por Diogo Miloni
Filippo Inzaghi, também conhecido por Pippo Inzaghi ou apenas Inzaghi, é um dos grandes atacantes da história do futebol italiano. É o atual treinador da equipe da Reggina, clube da 2ª Divisão da Itália.
Não precisamente um jogador de muita técnica, o centroavante nascido em Piacenza, no dia 9 de agosto de 1973, ganhou fama e reconhecimento por ter um faro de gols incomparável. Debutando no futebol profissional em 1991, teve sua primeira grande chance no esporte seis anos depois, quando acertou sua ida para a Juventus.
Na Vecchia Signora, fez 120 partidas e 57 gols, média incrível de um tento a cada dois jogos. Em 2001, despertou o interesse de outro gigante italiano: o Milan. E o casamento entre jogador e clube foi perfeito. Onze anos de amor, dedicação e gols. Pippo ganhou tudo com a camisa rubro-negra. Foram dois Campeonatos Italianos, duas Ligas dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Pela Seleção italiana, o atacante foi convocado para a Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha, e sagrou-se campeão do mundo naquela equipe histórica que derrotou a França na final do torneio.
Em 2012, deixou a grande área e assumiu outro retângulo. Como treinador das categorias de base do Milan, passando pelas equipes Sub-17 e Sub-20, até chegar ao time profissional em 2014, após a saída do ex-companheiro de clube, Clarence Seedorf.
Cruzeiro, 105 anos! Veja os 'Antes & Depois' dos jogadores celestes que venceram a Libertadores de 76
Nelinho, Piazza, Jairzinho e o saudoso Palhinha estão entre elesSaudade: Há três anos morria Jair Bala, ídolo do América-MG que também jogou por Fla e Verdão
Saudade: Há cinco anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Veja muitos gols de Enéas, que nos deixava há 37 anos
Achados & Perdidos: O Corinthians venceu o Cruzeiro em seu último jogo pelo Brasileiro de 71 com um golaço
Saudade: Preparador físico da Seleção Brasileira na Copa de 70, Admildo Chirol morria há 27 anos
Impasse com Filipe Luís faz Flamengo estudar outros nomes
Saudade: Há três anos o mundo perdia Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos
Olhos no Retrovisor: Michael Schumacher sofria grave acidente em estação de esqui há 12 anos
Saudade: Há dois anos morria Gil de Ferran, bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
Três anos sem o Rei do Futebol. Os muitos encontros entre Pelé e Milton Neves