Nascido em Caraguatatuba-SP em 20 de agosto de 1960, Cardim iniciou a sua carreira nas categorias de base do Santos quando tinha 15 anos. No Peixe, no entanto, não teve muitas oportunidades de atuar como titular. O meia chegou a ser boa opção no banco de reservas do Peixe quando era comandado pelos técnicos Chico Formiga e Castilho (saudoso goleiro).
Em 1978, Cardim era o jogador mais novo do elenco santista que venceu o Paulistão daquela temporada. Aquela equipe, que foi a primeira a ser conhecida como “Meninos da Vila”, contava ainda com Juary, Pita, João Paulo, Ailton Lira, Nilton Batata, Clodoaldo, entre outros.
Em 1981, foi emprestado ao XV de Jaú e terminou o Campeonato Paulista daquele ano sendo considerado a revelação da competição. Voltou ao Peixe em 1982, novamente sem muitas oportunidades, e depois teve passagens pelo Internacional de Limeira, pela Ferroviária-SP, pelo Operário-MS, pelo Vitória e Pelo Santa Cruz.
No Santinha, já no final da década de 80, atuou ao lado de jogadores como Ataíde (volante), Henágio (meia que também defendeu o Flamengo), Gersinho (ponta-direita ex-companheiro de Santos), o goleiro Birigui, entre outros.
Em 1994, aos 34 anos, Cardim decidiu encerrar a sua carreira para ficar perto de sua família. O ex-meia é casado desde 1984 com Paula Cristina, com que teve dois filhos, Michelle e Bernardo.
Cardim participou do Domingo Esportivo no dia 21 de fevereiro de 2016. Confira a entrevista no player abaixo:
'Não há porque anular', reclama Bustos após empate do Santos com o Ceará
Treinador não gostou do gol impugnado na Arena Barureri. Foto: Divulgação/Santos'Ganhar do América seria uma injustiça', avalia Luís Castro, técnico do Botafogo
Equipe carioca buscou empate no final. Foto: DivulgaçãoSúmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019