Odir Cunha

Jornalista e escritor
por Marcos Júnior

Odir Cunha nasceu em 17 de setembro de 1952. É paulistano do bairro de Vila Maria (zona norte), mas foi criado no bairro de Cidade Dutra, também na capital paulista.

É casado com a professora de Educação Física e Instrutora de Tênis Suzana Silva. Tem dois filhos (Thiago Muniz Cunha e Luana Muniz Cunha), ambos de seu primeiro casamento.

Jornalista formado pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado, de São Paulo, com apenas dois anos de profissão já havia conquistado dois prêmios Esso, a principal referência do jornalismo brasileiro pelas coberturas da Copa da Argentina (1978), como integrante da equipe de esportes do Jornal da Tarde comandada por Vital Bataglia e nos Jogos Pan-Americanos de Porto Rico, ao lado do jornalista Castilho de Andrade.

Trabalhou em diversas funções no Jornal da Tarde. Como redator, repórter, editor de esportes e do extinto Caderno de Domingo, além de crítico de tevê.

Na TV Record atuou como editor e comentarista de tênis, e na Rádio Record como comentarista de futebol.

Também foi o editor de cinco revistas especializadas em tênis, dirigiu o departamento de imprensa da Secretaria Municipal de Esportes da cidade de São Paulo (gestão Oscar Schmidt), atuou como repórter da sucursal paulista do jornal O Globo e na antiga Rádio Excelsior, hoje CBN, foi produtor dos programas "Balancê" e "Partido do Esporte", ambos premiados com o prêmio da APCA - categorias variedades e esporte.

Tem quatorze livros publicados (cinco de futebol, outros quatro de esporte e cinco de temas variados).

Torcedor do Santos Futebol Clube, lançou em 2003 um livro com a história completa do time de Vila Belmiro, intitulado "Time dos Sonhos".

Foram dez anos de intensa e cuidadosa pesquisa que renderam um trabalho de 535 páginas pela Editora Códex.

Em 2009, ao lado do corintiano Celso Unzelte, lançou pela editora Novo Século "O Grande Jogo", uma deliciosa abordagem sobre o clássico Corinthians e Santos, tão tradicional do futebol paulista e brasileiro.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    58
  • 2 Pal
    50
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    43
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES