Marcelo Faria Fernandes, mais conhecido como Marcelo Fernandes, é um ex-zagueiro que chegou a trabalhar como treinador do Santos Futebol Clube, assumindo interinamente após a demissão de Diego Aguire.
Em seguida acabou sendo efetivado, mas entrou negativamente para a história do clube praiano pelo rebaixamento para a Série B ao término do Campeonato Brasileiro de 2024, com a equipe finalizando a competição na 17ª posição.
Atualmente está sem clube, após ser demitido pelo Santos em 03 de janeiro de 2025, onde trabalhava como auxiliar técnico.
Marcelo nasceu no dia 20 de abril de 1971 em Santos-SP. O ex-atleta de ótimo porte físico começou sua carreira de zagueiro na Portuguesa Santista.
Marcelo se destacou a chamou a atenção do Santos em 1991, o zagueiro ficou na Vila Belmiro durante 5 anos.
Depois do Peixe, Marcelo passou por Rio Branco-SP, Remo-PA, Botafogo-SP, Portuguesa Santista-SP, América-RN, Atlético-MG, Rio Branco-ES, América-RN, Criciúma-SC, Joinville-SC, Náutico-PE, Portuguesa-SP e encerrou a carreira no ABC-RN, em 2003.
Após encerrar a carreira, Marcelo foi um dos organizadores do Showbol do Santos, tanto como jogador e posteriormente como técnico.
Em 2011 o ex-zagueiro passou a fazer parte da comissão técnica do time profissional do Santos. Em março de 2015 o então técnico do Peixe, Enderson Moreira, foi demitido e Marcelo ficou em seu lugar interinamente.
Após vencer dois jogos consecutivamente, contra Botafogo de Ribeirão Preto-SP e o clássico contra o Palmeiras, no dia 13 de março Marcelo foi efetivado como técnico oficial do Santos.
Em 3 de maio de 2015 conquistou o título paulista comandando o Santos. A equipe venceu o Palmeiras na Vila Belmiro por 2 a 1 no tempo regulamentar e por 4 a 2 na decisão por pênaltis.
Em julho de 2015, após seguidos resultados ruins pelo Campeonato Brasileiro, Marcelo voltou a ser auxiliar técnico do Santos.
Marcelo deixou o Santos no dia 21 de setembro de 2016, após um suposto desentendimento com o técnico Dorival Junior. Marcelo voltou ao Santos para trabalhar como auxiliar-técnico em 5 de junho de 2017, após a saída de Dorival Júnior do clube.
Ele foi contratado pela Portuguesa Santista no dia 21 de fevereiro de 2017, para atuar como treinador, mas ficou pouco tempo. Em março de 2019 passou a trabalhar como auxiliar-técnico da equipe sub-23 do Corinthians.
Em 27 de julho de 2022, foi desligado da comissão técnica permanente do Santos, onde estava trabalhando desde outubro de 2020, retornando como auxiliar técnico do mesmo Santos e sendo efetivado em 2023.
Santos x Corinthians na Vila mostra força de Sampaoli perante diretoria
Técnico do Santos em treino no CT Rei Pelé. Foto: Ivan Storti/Santos FC/Via UOLSaudade: Há dois anos o mundo perdia Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos
Olhos no Retrovisor: Michael Schumacher sofria grave acidente em estação de esqui há 11 anos
Dois anos sem o Rei. Os muitos encontros entre Pelé e Milton Neves
Saudade: Há um ano morria Gil de Ferran, bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
Achados & Perdidos: Pelé tinha apenas 21 anos quando fez seu gol 500
Coleção de carros de Bernie Ecclestone, que está à venda, reúne diversos modelos da Brabham
Achados & Perdidos: Há dois anos o Grêmio anunciava a contratação do uruguaio Luis Suárez
Saudade: Há seis anos morria Sucar, pivô da 'Geração de Ouro' do basquete brasileiro
Saudade: Gordon Banks, lendário goleiro inglês, completaria 87 anos
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Andreense