Toninho Carlos

Ex-quarto-zagueiro do Santos

por Rogério Micheletti

Toninho Carlos, o Antônio Carlos Correia, quarto-zagueiro campeão paulista pelo Santos em 1984, hoje é empresário de jogadores. Nascido em Lins (SP) no dia 17 de maio de 1961, Toninho vive em Santos (SP).

Embora não fosse alto para a função de zagueiro, Toninho Carlos conseguiu se destacar no time santista. Fez um bom miolo de zaga ao lado de Márcio Rossini, que costumava não perder a viagem nas divididas.

O entrosamento era bom, já que Toninho Carlos era considerado um jogador mais técnico.

As boas atuações com a santista renderam a dupla convocação para a seleção brasileira. Toninho Carlos foi chamado para defender a camisa canarinho em 1983. Ao lado dele, por quatro partidas, o zagueiro-central foi Márcio Rossini. Segundo o livro "Seleção Brasileira 90 anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, Toninho venceu duas partidas, empatou uma e perdeu uma (contra a Argentina, no dia 24 de agosto de 1983, por 1 a 0).

Naquele mesmo ano, o Santos foi vice-campeão brasileiro (perdeu a final para o Flamengo, de Zico, Adílio, Leandro, Júnior, Andrade e companhia). No ano seguinte, veio o título. A experiente equipe do Peixe (que tinha como base: Rodolfo Rodríguez; Chiquinho, Márcio Rossini, Toninho Carlos e Toninho Oliveira/Gilberto Sorriso; Dema, Lino e Humberto; Paulo Isidoro, Serginho Chulapa e Zé Sérgio) bateu o Corinthians na final do estadual por 1 a 0, gol de Chulapa.

A regularidade fez com que Toninho Carlos permanecesse como dono da camisa 6 (número do quarto-zagueiro no Santos) por muito tempo. Ele deixou o Santos para defender o Coritiba. Lá, ele chegou a ser dirigido por Emerson Leão e teve como companheiros de equipe jogadores como Júnior (o Dorival Júnior), Ditinho (ex-lateral do Palmeiras), Rafael Cammarota, Chicão (ex-Santos e Ponte Preta), entre outros.

Toninho jogou também no Atlético Mineiro e formou bela dupla de zaga com Clebão em Minas Gerais. Antes de encerrar a carreira, ele passou ainda por Remo e equipes do interior paulista, como a Internacional de Limeira e Sãocarlense.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES