por Rogério Micheletti
Zé Américo, o José Silveira, ex-jogador do Taubaté, Esportiva de Guaratinguetá e outras equipes nos anos 40, 50 e 60, morreu em 03 de julho de 2017, aos 83 anos, em decorrência de uma infecção urinária. Ele morava na cidada paulista de Taubaté, no bairro Vila Edmundo (Rua Falcão Filho).
Aliás, menos de um mês antes de sua morte, em 15 de junho de 2017, sua neta informou que ele encontrava-se internado no Pronto Socorro Municipal de Taubaté com uma forte infecção urinária e não respondendo bem ao tratamento, necessitando de internação hospitalar.
Era aposentado, pai de quatro filhos (Antonio Fernandes, Gino, João Carlos e Elaine) e avô de oito netos.
Costumava visitar bastante a cidade de Cruzeiro, também no Vale do Paraíba, para visitar familiares, inclusive sua mãe Alzira.
Natural de Fama (MG), Zé Américo recebeu este apelido justamente por ter nascido no dia 12 de outubro, mesmo dia do descobrimento da América. Só que Zé Américo veio bem depois, em 1933.
A carreira de jogador teve início nos anos 40, quando entrou no Hepacaré de Lorena (SP). Jogou lá de 1947 a 1950. Em seguida, ele defendeu a Esportiva de Guaratinguetá, de 1951 a 1953. No Taubaté, o tradicional "Burro da Central", Zé Américo jogou entre 1954 e 1961. Teve passagens ainda por Sorocaba e Barra Mansa. Pendurou as chuteiras defendendo o São José dos Campos, em 1965.
Olhos no retrovisor: Fangio conquistava seu primeiro título na F1 há 74 anos
Argentino derrotou o rival Ascari no GP da Espanha de 1951. Foto: DivulgaçãoSaudade: Há um ano morria Tonhão, raçudo zagueiro, querido pela torcida do Palmeiras
Relembre de Diogo, saudoso goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de brilhantes jogadores que marcaram época defendendo a Holanda
Saudade: Há três anos morria Waldemar Pires, presidente do Timão na Democracia Corintiana
Zé Carlos, dos 'Meninos da Vila' de 78, fala sobre fase do Santos e relembra rivalidade com o Timão: 'Calção preto era tabu'
Achados & Perdidos: Milton Neves, Afonsinho e José Trajano no 'Canal 100' da TV Manchete
F1: GP do México é mais uma oportunidade para Verstappen reduzir diferença para a dupla da McLaren
Palmeiras encara a LDU na altitude no jogo de ida das quartas de final da Libertadores; os times
Achados & Perdidos: Pelé, que faria 85 anos hoje, foi garoto-propaganda de café, vitamina, pilhas e até videogame
Filipe Luís valoriza vitória do Fla, mas evita euforia: 'Vantagem é simbólica'