por Marcos Júnior Micheletti
Ewerton Machado Jaenisch, o ótimo goleiro Ewerton, que jogou pela Portuguesa de Desportos e pelo Marítimo (Portugal), atualmente reside em Lajeado (RS), onde administra sua empresa de automação industrial, a Conexão - Equipamentos e Automação Industrial Ltda.
Gaúcho de Cachoeira do Sul, onde nasceu em 26 de dezembro de 1957, seu primeiro clube profissional foi o Estrela Futebol Clube, pelo qual disputou a 1ª Divisão do Campeonato Gaúcho entre 1976 1979, ano em que se transferiu para a Portuguesa de Desportos, após ter sido observado por um conselheiro da Lusa que morava no Rio Grande do Sul, e informou sobre o goleiro ao então presidente Osvaldo Teixeira Duarte.
Ao chegar à capital paulista, morou durante algum tempo em um prédio na Rua das Palmas, na Vila Guilherme, de propriedade de Alberto Lico, nome ligado à história da Portuguesa de Desportos. No mesmo prédio, também morava outro jogador da Lusa, o ponta-direita Toquinho. A curiosidade fica por conta de esta pequena rua ter sido a mesma em que também morou (em um sobrado) o saudoso centroavante Adilson Miranda (Corinthians, Coritiba e Internacional), que morreu aos 30 anos, em 6 de dezembro de 1980 em um acidente automobilístico junto de sua noiva Rosangela Zanella.
No Canindé foi preciso ter paciência pois o clube rubro-verde contava com dois bons goleiros naquele momento: Moacir e Serginho. Ainda assim, entrou em vários jogos mas assumiu a titularidade plena apenas em 1981.
Foi o principal destaque da Lusa em uma excursão por Portugal, no Torneio Autonomia, despertando interesse de clubes locais, mas Oswaldo Teixeira Duarte fez linha dura e não negociou o arqueiro.
Viveu um grande momento pela Portuguesa em 1984, ano em que a equipe figurou bem no Campeonato Brasileiro, sendo eliminada apenas nas quartas de final para o Vasco da Gama.
Porém, naquele mesmo ano de 1984, passou por um grande drama. Em um lance de choque com o centroavante Reinaldo Xavier, do Palmeiras, ele contundiu-se com tamanha gravidade que foram necessárias as retiradas de um rim e do seu baço.
Depois de uma longa recuperação, então aos 30 anos, em 1986, acabou sendo negociado com o Noroeste de Bauru (ganhou passe livre da Lusa), mas apenas para o Campeonato Paulista daquele ano. Ainda em 1986, finalmente realizou seu sonho em jogar no futebol português, pelo Marítimo, da Ilha da Madeira, um daqueles que tentou contratá-lo em 1983.
Permaneceu no Marítimo por 13 anos, sendo nove como goleiro e quatro como preparador de goleiros.
Com informações do Acervo da Bola/Leandro Paulo Bernardo
Parabéns, Emerson Sheik! Veja a noite impecável do aniversariante na conquista corintiana da Libertadores
Achados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol, nascia há 112 anos
F1: Verstappen faz volta mágica e conquista a pole para o GP da Itália; Bortoleto garante 7º lugar no grid
F1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias