Emerson Sheik

Herói corintiano na Libertadores 2012
por Marcos Júnior Micheletti
 
Emerson Sheik, autor dos dois gols do Corinthians sobre o Boca Juniors (2 a 0) na decisão da Copa Libertadores da América, em 4 de julho de 2012, nasceu na cidade carioca de Nova Iguaçu, em 6 de setembro de 1978.Trabalhou como comentarista de futebol do SBT no programa "Arena SBT" e em 4 de julho de 2023 foi anunciado pela CNN, para trabalhar na mesma função no programa de Benjamin Back, que alguns meses antes havia sido demitido da emissora de Silvio Santos.
 
O jogador foi decisivo na campanha vitoriosa do primeiro título corintiano na competição sul-americana, não apenas pelos cinco gols marcados na competição, mas também por assistências precisas, como no gol de Romarinho, quando o Corinthians empatou com o Boca em La Bombonera. Além disso, a experiência acumulada em 14 anos de carreira foi de enorme importância, principalmente na finalíssima, encarando os argentinos com total confiança.
 
Em janeiro de 2018, voltou ao Corinthians para a sua terceira passagem pelo time do Parque São Jorge. No fim da mesma temporada, encerrou sua carreira nos gramados e assumiu o cargo de gerente de futebol do Timão. Sheik pediu demissão do Corinthians em 4 de novembro de 2019, após o desligamento do técnico Fábio Carille. 
 
Registrado com o nome Marcio Passos de Albuquerque, Emerson foi revelado pelo São Paulo em 1998, permanecendo no clube paulistano até o ano seguinte, quando transferiu-se para o futebol japonês, ficando lá por cinco anos, com passagens pelas equipes do Consadole Sappore, Kawasaki Frontale e Uruwa Red Diamonds.
Entre 2005 e 2007 esteve no Al Sadd, do Qatar e entre 2007 e 2008 no Rennes, da França.

De volta ao Brasil em 2008, jogou pelo Flamengo, mas retornou ao mundo árabe no mesmo ano, pelo Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos.
Retornou ao futebol carioca, entre 2010 e 2011 pelo Fluminense, teve uma saída conturbada do clube, acusado de ter cantado um funk reverenciando o Flamengo, maior rival do Tricolor das Laranjeiras.

O jogador, após a conquista da Libertadores de 2012 pelo Corinthians citou o episódio, dizendo que foi injustiçado, que "não fez aquilo".
Em 18 de maio de 2011 acertou sua vinda para o Corinthians, chegando ao título brasileiro em 4 de dezembro, o terceiro consecutivo, após os triunfos com o Flamengo em 2009 e com o Fluminense em 2010.
 
Em 2013, Emerson fez parte do grupo corintiano que conquistou o Campeonato Paulista. Na grande final, uma vitória e um empate diante do Santos e a consagração do 27º título estadual do Timão. Ainda no mesmo ano, no dia 17 de julho, foi campeão da Recopa sobre o São Paulo. 
 
No dia 15 abril de 2014, Sheik acertou com o Botafogo. Ele foi emprestado pelo Corinthians ao time carioca até o final de 2014. Porém, com problemas financeiros, o clube teve que rescindir o contrato do acante no dia 3 de outubro do mesmo ano. 
 
Em 2 de maio de 2017, foi contratado pela Ponte Preta para a disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano. 
 
Fora dos gramados, o jogador esteve envolvido em problemas com a justiça. O primeiro, com a Polícia Federal, por conta de uma certidão falsa de nascimento, com data e nomes diferentes.

O segundo problema gerado pela importação de um veículo, que acabou sendo apreendido pela Polícia Federal.
 
HOMENAGEADO EM CRÔNICA
 
O jornalista Thiago Tufano Silva escreveu uma emocionante crônica em que Emerson Sheik é um dos personagens. O texto foi publicado no Portal Terceiro Tempo em 4 de julho de 2023, dia do aniversário de 11 anos da conquista da Libertadores da América pelo Corinthians. CLIQUE AQUI E LEIA A CRÔNICA INTITULADA "EU QUERIA SER EMERSON SHEIK".

ABAIXO, ZICO ENTREVISTANDO EMERSON SHEIK EM SEU CANAL NO YOUTUBE, EM MAIO DE 2020

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES