
O S.C.Germania, equipe que fez parte do mundo do futebol em São Paulo no início do século XX, esteve em campo na primeira partida da história do Campeonato Paulista realizada em 03 de maio de 1902 contra o Mackenzie, no antigo estádio do Parque Antarctica. O Mackenzie venceu por 2 a 1, e coube a Mario Eppinghaus, um de seus jogadores, a honra de marcar o primeiro gol da competição.
O Germania foi fundado em 7 de setembro de 1899 pelo jovem alemão Hans Nobiling e alguns companheiros como os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte e Ernst Deininger. Concederam à nova equipe as mesmas cores do Hamburgo, preto e azul. A idéia do grupo era criar uma agremiação que atendesse aos interesses da colônia alemã, da mesma forma que o São Paulo Athletic Club reunia os ingleses e descendentes que residiam na capital paulista.
Somente em 1903, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, o Germania apresentou um grande nome: Hermann Friese.
O jogador era capaz de atuar em qualquer posição do campo. Ganhou notoriedade também por competir no atletismo. Outro nome de relevância do clube foi Arthur Friedenreich, que depois acabou brilhando com a camisa do Paulistano.
O clube disputou o Campeonato Paulista pela Liga Paulista com Americano, Ypiranga, Internacional e Corinthians. Conquistou os títulos de 1906 e 1915. Em 1932, com o advento irreversível do profissionalismo no Brasil, deixou o futebol.
Em meio à Segunda Guerra Mundial, o clube foi pressionado a mudar de nome após o Brasil ter se juntado aos aliados para combater as tropas alemãs, japonesas e italianas. Assim, o Sport Club Germania tornou-se Esporte Clube Pinheiros.
Por Marcelo Rozenberg
Em vídeo, 'Antes & Depois' de centroavantes que brilharam pelo São Paulo Futebol Clube
Leônidas da Silva, Mirandinha, Serginho e Careca estão entre elesAchados & Perdidos: O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, há 54 anos
Maior artilheiro do Cruzmaltino em seu começo de carreira. Foto: netvasco.com.brAchados & Perdidos: Contra o Vasco, há 56 anos, Pelé marcava seu milésimo gol
Em vídeo, 'Antes & Depois' do fortíssimo Cruzeiro campeão da Libertadores de 1976
Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 58 anos!
Buttice, o goleiro que por mais vezes enfrentou Pelé sem jamais ter sofrido um gol do Rei do Futebol
Achados & Perdidos: Há 20 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005
F1: Na reta final do Mundial, Las Vegas pode encaminhar o título para Norris
F1: Norris começa melhor nos treinos para o GP de Las Vegas; bueiro solto atrapalha o TL2
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves conheceu a Cidade do Galo, em Vespasiano
Olhos no retrovisor: A desastrosa comemoração do italiano Vittorio Brambilla após vencer seu único GP na F1
Tentando se manter fora do Z-4, Santos recebe o Mirassol; os times