Tcheco

Ex-meia do Grêmio e Coritiba

por Tufano Silva

Meia com boa visão de jogo e especialista em bolas paradas, Anderson Simas Luciano, conhecido no futebol brasileiro como Tcheco, teve passagens marcantes por Grêmio e Coritiba, e também chegou a atuar por Santos e Corinthians.

Em 13 de julho de 2012, o meio-campista decidiu encerrar a carreira e viajar para a Europa para aprender mais sobre cargos executivos no esporte.

Em 17 de agosto de 2018 foi efetivado como treinador do Coritiba permanecendo no clube paranaense até novembro de 2018, quando foi demitido. 

Assumiu o comando técnico do Rio Branco de Paranaguá (PR) em setembro de 2019 mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, que obrigou à paralisação do Campeonato Paranaense, acabou dispensado em março de 2020.

Nascido em 11 de abril de 1976 na cidade de Curitiba, Tcheco iniciou sua carreira profissional jogando pelo Paraná Clube, em 1996. Pouco aproveitado pelo Tricolor, foi dispensado duas temporadas mais tarde, se transferindo para o Malutrom, tradicional equipe que mais tarde passaria a se chamar Sport Club Corinthians Paranaense.

Chegou ao Coritiba na temporada 2002, fazendo pelo time coxa-branca um bom Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, foi destaque da equipe campeã invicta do paranaense e que se classificou para a Libertadores de 2004.

Foi contratado no final de 2003 pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, onde atuou até o início de 2005 e conquistou diversos títulos. Teve uma rápida e apagada passagem pelo Santos por empréstimo, logo acertando sua transferência para o Grêmio.

No time comandado por Mano Menezes, Tcheco conquistou o Campeonato Gaúcho de 2006 e 2007, e foi vice-campeão da Copa Libertadores 2007, quando o Tricolor foi derrotado na decisão pelo Boca Juniors.

No final de 2007, retornou ao Al-Ittihad, mas logo voltou ao Grêmio. Foi capitão do time que chegou a liderar boa parte do Campeonato Brasileiro de 2008, mas que perdeu o fôlego na reta final e foi ultrapassado pelo São Paulo.

Foi anunciado como reforço do Corinthians em 10 de dezembro de 2009. Pelo Timão, Tcheco não repetiu as boas atuações que teve no Grêmio e não conseguiu ter seqüência de jogos. Foi emprestado ao Coritiba em setembro de 2010, onde foi vice-campeão da Copa do Brasil de 2011.

Em 13 de maio de 2012, Tcheco comemorou título de campeão estadual, com a camisa do Coxa, ao vencer o Atlético Paranaense na disputa por penalidades máximas. 

Após encerrar a carreira, Tcheco lançou um centro de treinamento voltado exclusivamente ao MMA. O projeto fica em Curitiba.

Em 17 de novembro de 2013 foi anunciado para ocupar o cargo de técnico do Coritiba, após a demissão de Péricles Chamusca. O ex-jogador assimou o clube interinamente por três rodadas.

Em 17 de agosto de 2018, fazendo parte da comissão técnica do Coritiba, foi efetivado como treinador após a demissão de Eduardo Baptista.

No dia 11 de julho de 2021, Anderson Simas Luciano, o Tcheco (ex-meia do Grêmio e Coritiba), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes: 

 

No dia 11 de dezembro de 2022, Anderson Simas Luciano, o Tcheco (ex-meia do Grêmio, Corinthians, Coritiba e hoje técnico), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes. 

ver mais notícias

Em 2012, com a camisa do Coritiba, sagrou-se campeão paranaense.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES