Nascido em Caraguatatuba-SP em 20 de agosto de 1960, Cardim iniciou a sua carreira nas categorias de base do Santos quando tinha 15 anos. No Peixe, no entanto, não teve muitas oportunidades de atuar como titular. O meia chegou a ser boa opção no banco de reservas do Peixe quando era comandado pelos técnicos Chico Formiga e Castilho (saudoso goleiro).
Em 1978, Cardim era o jogador mais novo do elenco santista que venceu o Paulistão daquela temporada. Aquela equipe, que foi a primeira a ser conhecida como “Meninos da Vila”, contava ainda com Juary, Pita, João Paulo, Ailton Lira, Nilton Batata, Clodoaldo, entre outros.
Em 1981, foi emprestado ao XV de Jaú e terminou o Campeonato Paulista daquele ano sendo considerado a revelação da competição. Voltou ao Peixe em 1982, novamente sem muitas oportunidades, e depois teve passagens pelo Internacional de Limeira, pela Ferroviária-SP, pelo Operário-MS, pelo Vitória e Pelo Santa Cruz.
No Santinha, já no final da década de 80, atuou ao lado de jogadores como Ataíde (volante), Henágio (meia que também defendeu o Flamengo), Gersinho (ponta-direita ex-companheiro de Santos), o goleiro Birigui, entre outros.
Em 1994, aos 34 anos, Cardim decidiu encerrar a sua carreira para ficar perto de sua família. O ex-meia é casado desde 1984 com Paula Cristina, com que teve dois filhos, Michelle e Bernardo.
Cardim participou do Domingo Esportivo no dia 21 de fevereiro de 2016. Confira a entrevista no player abaixo:
Saudade: Histórico meia do Santos, Araken Patusca nos deixava há 36 anos
Ele esteve na Seleção Brasileira na Copa de 1930. Foto: Reprodução/ASSOPHISAchados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol morria há 22 anos
Saudoso atacante marcou época no Tricolor Paulista. Foto: ReproduçãoSaudade: Há quatro anos morria Joãozinho, que brilhou por Vasco e América
Saudade! 'Curinga' do Santos, Lima completaria 84 anos
Campeão em potencial, Gilles Villeneuve completaria 76 anos neste domingo
Muito além dos resultados: os bastidores explosivos do Real Madrid. Por Ricardo Setyon
Uma foto, uma história! Craques da bola e do microfone na TV Cultura de São Paulo
Saudade: 43 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Parabéns, Jenson Button! Relembre a maior conquista do aniversariante que completa 46 anos
Após revés feio em Bragança, Corinthians recebe o São Paulo; as equipes
Há um ano morria Léo Batista, marcante voz do microfone brasileiro
Copa Africana de Nações será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz