por Rogério Micheletti
Ex-ponta-direita da Portuguesa nos anos 80, Luiz Carlos Lombardi da Silva, o Toquinho, hoje mora em Rio Grande (RS), sua cidade natal, onde trabalha como taxista. Foi treinador do Sport Club Rio Grande, clube mais antigo em atividade no Brasil e do São Paulo-RS, esta a última equipe que comandou, em 2015.
Toquinho começou a carreira pelo Rio Grande em 1976. Depois passou por Grêmio e São Paulo (RS), para em 1980 chegar à capital paulista, para atuar pela Portuguesa de Desportos.
Destacou-se no time do Canindé atuando ao lado de jogadores como os meias Mendonça, Ernani Banana, Toninho e Edu Marangon, os atacantes Cláudio Adão, Luís Muller, Jorginho, Jones, Esquerdinha, os zagueiros Luís Pereira, Luiz, Eduardo, os laterais Luciano e Albéris, os volantes Célio e Capitão, os goleiros Everton, Serginho e Waldir Peres, entre outros jogadores.
Em 1985, Toquinho fez parte do time luso que foi vice-campeão paulista. Na final, a Portuguesa de Desportos foi derrotada pelo São Paulo. O time tricolor, comandado pelo técnico Cilinho, era apelidado de "Menudos do Morumbi". Quatro anos mais tarde, o ponta-direita foi um dos artilheiros do Campeonato Paulista (com 13 gols), ao lado do centroavante Toni, do São José, equipe que foi vice-campeã estadual naquele ano.
Depois de defender a Lusa, onde esteve até 1985, Toquinho passou por Londrina, Ferroviária (ao lado do goleiro Washington, o meia Betão, o volante Helinho, o lateral Julimar, o centroavante marcão e o zagueiro Mauro Pastor, entre outros), Campinense, Figueirense, voltou ao São Paulo (RS), Inter de Santa Maria, novamente São Paulo (RS) e encerrou sua carreira pelo Rio Grande, clube onde iniciou sua trajetória profissional.
ABAIXO, VÍDEO GRAVADO COM TOQUINHO, POR PAULO VENTURA, EM 2017
ABAIXO, VÍDEO COM LANCES E OS GOLS DE CORINTHIANS 5 X 1 PORTUGUESA, JOGO DISPUTADO EM 29 DE JULHO DE 1984, NO PACAEMBU, VÁLIDO PELO CAMPEONATO PAULISTA. TOQUINHO MARCOU O GOL DA LUSA, ABRINDO O PLACAR. A NARRAÇÃO É DE JOSÉ GÓES (TV CULTURA-SP)
Saudade: Há um ano morria Totò Schillaci, artilheiro da Copa do Mundo de 1990
Comemorando gol pela Itália. Foto: Federazione Italiana Gioco CalcioTreinador Marcos Falopa é homenageado pelo ex-jogador, hoje dirigente do Catar, Mohammed Mubarak
Encontro aconteceu na capital paulistaCampeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello
Semifinalistas da Copa do Brasil, Fluminense e Corinthians se enfrentam no Maracanã pelo Brasileiro; as formações