Nascido em Caraguatatuba-SP em 20 de agosto de 1960, Cardim iniciou a sua carreira nas categorias de base do Santos quando tinha 15 anos. No Peixe, no entanto, não teve muitas oportunidades de atuar como titular. O meia chegou a ser boa opção no banco de reservas do Peixe quando era comandado pelos técnicos Chico Formiga e Castilho (saudoso goleiro).
Em 1978, Cardim era o jogador mais novo do elenco santista que venceu o Paulistão daquela temporada. Aquela equipe, que foi a primeira a ser conhecida como “Meninos da Vila”, contava ainda com Juary, Pita, João Paulo, Ailton Lira, Nilton Batata, Clodoaldo, entre outros.
Em 1981, foi emprestado ao XV de Jaú e terminou o Campeonato Paulista daquele ano sendo considerado a revelação da competição. Voltou ao Peixe em 1982, novamente sem muitas oportunidades, e depois teve passagens pelo Internacional de Limeira, pela Ferroviária-SP, pelo Operário-MS, pelo Vitória e Pelo Santa Cruz.
No Santinha, já no final da década de 80, atuou ao lado de jogadores como Ataíde (volante), Henágio (meia que também defendeu o Flamengo), Gersinho (ponta-direita ex-companheiro de Santos), o goleiro Birigui, entre outros.
Em 1994, aos 34 anos, Cardim decidiu encerrar a sua carreira para ficar perto de sua família. O ex-meia é casado desde 1984 com Paula Cristina, com que teve dois filhos, Michelle e Bernardo.
Cardim participou do Domingo Esportivo no dia 21 de fevereiro de 2016. Confira a entrevista no player abaixo:
Uma foto, uma história! Encontro de Leão e Rodolfo Rodrigues no 'Clássico da Saudade'
Os goleiros durante encontro pelo Paulistão de 1984. Foto: ReproduçãoEm vídeo, 'Antes & Depois' de goleiros que marcaram época na meta do Santos Futebol Clube
Uma foto, uma história! O saudoso Oberdan Cattani ao lado de Paulo Nobre, ex-presidente do Palmeiras
Achados & Perdidos: Relembre como foram as outras eliminações do Brasil após o penta em 2002
Achados & Perdidos: 44 anos do Terceiro Tempo, marca maior do pós-jogo do rádio e da TV
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há sete anos
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e assegurava o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Achados & Perdidos: Há 51 anos a histórica goleada da Lusa sobre o Timão
Achados & Perdidos: Uma viagem de Milton Neves ao Japão para acompanhar o Santos
A última flor no campo de um Alecrim dourado. Por Leandro Paulo Bernardo
Nunca o mundo torceu tanto contra a Seleção dos EUA! Por Ricardo Setyon