por Túlio Nassif
José Gomes de Medeiros, o "Dedé de Dora", recebeu este apelido por ser filho de dona Doralice. Foi um ótimo meia-atacante, ídolo do ABC de Natal e América-RN. Nasceu no ano de 1961, em Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte. Morreu no dia 25 de setembro de 2017, em Natal-RN, após uma dura luta contra um câncer de pulmão. Ele era casado e tinha dois filhos.
Foi em torneios de bairro e com a camisa do Potyguar de Currais Novos-RN, que Dedé de Dora despontou para o futebol em 1979. Posteriormente, fez sucesso como profissional no ABC. Lá, conquistou o bicampeonato estadual em 1983 e 1984.
As boas atuações chamaram a atenção do Cruzeiro, onde teve passagem curta e marcante. Ficou apenas seis meses na Raposa, mas deixou sua marca: em 14 jogos, marcou seis gols. Esteve na lista dos 44 melhores jogadores do país e inclusive, foi cotado para uma vaga na Seleção Brasileira. Retornou ao ABC em agosto de 1985 devido a um impasse na negociação entre os dois clubes, pois seu vínculo era de empréstimo e a equipe mineira não aceitou pagar os valores da compra impostos pelo Alvinegro Potiguar.
Retornou ao ABC e um ano depois, acertou sua transferência para o rival América-RN. E novamente Dedé de Dora não decepcionou, foi duas vezes bicampeão potiguar, em 1988 e 1989 e em 1991 e 1992.
Acumulou também em seu currículo, passagens por Desportiva de Ipanguaçu-RN, Capela-AL, Treza-PB e Vênus-PB (da cidade de Esperança).
Uma torção no joelho direito chegou a interromper sua carreira por mais de um ano e, já no fim da mesma, foi um dos fatores que o levou a encerrar suas atividades como atleta em 1994, quando atuava pelo seu time do coração.
Abaixo, assista a reportagem especial com Dedé de Dora no programa "Jogo Aberto", da Band:
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLAtlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
Os comandados de Mano Menezes enfrentarão o vencedor do confronto entre Palmeiras e InternacionalAchados & Perdidos: Milton Neves, em 2013, visitando a Fenatran no Pavilhão do Anhembi
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores que brilharam pelo América-RJ
Achados & Perdidos: Veja gols marcados pelo aniversariante Diego Forlán em sua passagem pelo Inter
Olhos no retrovisor: Há 30 anos, a última vitória da Ligier na Fórmula 1, com Olivier Panis
Convocação feita por Ancelotti será o tema da live de Marcos Falopa com o Prof. Carlos Cesar
Achados & Perdidos: Há 50 anos o Brasil vencia a Argentina por 2 a 0 e conquistava a Copa Roca
Neymar, a festa e o fantasma que ainda paira sobre a seleção. Por Ricardo Setyon
O subserviente Carlo Ancelotti. Por Wladimir Miranda
Parabéns, Nunes! Ex-centroavante, que completa 72 anos, brilhou no Mundial de Clubes do Fla
Para a alegria do futebol, Neymar estará na Copa. Por Odir Cunha