Valdir Appel, ex-goleiro do Vasco da Gama entre 66 e 73, estava na reserva de Andrada quando do milésimo gol de Pelé, mora em Brusque (SC), onde nasceu. Valdir preside o Paysandu de Brusque-SC, clube que o lançou profissionalmente em 1963.
Emprestado ao América-RJ em 1965, teve seu passe adquirido em 1966 pelo Clube de Regatas Vasco da Gama. Por lá ficou até 1972 e foi bicampeão de aspirantes (1966-67) e campeão carioca (1970).
Vestiu outras camisas: Clube Atlético Carlos Renaux (Brusque), Palmeiras (Blumenau, SC), Sport Club do Recife (PE), Campo Grande Atlético Clube, Volta Redonda e Bonsucesso (RJ), América de Natal e Alecrim (RN), Ceub (DF), Goiânia, Atlético de Goiás e Rio Verde (GO) - este último no fim da carreira, em 1982. O loiro Valdir Appel acabou sendo considerado um goleiro sem sorte, porque em um jogo do Vasco da Gama contra o Bangu, válido pelo campeonato carioca, acabou marcando um gol contra. Ele tentou lançar a bola com as mãos, mas acabou fazendo o movimento errado e a jogou para dentro das próprias redes.
Nascido em 1° de maio de 1946, Valdir é casado com Rosélis Appel e tem um casal de filhos: Isadora e Eduardo.
Já lançou cinco livros, tendo o futebol como pano de fundo, que reúnem histórias e causos do tempo em que pisava dentro das quatro linhas, sobre jogadores das equipes em que atuou, jogos, e personagens folclóricos.
Em 2006 lançou o livro na “Boca do Gol”; em 2010 “O Goleiro Acorrentado”, e em 2014 “Onde ele pisa nascem histórias”, "Para sempre o mais querido: A história do Clube Esportivo Paysandú" (2018, sobre o Paysandú de Santa Catarina) e "Voltaço, o início de uma paixão" (2019).
Colunista esportivo
Valdir enveredou também pelo caminho do colunismo esportivo, possuindo coluna no jornal "Em Foco", de sua cidade, Brusque, e mantém um blog “Na boca do gol” http://valdirappel.blogspot.com.br
Acompanhe abaixo momentos da campanha do Santos FC no título do Robertão de 1968, num trabalho feito por Wesley Miranda, da ASSOPHIS (Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC). Valdir Appel era o goleiro do Vasco no jogo decisivo.
Parabéns, Osmar Santos, 76 anos! Por@marcosjuniormicheletti
Guaxupé sedia a 2ª Taça Milton Neves Evolutto; jornalista esteve na cerimônia de abertura
Saudade: Cincunegui, marcante lateral do Galo, completaria 85 anos
Uma foto, uma história! Já veteranos, os bicampeões Djalma Santos e Bellini jogaram no Furacão
Achados & Perdidos: Grêmio conquistava sua primeira Libertadores há 42 anos
Kart: Copa Brasil realizou Finais do Grupo 1 em Aracaju e definiu 11 campeões
Olhos no retrovisor: A primeira vitória do aniversariante Fernando Alonso na Fórmula 1
Parabéns, Amarildo! O 'Possesso', fundamental para a Seleção Brasileira na Copa de 62, completa 86 anos!
Jamelli lança seu livro nesta noite na capital paulista, com sessão de autógrafos
Saudade: Há um ano morria Maílson, campeão brasileiro com o Bahia em 1988