Washington, o novo Pelé

Ex-Corinthians, Guarani e Goiás
Informações do leitor Oscar e da leitora Tetê Viviani/colaboração de Rogério Micheletti
 
Washington, o Washington Luís de Paula, ex-meia-atacante do Guarani, nos anos 70, que chegou a ser chamado de "O Novo Pelé", morreu no dia 15 de fevereiro de 2010,  aos 57 anos, devido a uma insuficiência renal, na cidade de Bauru (SP), onde chegou a dar aulas de futebol, ao lado do ex-ponta-direita Lela, na escolinha do Bauru Atlético Clube, o BAC.
 
Foi casado com Dona Marisa, que ele conheceu na juventude, em Bauru (SP), Washington era pai de quatro filhos (Everton, Wellington, Evelyn e Gilsamara). Como não conseguia se desligar totalmente do futebol,
 
Washington batia uma bolinha nos fins de semana até os últimos dias de sua vida.
 
Nascido em 23 de janeiro de 1953, em Bauru (SP), Washington também jogou no Noroeste de Bauru, no Corinthians, na Ferroviária de Araraquara (SP), no Goiás, no Vitória (BA), no Marcílio Dias (SC) e no Rio Branco de Andradas (MG).
 
Pela equipe de Parque São Jorge foi, de certa maneira, uma decepção. Fez apenas 24 jogos e só marcou seis gols, isto em 1974 (números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte).
 
Em 1972, muito jovem, foi convocado para a Seleção Brasileira principal ao lado do zagueiro Osmar Guarnelli, do Botafogo, mas ambos foram dispensados para que disputassem os Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha. Resultado: nunca mais jogaram pela seleção principal.
 
Nos anos 80, Washington teve passagem pelo Goiás. Lá, encontrou jogadores marcantes, como: Zé Teodoro (jogou depois no São Paulo), Edson Mug (goleiro que já tinha defendido a Lusa), Carlos Alberto Santos (brilhou no Botafogo) e Cacau (badalado ponta-direita que foi vendido ao Corinthians).
 
E aquela história de que Washington seria um novo Pelé sepultou sua carreira em função de inegáveis comparações e cobranças. Mas Washington era craque.
 
Faltou sorte a ele, além de orientação profissional e de marketing pessoal. Exatamente o que sobrou para Robinho "Arantes do Nascimento", revelado pelo Santos Futebol Clube, em 2002.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    61
  • 2 Pal
    53
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    44
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES