João Jorge Saad

Fundador do Grupo Bandeirantes
por Marcos Júnior Micheletti

João Jorge Saad, natural de Monte Azul Paulista, morreu no dia 10 de outubro de 1999, aos 80 anos. Ele foi empresário, editor e fundador do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que hoje tem em sua presidência o seu filho João Carlos Saad, conhecido como Johnny Saad.

"Seu João", como todos os funcionários da Band o chamavam, nasceu em 22 de julho de 1919, chegando à capital paulista cinco anos depois e começou a trabalhar muito jovem no comércio de seu pai na esquina entre a Ladeira Porto Geral e a Rua 25 de Março.

Sua ligação com a imprensa começou a partir de 1947, quando se casou com Maria Helena de Barros Saad, filha do então governador de São Paulo, Adhemar de Barros, dono da Rádio Bandeirantes, que a comprou com fins políticos.

O negócio não estava em boa situação quando Adhemar chamou o genro, à época no ramo imobiliário, para administrá-lo. 

Saad saneou a empresa, tornando-a viável, o que levou Adhemar a uma oferta:

"Quer ficar com a rádio?" disse o sogro, reconhecendo seu talento no empreendimento.
 
Saad aceitou de imediato.
 
Após a criação de uma cadeia de emisoras de rádio, inaugurou a TV Bandeirantes de São Paulo, canal 13 VHF, em 13 de maio de 1967.

Além de Johnny Saad, o casal João Jorge e Maria Helena tiveram outros quatro filhos: Ricardo Saad, Maria Leonor, Marcia Saad e Marisa Saad.

João Jorge Saad chegou a começar um curso de Direito, mas não se formou, dedicando-se exclusivamente à atividade empresarial à frente do Grupo Bandeirantes (rádio e televisão).
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES