por Rogério Micheletti
Carlos Miguel, o Carlos Miguel da Silva Júnior, ex-meia do Grêmio, Sporting de Lisboa, São Paulo e Internacional, hoje reside em Porto Alegre-RS, onde possui uma clínica de futebol ao lado do também ex-jogador Dinho. Eles têm uma parceria com um clube e tem como objetivo revelar jogadores.
Em 2015, passou a trabalhar também como comentarista da Grêmio Rádio Umbro.
Nascido no dia 12 de junho de 1972, em Bento Gonçalves (RS), Carlos Miguel começou a carreira nas categorias de base do Grêmio. Ele fez parte da equipe vice-campeã da Taça São paulo de Juniores. O Grêmio, que tinha no gol Danrlei, foi derrotado pela Portuguesa, do saudoso meia Dener.
Profissionalizado no Tricolor Gaúcho, Carlos Miguel se tornou uma peça importante do time comandado por Luiz Felipe Scolari. Conquistou vários títulos pelo Grêmio, destaques para o Brasileiro de 1996, o da Libertadores da América de 1995 e os da Copa do Brasil de 1994 e 1997, quando o meia fez o segundo gol do Grêmio que garantiu a taça. O jogo estava 2 a 1 para o Flamengo (dois gols de Romário e um de João Antônio).
Valorizado, Carlos Miguel teve o seu passe negociado com o Sporting de Lisboa. Não conseguiu se adaptar ao futebol português, foi parar no banco de reservas e decidiu retornar ao futebol brasileiro. Poucos meses depois de deixar chegar ao time lisboeta, Carlos Miguel já acertava contrato com o São Paulo para defender a equipe paulista no estadual de 1998.
Teve sorte. Em seu primeiro ano com a camisa do Tricolor paulista, Carlos Miguel conquistou um título importante: o Paulistão de 1998, vencido sobre o rival Corinthians. Mais um estadual viria com a camisa são-paulina: o de 2000, que teve o Santos como vice-campeão.
Apesar dos altos e baixos no clube do Morumbi, Carlos Miguel chegou a ter chances na seleção brasileira. Ela aconteceu quando Emerson Leão era o técnico. O meia foi convocado para a disputa da Copa das Confederações.
Voltou ao São Paulo, teve dificuldades para manter a forma física e acabou deixando o clube em 2001 para defender o Internacional de Porto Alegre, justamente o maior rival do Grêmio, clube que o projetou. Não conseguiu reeditar boas exibições no Beira-Rio e rodou por outras equipes antes de se fixar em Maceió.
Em 2006, ele esteve jogando no Corinthians de Alagoas. No ano de 2012, lançou sua candidatura a vereador em Cachoeirinha-RS pelo PMN mas não foi eleito, contabilizando 350 votos.
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cuca, técnico do São Paulo, em clássico contra o Palmeiras pelo Brasileiro 2019. Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Via UOLJogos pelo São Paulo
Segundo o "Almanaque do São Paulo", de Alexandre da Costa, Carlos Miguel dispoutou 187 partidas com a camisa são-paulina, foram 98 vitórias, 40 empates e 49 derrotas. O meia marcou 18 gols pelo Tricolor paulista.
F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann