por Túlio Nassif
Claudio Aparecido Tencati, o Claudio Tencati, técnico respeitado e ídolo no estado do Paraná, nasceu no dia 9 de dezembro de 1972, na cidade paranaense de Cianorte. Casado com dona Elisângela, tem dois filhos, João Pedro e Francesca.
Atualmente está sem clube, após passagem pelo Juventude (RS) entre 13 de maio de 2025 e 29 de julho do mesmo ano, quando foi demitido. Deixou a equipe na penúltima colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, com 11 pontos em 15 jogos disputados.
Tencati é um profissional bastante qualificado, com graduação em Educação Física pela UNIPAR e em técnico pela Associação Brasileira de Treinadores de Futebol-RJ, formações estas, que o ajudaram diretamente no crescimento de sua carreira.
Começou treinando as categorias de base do Cianorte Futebol Clube, em 1995. No entanto, em 1999, subiu para o time profissional para ser preparador físico até 2002, quando se tornou auxiliar técnico, permanecendo no posto até 2005. Assumiu interinamente o time em algumas ocasiões e ganhou uma chance de se efetivar no início de 2006.
Pelo Leão do Vale, conquistou o Campeonato do Interior Paranaense de 2004 e o Campeonato do Interior Paranaense de Juniores de 2005. Foi eleito em 2007, técnico revelação do Paranaense pela Série Ouro do Futebol. Além disso, esteve presente naquele jogo histórico entre Cianorte 3 x 0 Corinthians, pela Copa do Brasil, no dia 9 de março de 2005.
Em 2009, deixou o Cianorte-PR e acertou com o Paranavaí-PR. Após um ano, em 2010, rumou para o Iraty-PR, mas para comandar o time de juniores. O resultado foi um trabalho irredutível, na qual se sagrou campeão do estadual e da Copa Tribuna, ambos naquele ano.
Com a alta credibilidade e em evidência, chamou a atenção do Londrina, que o contratou no dia 21 de abril de 2011.
Deste casamento, os frutos colhidos foram os mais saborosos. Além de cumprir o prometido, Tencati entrou para a história do clube, na qual realizou grandes feitos.
Foi campeão Paranaense da Série B em 2011, campeão do Interior Paranaense em 2013 sendo eleito o melhor técnico, deu início a arrancada do Londrina em seguidos acessos, na qual subiu da Série D à Série B de 2013 a 2015, campeão Paranaense em 2014 (quarto título estadual do Londrina na Série A), campeão do Interior Paranaense em 2015 e 2016 e campeão da Primeira Liga em 2017, ao derrotar na final o Atlético-MG por 4 a 2 nos pênaltis. E após seis anos e sete meses, ele deixou o comandoo do Londrina, no dia 22 de novembro de 2017.
No dia 31 de janeiro de 2018, Tencati assumiu o comando do Atlético-GO, quando substituiu João Paulo Sanches.
Corinthians encerra preparação para amistoso com Love e zagueiro do sub-23
Atacante Vagner Love sofreu uma pancada no treino, mas não tem lesão. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians/Via UOLPrimeira Liga anuncia fim da competição após duas edições
Londrina foi o campeão da Primeira Liga no ano passadoF1: Norris vence o GP do México com folga e assume a liderança do campeonato
Achados & Perdidos: O heroico empate do Corinthians com o Santos de Pelé no Paulistão de 1971
Saudade: Há um ano morria Prisco Palumbo, marcante nome do Futsal e treinador de futebol feminino
Atordoado após derrota para a LDU, Palmeiras volta ao Brasileiro e pega o Cruzeiro; as equipes
Saudade: Há 51 anos morria Everaldo, lateral do Grêmio e titular do Brasil na Copa de 70
No Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do icônico vinho Pêra-Manca
Olhos no retrovisor: Jacques Villeneuve derrotava Schumacher há 28 anos para conquistar seu Mundial de F1
Piloto brasileiro Gabriel Gomez fala em adaptação rápida ao carro da FRECA após teste em Monza
Identidade brasileira está presente no troféu do GP São Paulo de Fórmula 1