Torben Grael

Maior atleta olímpico do Brasil
por Marcus Vinicius Dias Magalhães

Nascido no dia 22 de julho de 1960, o iatista Torben Schmidt Grael, mundialmente conhecido como Torben Grael, é o velejador com maior número de medalhas olímpicas no mundo e o maior esportista olímpico brasileiro de todos os tempos. O paulista, criado em Niterói, no Rio, conquistou cinco medalhas em olimpíadas, sendo duas de ouro, além de cinco títulos mundiais.

Descendente de dinamarqueses, Torben Grael foi levado para velejar a partir dos cinco anos de idade, pelo avô no barco Aileen, da extinta classe 6m, que foi o barco usado por três velejadores dinamarqueses, na conquista da prata nos Jogos Olímpicos de Verão de 1912, em Estocolmo.

Quando foi morar, ainda pequeno, em Niterói, Ele começou a velejar na baía da Guanabara com seu irmão, Lars Grael, também medalhista olímpico.

Logo cedo, demonstrou talento e vontade de seguir a saga da família materna, os Schmidt, oriundos da Dinamarca, cujo patriarca Preben foi um dos pioneiros da vela brasileira. Incentivado pelo pai, um militar do Exército, e principalmente pela mãe, Torben e seu irmão mais novo, Lars, seguiram os passos dos tios maternos Axel e Erik, primeiros grandes campeões de vela.

Em 1983, em dupla, conquistaram seu primeiro campeonato mundial, na classe Snipe, no Porto, em Portugal. Isso seria apenas o começo que o levou ao mais alto do desporto mundial.

Foram mais de 30 títulos brasileiros em diversas classes e  tipos de barcos a vela: 6 títulos mundiais, 5 medalhas olímpicas, uma final de America?s Cup, a regata mais antiga e prestigiada da Vela mundial, e a consagradora vitória na regata de volta ao mundo em 2009.

Em outubro de 2007, Torben anunciou que não competiria nos jogos de Pequim, dedicando-se apenas à vela oceânica.

Grael é considerado o velejador mais completo de todo o globo, já que brilhou nos três principais tipos de competição de vela: a olímpica, a oceânica e em match race, uma competição entre apenas duas velas.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES