por Rafael Serra
Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, o Lisca Doido, nasceu em Porto Alegre-RS no dia 11 de agosto de 1972. É o atual treinador do Sport Recife.
Treinador de futebol com passagens por Internacional, Náutico, Ceará e América, Lisca "Doido" foi anunciado como novo técnico do Vasco da Gama no dia 20 de julho de 2021, para a disputa da sequência da Série B do Brasileirão, assumindo o lugar de Marcelo Cabo. No dia 8 de setembro do mesmo ano, porém, se demitidiu do clube carioca após resultados ruins.
Em 27 de junho de 2022 foi anunciado pelo Sport para assumir o comando técnico da equipe na Série B, para o lugar de Gilmar Dal Pozzo, demitido dois dias antes.
Apesar de nunca ter atuado como jogador profissional, Lisca tem o ludopédio no sangue, pois é bisneto de Carlos de Lorenzi e neto de Jorge de Lorenzi, ambos ex-goleiros do Internacional de Porto Alegre.
Sua estreia como treinador se deu nas categorias de base do Inter, em 1990. Passou pelo São Paulo cinco anos mais tarde e retornou ao Inter onde engrenou outras cinco temporadas à frente das categorias de base do clube gaúcho.
Em 2001 teve a primeira chance de comandar uma equipe profissional, quando esteve à frente do Ulbra. Passou também pelas categorias de base de Grêmio e Fluminense, retornando ao Inter em 2006.
Em 2009, pelo Porto Alegre, conquistou a segunda divisão do Campeonato Gaúcho, seu primeiro título em uma equipe profissional.
Dois anos mais tarde venceu a Copa MT, pelo então desconhecido Luverdense.
Lisca ganhou maior projeção nacional e também a alcunha de "Doido " ao treinar o Náutico, entre 2013 e 2014. As dancinhas do técnico e algumas provocações o ajudaram a cair nas graças da torcida. Após deixar o clube pernambucano, Lisca passou pelo Sampaio Corrêa, onde teve uma breve e conturbada passagem.
Retornou ao Náutico em 2015, desta vez tendo uma passagem ainda mais breve que a primeira.
Assumiu o Ceará no final de setembro de 2015, com a difícil missão de salvar a equipe do descenso na Série B do Campeonato Brasileiro. Teve sucesso na tarefa, após uma improvável sequência na reta final, caindo nas graças da torcida do Vovô, que passou a tratar Lisca como um ídolo.
No entanto, um começo de temporada irregular fez com que o prestígio do treinador ficasse estremecido e no dia 28 de março de 2016, Lisca Doido foi demitido do Ceará.
Na madrugada de 18 de novembro de 2016, Lisca foi contratado como técnico do Internacional, com a missão de livrar o time do rebaixamento. Não teve sucesso nesta missão e acabou deixando o Colorado ainda em 2016.
Passou pelo Paraná, mas acabou demitido em 2 de setembro de 2017. A decisão surpreendeu os torcedores, já que o time havia derrotado o Flamengo na Primeira Liga, estava na cola do G-4 da Série B do Brasileirão e com 62,5% de aproveitamento.
Em 8 de outubro de 2017, Lisca foi anunciado como novo técnico do Guarani, que lutava contra o rebaixamento para a Série C. Em 29 de novembro de 2017 deixou o Bugre após conseguir seu objetivo, no caso evitar a queda da equipe de Campinas para a Série C do Brasileirão.
Em junho de 2018, assumiu o time do Ceará, ajudando o Vozão a escapar do rebaixamento para a Série B naquela temporada. No ano seguinte, no entanto, foi demitido após a perda do título cearense, em final contra o Fortaleza de Rogério Ceni.
Foi contratado em 30 de janeiro de 2020 pelo América-MG, para a disputa do Campeonato Mineiro, do Brasileiro da Série-B e da Copa do Brasil. No Coelho, Lisca fez trabalho de destaque, conseguindo a acesso para a Série A do Brasileirão e chegando até a final do Mineiro e semifinal da Copa do Brasil. Acabou deixando o clube em 14 de junho de 2021.
No dia 4 de novembro de 2018, Lisca participou do Domingo Esportivo Bandeirantes, com Milton Neves. Confira a entrevista:
No dia 3 de janeiro de 2021, Lisca participou do "Domingo Esportivo Bandeirantes". Confira a entrevista completa no player abaixo:
Lisca fala em desculpas de Vuaden após gol duvidoso do Corinthians
Apesar da derrota por 3 a 1, o técnico do Ceará se disse orgulhoso de sua equipeCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019