Marcelo Faria Fernandes, mais conhecido como Marcelo Fernandes, ex-zagueiro, atualmente é o treinador da Ponte Preta, anunciado pelo clube campineiro em 12 de agosto de 2025.
Imediatamente antes ele havia trabalhado justamente no grande rival, o Guarani, entre 1º de maio de 2025 e 26 de julho de 2025.
Antes do Bugre, Marcelo Fernandes foi treinador do Santos Futebol Clube, assumindo interinamente após a demissão de Diego Aguire, em 15 de setembro de 2023.
Em seguida acabou sendo efetivado, mas entrou negativamente para a história do clube praiano pelo rebaixamento para a Série B ao término do Campeonato Brasileiro de 2024, com a equipe finalizando a competição na 17ª posição.
Foi demitido do Santos Futebol Clube em 3 de janeiro de 2025, onde trabalhava como auxiliar técnico.
HISTÓRICO
Marcelo nasceu no dia 20 de abril de 1971 em Santos-SP. O ex-atleta de ótimo porte físico começou sua carreira de zagueiro na Portuguesa Santista.
Marcelo se destacou e chamou a atenção do Santos em 1991, o zagueiro ficou na Vila Belmiro durante 5 anos.
Depois do Peixe, Marcelo passou por Rio Branco-SP, Remo-PA, Botafogo-SP, Portuguesa Santista-SP, América-RN, Atlético-MG, Rio Branco-ES, América-RN, Criciúma-SC, Joinville-SC, Náutico-PE, Portuguesa-SP e encerrou a carreira no ABC-RN, em 2003.
Após encerrar a carreira, Marcelo foi um dos organizadores do Showbol do Santos, tanto como jogador e posteriormente como técnico.
Em 2011 o ex-zagueiro passou a fazer parte da comissão técnica do time profissional do Santos. Em março de 2015 o então técnico do Peixe, Enderson Moreira, foi demitido e Marcelo ficou em seu lugar interinamente.
Após vencer dois jogos consecutivamente, contra Botafogo de Ribeirão Preto-SP e o clássico contra o Palmeiras, no dia 13 de março Marcelo foi efetivado como técnico oficial do Santos.
Em 3 de maio de 2015 conquistou o título paulista comandando o Santos. A equipe venceu o Palmeiras na Vila Belmiro por 2 a 1 no tempo regulamentar e por 4 a 2 na decisão por pênaltis.
Em julho de 2015, após seguidos resultados ruins pelo Campeonato Brasileiro, Marcelo voltou a ser auxiliar técnico do Santos.
Marcelo deixou o Santos no dia 21 de setembro de 2016, após um suposto desentendimento com o técnico Dorival Junior. Marcelo voltou ao Santos para trabalhar como auxiliar-técnico em 5 de junho de 2017, após a saída de Dorival Júnior do clube.
Ele foi contratado pela Portuguesa Santista no dia 21 de fevereiro de 2017, para atuar como treinador, mas ficou pouco tempo. Em março de 2019 passou a trabalhar como auxiliar-técnico da equipe sub-23 do Corinthians.
Em 27 de julho de 2022, foi desligado da comissão técnica permanente do Santos, onde estava trabalhando desde outubro de 2020, retornando como auxiliar técnico do mesmo Santos e sendo efetivado em 2023.
Santos x Corinthians na Vila mostra força de Sampaoli perante diretoria
Técnico do Santos em treino no CT Rei Pelé. Foto: Ivan Storti/Santos FC/Via UOLAchados & Perdidos: Milton Neves no Japão acompanhou derrota do Santos para o Barcelona no Mundial de Clubes
Achados & Perdidos:Propagandas marcantes na voz de Ferreira Martins
Olhos no retrovisor: James Hunt em seu 'Dia de Fúria' agredindo um fiscal durante um GP de Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Atlético Mineiro perdia para o Raja Casablanca e era eliminado do Mundial de Clubes
Morre a jornalista Hilda Costa, voz que marcou época na Rádio Jovem Pan
Olhos no retrovisor: Alain Prost esteve muito próximo de ser piloto da Ligier
Achados & Perdidos: Há 25 anos, na decisão da Mercosul, a espetacular virada do Vasco sobre o Palmeiras
Treinador multicampeão: O saudoso Rubens Minelli nascia há 97 anos
Achados & Perdidos: Há 54 anos o Galo conquistava seu primeiro Brasileirão
Achados & Perdidos: Três jogos marcantes entre Corinthians e Vasco, que decidem a Copa do Brasil no domingo