por Marcos Júnior Micheletti
Carioca de Niterói, onde nasceu no dia 12 de fevereiro de 1991, Martine Soffiatti Grael, a Martine Grael, tem em seu currículo duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (Rio/2016 e Tóquio/2020, esta disputada em 2021 por conta da pandemia de covid-19), ambas pela classe 49er FX, formando dupla com Kahena Kunze.
Martine é oriunda de uma família de velejadores, filha do bicampeão olímpico Torben Grael e sobrinha do duas vezes medalha de bronze Lars Grael.
Na adolescência foi bicampeã pela classe Optimist (em 2004 e 2006) e a partir de 2009 passou a contar com Kahena Kunze em sua embarcação, ano em que juntas conquistaram o Mundial Júnior pela classe 420.
Ao lado de Kahena, Martine teve uma grande temporada em 2014, com o título mundial em Santander, na Espanha, recebendo o Prêmio Brasil Olímpico de Atleta do Ano, pelo COI (Comitê Olímpico Brasileiro).
Em 2015, mais uma ótima performance para Martine Grael, medalha de ouro na Copa do Mundo da Federação internacional de Vela, disputada em Weymouth, na Inglaterra. Além dessa medalha, também conquistou a prata em Hyères (França), bronze em Miami (EUA), prata em Toronto (nos Jogos Pan-Americanos) e prata no Mundial, disputado em Buenos Aires.
Formando uma dupla afinada com Kahena Kunze, mais uma vez subiu ao degrau mais alto do pódio, em 2019, nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru), pela clase 49er FX.
Poliglota, com fluência em italiano, inglês, francês e espanhol, a carioca Martine é graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Fluminense.
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores que brilharam pelo América-RJ
Alex, Luisinho, Edu Coimbra e Álvaro estão entre elesOlhos no retrovisor: Há 76 anos, em Silverstone, o primeiro GP de Fórmula 1
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians joga por vaga nas oitavas da Copa do Brasil
Oséas, 55 anos! Ex-artilheiro do Verdão ainda é lembrado por inusitado gol contra
Olhos no Retrovisor: Alguns dos carros mais esquisitos nos 76 anos da F1
Sem China e sem Índia, essa Copa não será a maior da história! Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: Há 66 anos, no Maracanã, o dia em que vaias foram substituídas por aplausos a Julinho Botelho
Saudade: Roberto Batata, ex-ponta do Cruzeiro, morria há 50 anos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de atletas brasileiras medalhistas olímpicas
Saudade: Há dois anos morria Washington Rodrigues, o 'Apolinho', radialista que treinou o Fla
Achados & Perdidos: Encontros de Milton Neves e Ronaldo Fenômeno