por Diogo Miloni
Filippo Inzaghi, também conhecido por Pippo Inzaghi ou apenas Inzaghi, é um dos grandes atacantes da história do futebol italiano. É o atual treinador da equipe da Reggina, clube da 2ª Divisão da Itália.
Não precisamente um jogador de muita técnica, o centroavante nascido em Piacenza, no dia 9 de agosto de 1973, ganhou fama e reconhecimento por ter um faro de gols incomparável. Debutando no futebol profissional em 1991, teve sua primeira grande chance no esporte seis anos depois, quando acertou sua ida para a Juventus.
Na Vecchia Signora, fez 120 partidas e 57 gols, média incrível de um tento a cada dois jogos. Em 2001, despertou o interesse de outro gigante italiano: o Milan. E o casamento entre jogador e clube foi perfeito. Onze anos de amor, dedicação e gols. Pippo ganhou tudo com a camisa rubro-negra. Foram dois Campeonatos Italianos, duas Ligas dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Pela Seleção italiana, o atacante foi convocado para a Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha, e sagrou-se campeão do mundo naquela equipe histórica que derrotou a França na final do torneio.
Em 2012, deixou a grande área e assumiu outro retângulo. Como treinador das categorias de base do Milan, passando pelas equipes Sub-17 e Sub-20, até chegar ao time profissional em 2014, após a saída do ex-companheiro de clube, Clarence Seedorf.
Saudade: Djalma Dias, pai de Djalminha, faria 86 anos hoje
A dupla de craques no final da década de 1980. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Jair, o 'Príncipe Jajá', relembrando o tri do Inter e enaltecendo o saudoso Gilberto Tim
Parabéns, Caio Ribeiro, 50 anos! Imagens raras do aniversariante no futebol de salão do São Paulo
Saudade: Há um ano morria Ivair, o 'Príncipe', ídolo da Portuguesa de Desportos
Achados & Perdidos: Inter campeão da Libertadores há 19 anos
Morreu Zé Leite, ex-ponta revelado pelo Vila Nova (MG) e campeão estadual com o Furacão
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarujaense
Saudade: Há um ano morria o marcante jornalista esportivo Fábio Seródio
Saudade: Há nove anos morria Tião Abatiá, marcante goleador do Coritiba
Após derrota na Serra Gaúcha, Corinthians recebe o Bahia neste sábado; os times
Após deixar o Z-4 com duas vitórias, o Santos recebe o Vasco neste domingo; as equipes