Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1968

Segunda edição do Robertão

A segunda edição do Torneio Roberto Gomes Pedrosa foi realizada em 1968, com a inclusão de mais dois times de dois novos estados. O Bahia e o Náutico, representando Pernambuco. A outra modificação foi a entrada do Atlético Paranaense no lugar do Ferroviário.

O formato da competição foi mantido, com dois grupos, agora um de sete e outro de oito times, jogando entre si na primeira fase em turno único. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificaram para a fase decisiva: Palmeiras e Internacional no A, e Santos e Vasco no B.

Ao contrário da edição anterior, as quatro equipes se enfrentaram em turno único, o que causou reclamações de Palmeiras e Santos, que mesmo vencendo seus grupos teriam de jogar duas partidas fora de casa e somente uma em casa. O Palmeiras ameaçou até se retirar da competição.

Na fase decisiva o Santos não deu chance aos rivais, vencendo os três jogos e conquistando o Robertão 1968, com seis pontos, deixando as outras equipe com apenas dois pontos ganhos. Os jogos do quadrangular foram os seguintes:

Palmeiras 3 x 0 Vasco, no Morumbi

Internacional 1 x 2 Santos, no Olímpico

Vasco 3 x 2 Internacional, no Maracanã

Santos 3 x 0 Palmeiras, no Morumbi

Internacional 3 x 0 Palmeiras, no Olímpico

Vasco 1 x 2 Santos, no Maracanã

O jogo do título foi no dia 10 de dezembro de 1968, com a vitória do Santos sobre o Vasco, no Maracanã, por 2 a 1, com gols de Toninho Guerreiro e Pelé, com Bianchini descontando. O Santos jogou com Claudio, Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Marçal e Rildo, Clodoaldo e Lima, Edu, Toninho Guerreiro (Douglas), Pelé e Abel (Laércio). O técnico era Antoninho.

O Santos ainda teve os dois principais artilheiros da competição, com Toninho Guerreiro marcando 15 gols e Pelé 12. Depois vieram Artime, do Palmeiras, e Valfrido, do Vasco, com 11.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES