Nascido em Caraguatatuba-SP em 20 de agosto de 1960, Cardim iniciou a sua carreira nas categorias de base do Santos quando tinha 15 anos. No Peixe, no entanto, não teve muitas oportunidades de atuar como titular. O meia chegou a ser boa opção no banco de reservas do Peixe quando era comandado pelos técnicos Chico Formiga e Castilho (saudoso goleiro).
Em 1978, Cardim era o jogador mais novo do elenco santista que venceu o Paulistão daquela temporada. Aquela equipe, que foi a primeira a ser conhecida como “Meninos da Vila”, contava ainda com Juary, Pita, João Paulo, Ailton Lira, Nilton Batata, Clodoaldo, entre outros.
Em 1981, foi emprestado ao XV de Jaú e terminou o Campeonato Paulista daquele ano sendo considerado a revelação da competição. Voltou ao Peixe em 1982, novamente sem muitas oportunidades, e depois teve passagens pelo Internacional de Limeira, pela Ferroviária-SP, pelo Operário-MS, pelo Vitória e Pelo Santa Cruz.
No Santinha, já no final da década de 80, atuou ao lado de jogadores como Ataíde (volante), Henágio (meia que também defendeu o Flamengo), Gersinho (ponta-direita ex-companheiro de Santos), o goleiro Birigui, entre outros.
Em 1994, aos 34 anos, Cardim decidiu encerrar a sua carreira para ficar perto de sua família. O ex-meia é casado desde 1984 com Paula Cristina, com que teve dois filhos, Michelle e Bernardo.
Cardim participou do Domingo Esportivo no dia 21 de fevereiro de 2016. Confira a entrevista no player abaixo:
Achados & Perdidos: O heroico empate do Corinthians com o Santos de Pelé no Paulistão de 1971
Rivellino e Pelé, as principais estrelas do clássico. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
Olhos no retrovisor: Lotus fez aposta ousada após o título de 78 e se deu mal com carro revolucionário
Saudade: Dalmo, autor do gol no Mundial de 63 do Santos, completaria 93 anos
F1: Verstappen vence GP dos EUA e segue tirando diferença para as McLaren
Na 'cola' do Palmeiras, Flamengo recebe o time paulista neste domingo no Maracanã; os times
Olhos no retrovisor: O tricampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1, há 34 anos
Sem vencer há três rodadas no Brasileiro, São Paulo encara o Mirassol, sensação do campeonato; as equipes
Em live dedicada a Pelé, Lucas Neto é o convidado de Marcos Falopa nesta terça-feira
Parabéns, Jair Picerni! Ex-lateral e treinador completa 81 anos!
Relembre de Diogo, saudoso goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos