por Rogério Micheletti
Zé Américo, o José Silveira, ex-jogador do Taubaté, Esportiva de Guaratinguetá e outras equipes nos anos 40, 50 e 60, morreu em 03 de julho de 2017, aos 83 anos, em decorrência de uma infecção urinária. Ele morava na cidada paulista de Taubaté, no bairro Vila Edmundo (Rua Falcão Filho).
Aliás, menos de um mês antes de sua morte, em 15 de junho de 2017, sua neta informou que ele encontrava-se internado no Pronto Socorro Municipal de Taubaté com uma forte infecção urinária e não respondendo bem ao tratamento, necessitando de internação hospitalar.
Era aposentado, pai de quatro filhos (Antonio Fernandes, Gino, João Carlos e Elaine) e avô de oito netos.
Costumava visitar bastante a cidade de Cruzeiro, também no Vale do Paraíba, para visitar familiares, inclusive sua mãe Alzira.
Natural de Fama (MG), Zé Américo recebeu este apelido justamente por ter nascido no dia 12 de outubro, mesmo dia do descobrimento da América. Só que Zé Américo veio bem depois, em 1933.
A carreira de jogador teve início nos anos 40, quando entrou no Hepacaré de Lorena (SP). Jogou lá de 1947 a 1950. Em seguida, ele defendeu a Esportiva de Guaratinguetá, de 1951 a 1953. No Taubaté, o tradicional "Burro da Central", Zé Américo jogou entre 1954 e 1961. Teve passagens ainda por Sorocaba e Barra Mansa. Pendurou as chuteiras defendendo o São José dos Campos, em 1965.
Líbero que atuou exclusivamente no Milan e Seleção Italiana, Baresi completa 65 anos
Ele disputou 720 partidas pela equipe milanesa. Foto: arquivo pessoal de BaresiOlhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Piloto era a aposta do time italiano para conquistar vários títulos. Foto: DivulgaçãoFausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Piastri lidera único treino livre em Miami. Agora papai, Verstappen é o 3º
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami