por Rogério Micheletti
Ex-ponta-direita da Portuguesa nos anos 80, Luiz Carlos Lombardi da Silva, o Toquinho, hoje mora em Rio Grande (RS), sua cidade natal, onde trabalha como taxista. Foi treinador do Sport Club Rio Grande, clube mais antigo em atividade no Brasil e do São Paulo-RS, esta a última equipe que comandou, em 2015.
Toquinho começou a carreira no São Paulo (RS) e depois, na capital paulista, se destacou no time do Canindé atuando ao lado de jogadores como os meias Mendonça, Ernani Banana, Toninho e Edu Marangon, os atacantes Cláudio Adão, Luís Muller, Jorginho, Jones, Esquerdinha, os zagueiros Luís Pereira, Luiz, Eduardo, os laterais Luciano e Albéris, os volantes Célio e Capitão, os goleiros Everton, Serginho e Waldir Peres, entre outros jogadores.
Em 1985, Toquinho fez parte do time luso que foi vice-campeão paulista. Na final, a Portuguesa de Desportos foi derrotada pelo São Paulo. O time tricolor, comandado pelo técnico Cilinho, era apelidado de "Menudos do Morumbi". Quatro anos mais tarde, o ponta-direita foi um dos artilheiros do Campeonato Paulista (com 13 gols), ao lado do centroavante Toni, do São José, equipe que foi vice-campeã estadual naquele ano.
Além da Portuguesa, Toquinho jogou em equipes do Sul do país e também na Ferroviária de Araraquara (final dos anos 80 e começo dos 90). Lá, no time grená, o ponta teve como companheiros de equipe o goleiro Washington, o meia Betão, o volante Helinho, o lateral Julimar, o centroavante Marcão, o zagueiro Mauro Pastor, entre outros.
ABAIXO, VÍDEO GRAVADO COM TOQUINHO, POR PAULO VENTURA, EM 2017
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
BRASILEIRÃO 2019