fluminense.
Feliz aniversário, Caniggia! 'Carrasco' argentino em vitória contra o Brasil, faz 59 anos
Atacante brilhou no futebol de seu país e também na Europa. Foto: DivulgaçãoSaudade: Otto Glória, treinador da Lusa no Paulista de 73, nascia há 108 anos
Com a faixa de campeão, no Pacaembu. Foto: Blog Tardes de PacaembuWaldir Peres, que completaria 75 anos, foi o herói em amistoso defendendo dois pênaltis de craque alemão
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
Cruzeiro, 105 anos! Veja os 'Antes & Depois' dos jogadores celestes que venceram a Libertadores de 76
Achados & Perdidos: Velório de Pelé, há tres anos, reuniu mais de 230 mil pessoas
Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta sexta com seis partidas
Saudade: Ícone do rádio brasileiro, Sangirardi nascia há 103 anos
Olhos no retrovisor: Schumacher, que completa 57 anos, estreou impressionando na F1
Achados & Perdidos: No último jogo que Pelé fez contra o Corinthians foi Rivellino que brilhou
Saudade: Há sete anos morria Dirceu Carvalho, ex-ponta do Palmeiras e Flamengo
Olhos no retrovisor: Testes de pneus em Jacarepaguá davam pistas para os favoritos de 1986