Emerson Sheik

Herói corintiano na Libertadores 2012
por Marcos Júnior Micheletti
 
Emerson Sheik, autor dos dois gols do Corinthians sobre o Boca Juniors (2 a 0) na decisão da Copa Libertadores da América, em 4 de julho de 2012, nasceu na cidade carioca de Nova Iguaçu, em 6 de setembro de 1978.
 
O jogador foi decisivo na campanha vitoriosa do primeiro título corintiano na competição sul-americana, não apenas pelos cinco gols marcados na competição, mas também por assistências precisas, como no gol de Romarinho, quando o Corinthians empatou com o Boca em La Bombonera. Além disso, a experiência acumulada em 14 anos de carreira foi de enorme importância, principalmente na finalíssima, encarando os argentinos com total confiança.
 
Em janeiro de 2018, voltou ao Corinthians para a sua terceira passagem pelo time do Parque São Jorge. No fim da mesma temporada, pendurou as chuteiras e assumiu o cargo de gerente de futebol do Timão. Sheik pediu demissão do Corinthians em 4 de novembro de 2019, após o desligamento do técnico Fábio Carille. 
 
Registrado com o nome Marcio Passos de Albuquerque, Emerson foi revelado pelo São Paulo em 1998, permanecendo no clube paulistano até o ano seguinte, quando transferiu-se para o futebol japonês, ficando lá por cinco anos, com passagens pelas equipes do Consadole Sappore, Kawasaki Frontale e Uruwa Red Diamonds.
Entre 2005 e 2007 esteve no Al Sadd, do Qatar e entre 2007 e 2008 no Rennes, da França.

De volta ao Brasil em 2008, jogou pelo Flamengo, mas retornou ao mundo árabe no mesmo ano, pelo Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos.
De volta ao futebol carioca, entre 2010 e 2011 pelo Fluminense, teve uma saída conturbada do clube, acusado de ter cantado um funk reverenciando o Flamengo, maior rival do Tricolor das Laranjeiras.

O jogador, após a conquista da Libertadores de 2012 pelo Corinthians citou o episódio, dizendo que foi injustiçado, que "não fez aquilo".
Em 18 de maio de 2011 acertou sua vinda para o Corinthians, chegando ao título brasileiro em 4 de dezembro, o terceiro consecutivo, após os triunfos com o Flamengo em 2009 e com o Fluminense em 2010.
 
Em 2013, Emerson fez parte do grupo corintiano que conquistou o Campeonato Paulista. Na grande final, uma vitória e um empate diante do Santos e a consagração do 27º título estadual do Timão. Ainda no mesmo ano, no dia 17 de julho, foi campeão da Recopa sobre o São Paulo. 
 
No dia 15 abril de 2014, Sheik acertou com o Botafogo. Ele foi emprestado pelo Corinthians ao time carioca até o final de 2014. Porém, com problemas financeiros, o clube teve que rescindir o contrato do acante no dia 3 de outubro do mesmo ano. 
 
Em 2 de maio de 2017, foi contratado pela Ponte Preta para a disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano. 
 
Fora dos gramados, o jogador esteve envolvido em problemas com a justiça. O primeiro, com a Polícia Federal, por conta de uma certidão falsa de nascimento, com data e nomes diferentes.

O segundo problema gerado pela importação de um veículo, que acabou sendo apreendido pela Polícia Federal.

Abaixo, os gols marcados por Emerson na decisão da Libertadores, em 04 de jullho de 2012:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES