por Rogério Micheletti
Toninho Carlos, o Antônio Carlos Correia, quarto-zagueiro campeão paulista pelo Santos em 1984, hoje é empresário de jogadores. Nascido em Lins (SP) no dia 17 de maio de 1961, Toninho vive em Santos (SP).
Embora não fosse alto para a função de zagueiro, Toninho Carlos conseguiu se destacar no time santista. Fez um bom miolo de zaga ao lado de Márcio Rossini, que costumava não perder a viagem nas divididas.
O entrosamento era bom, já que Toninho Carlos era considerado um jogador mais técnico.
As boas atuações com a santista renderam a dupla convocação para a seleção brasileira. Toninho Carlos foi chamado para defender a camisa canarinho em 1983. Ao lado dele, por quatro partidas, o zagueiro-central foi Márcio Rossini. Segundo o livro "Seleção Brasileira 90 anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, Toninho venceu duas partidas, empatou uma e perdeu uma (contra a Argentina, no dia 24 de agosto de 1983, por 1 a 0).
Naquele mesmo ano, o Santos foi vice-campeão brasileiro (perdeu a final para o Flamengo, de Zico, Adílio, Leandro, Júnior, Andrade e companhia). No ano seguinte, veio o título. A experiente equipe do Peixe (que tinha como base: Rodolfo Rodríguez; Chiquinho, Márcio Rossini, Toninho Carlos e Toninho Oliveira/Gilberto Sorriso; Dema, Lino e Humberto; Paulo Isidoro, Serginho Chulapa e Zé Sérgio) bateu o Corinthians na final do estadual por 1 a 0, gol de Chulapa.
A regularidade fez com que Toninho Carlos permanecesse como dono da camisa 6 (número do quarto-zagueiro no Santos) por muito tempo. Ele deixou o Santos para defender o Coritiba. Lá, ele chegou a ser dirigido por Emerson Leão e teve como companheiros de equipe jogadores como Júnior (o Dorival Júnior), Ditinho (ex-lateral do Palmeiras), Rafael Cammarota, Chicão (ex-Santos e Ponte Preta), entre outros.
Toninho jogou também no Atlético Mineiro e formou bela dupla de zaga com Clebão em Minas Gerais. Antes de encerrar a carreira, ele passou ainda por Remo e equipes do interior paulista, como a Internacional de Limeira e Sãocarlense.
Rubens Cardoso, ex-Inter, relembra conquistas da Libertadores e do Mundial ao programa 'Velhas Súmulas'
Ele participou dos dois momentos históricos do clube. Foto: DivulgaçãoCacá Bueno fecha 'trinca' de categorias que vai disputar em 2021
Piloto anunciou participação no Porsche Endurance. Foto: Divulgação/RF1Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019