por Diogo Miloni
Filippo Inzaghi, também conhecido por Pippo Inzaghi ou apenas Inzaghi, é um dos grandes atacantes da história do futebol italiano. É o atual treinador da equipe da Reggina, clube da 2ª Divisão da Itália.
Não precisamente um jogador de muita técnica, o centroavante nascido em Piacenza, no dia 9 de agosto de 1973, ganhou fama e reconhecimento por ter um faro de gols incomparável. Debutando no futebol profissional em 1991, teve sua primeira grande chance no esporte seis anos depois, quando acertou sua ida para a Juventus.
Na Vecchia Signora, fez 120 partidas e 57 gols, média incrível de um tento a cada dois jogos. Em 2001, despertou o interesse de outro gigante italiano: o Milan. E o casamento entre jogador e clube foi perfeito. Onze anos de amor, dedicação e gols. Pippo ganhou tudo com a camisa rubro-negra. Foram dois Campeonatos Italianos, duas Ligas dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Pela Seleção italiana, o atacante foi convocado para a Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha, e sagrou-se campeão do mundo naquela equipe histórica que derrotou a França na final do torneio.
Em 2012, deixou a grande área e assumiu outro retângulo. Como treinador das categorias de base do Milan, passando pelas equipes Sub-17 e Sub-20, até chegar ao time profissional em 2014, após a saída do ex-companheiro de clube, Clarence Seedorf.
Achados & Perdidos: Veja o golaço de Dorival Júnior, aniversariante hoje, pela Matonense
Profissional está completando 63 anos. Foto: Reprodução/YouTubeO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita