por Túlio Nassif
José Gomes de Medeiros, o "Dedé de Dora", recebeu este apelido por ser filho de dona Doralice. Foi um ótimo meia-atacante, ídolo do ABC de Natal e América-RN. Nasceu no ano de 1961, em Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte. Morreu no dia 25 de setembro de 2017, em Natal-RN, após uma dura luta contra um câncer de pulmão. Ele era casado e tinha dois filhos.
Foi em torneios de bairro e com a camisa do Potyguar de Currais Novos-RN, que Dedé de Dora despontou para o futebol em 1979. Posteriormente, fez sucesso como profissional no ABC. Lá, conquistou o bicampeonato estadual em 1983 e 1984.
As boas atuações chamaram a atenção do Cruzeiro, onde teve passagem curta e marcante. Ficou apenas seis meses na Raposa, mas deixou sua marca: em 14 jogos, marcou seis gols. Esteve na lista dos 44 melhores jogadores do país e inclusive, foi cotado para uma vaga na Seleção Brasileira. Retornou ao ABC em agosto de 1985 devido a um impasse na negociação entre os dois clubes, pois seu vínculo era de empréstimo e a equipe mineira não aceitou pagar os valores da compra impostos pelo Alvinegro Potiguar.
Retornou ao ABC e um ano depois, acertou sua transferência para o rival América-RN. E novamente Dedé de Dora não decepcionou, foi duas vezes bicampeão potiguar, em 1988 e 1989 e em 1991 e 1992.
Acumulou também em seu currículo, passagens por Desportiva de Ipanguaçu-RN, Capela-AL, Treza-PB e Vênus-PB (da cidade de Esperança).
Uma torção no joelho direito chegou a interromper sua carreira por mais de um ano e, já no fim da mesma, foi um dos fatores que o levou a encerrar suas atividades como atleta em 1994, quando atuava pelo seu time do coração.
Abaixo, assista a reportagem especial com Dedé de Dora no programa "Jogo Aberto", da Band:
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLAtlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
Os comandados de Mano Menezes enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e InternacionalO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O improvável gol do aniversariante Fábio Baiano pelo Corinthians
Olhos no retrovisor: Schumacher superava recorde de Senna há 19 anos
Achados & Perdidos: Contra o Boca Juniors, há 34 anos o Corinthians era eliminado da Libertadores
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarulhense
F1: Veja como está a classificação da temporada, com a McLaren sólida na liderança
Flamengo encara a altitude de Quito para enfrentar a LDU pela Libertadores; as formações
Uma foto, uma história! Beques em pânico no dia em que Pelé desmaiou em campo
Jogando pela liderança do Grupo D, São Paulo viaja para enfrentar o Libertad; as equipes
Saudade: Minuca, o ex-zagueiro do Palmeiras que revelou Velloso, morria há 15 anos