por Marcos Júnior Micheletti
Carioca de Niterói, onde nasceu no dia 12 de fevereiro de 1991, Martine Soffiatti Grael, a Martine Grael, tem em seu currículo duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (Rio/2016 e Tóquio/2020, esta disputada em 2021 por conta da pandemia de covid-19), ambas pela classe 49er FX, formando dupla com Kahena Kunze.
Martine é oriunda de uma família de velejadores, filha do bicampeão olímpico Torben Grael e sobrinha do duas vezes medalha de bronze Lars Grael.
Na adolescência foi bicampeã pela classe Optimist (em 2004 e 2006) e a partir de 2009 passou a contar com Kahena Kunze em sua embarcação, ano em que juntas conquistaram o Mundial Júnior pela classe 420.
Ao lado de Kahena, Martine teve uma grande temporada em 2014, com o título mundial em Santander, na Espanha, recebendo o Prêmio Brasil Olímpico de Atleta do Ano, pelo COI (Comitê Olímpico Brasileiro).
Em 2015, mais uma ótima performance para Martine Grael, medalha de ouro na Copa do Mundo da Federação internacional de Vela, disputada em Weymouth, na Inglaterra. Além dessa medalha, também conquistou a prata em Hyères (França), bronze em Miami (EUA), prata em Toronto (nos Jogos Pan-Americanos) e prata no Mundial, disputado em Buenos Aires.
Formando uma dupla afinada com Kahena Kunze, mais uma vez subiu ao degrau mais alto do pódio, em 2019, nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), pela clase 49er FX.
Poliglota, com fluência em italiano, inglês, francês e espanhol, a carioca Martine é graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Fluminense.
Feliz aniversário, Collovati! Ex-zagueiro foi titular da Itália na Copa de 82
O defensor, observado por Maradona. Foto: DivulgaçãoSaudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami
F1: Vertappen dá show e garante a pole para o GP de Miami. Bortoleto avança ao Q2 e parte em 13º
Saudade: Há dois anos morria Salomão, ex-volante do Náutico e Santos
F1: Piastri dribla Verstappen, ganha GP de Miami e segue na liderança do Mundial
Sem vencer há quatro rodadas, Vasco recebe o vice-líder Palmeiras; as escalações
Em duelo do Z-4, Grêmio recebe o Santos em Porto Alegre; as formações
F1: Após chegar à quarta vitória na temporada, Piastri amplia vantagem no Mundial; a classificação completa