Time gaúcho superou o Peñarol na decisão. Foto: Site oficial do Grêmio

Time gaúcho superou o Peñarol na decisão. Foto: Site oficial do Grêmio

Com vitória sobre o Peñarol por 2 a 1, o Grêmio conquistava sua primeira Libertadores da América há 42 anos. conquista que culminou com outro título em sequência para o clube gaúcho, da Copa Intercontinental, equivalente ao Mundial de Clubes (sobre os alemães do Hamburgo).

Então comandado pelo saudoso Valdir Espinosa (1947-2020), o Grêmio havia empatado o jogo da ida em 1 a 1 no Uruguai contra o Peñarol (Tita abriu o placar para o Tricolor, e o atacante Morena empatou para os uruguaios).

Depois, no extinto Estádio Olímpico, em 28 de julho de 1983, o saudoso atacante Caio (1955-2019) abriu o placar para o Grêmio na etapa inicial. 

No segundo tempo, Morena empatou para os uruguaios mas Cesar, que entrou no lugar de Caio, recolocou o Tricolor na frente, dando números finais ao placar.

O Grêmio voltaria a ser campeão da Libertadores em 1995, desta feita superando o Atlético Nacional (da Colômbia). Porém, no final do ano, não conseguiu um novo Mundial de Clubes, perdendo a decisão para o Ajax (Holanda). Luiz Felipe Scolari era o treinador gremista, tanto naquela Libertadores quanto no Mundial.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO (GLOBO), OS TRÊS GOLS DA DECISÃO DA LIBERTADORES DE 1983: GRÊMIO 2 X 1 PEÑAROL. VÍDEO DO CANAL CONMEBOL LIBERTADORES, DO YOU TUBE

Últimas do seu time