por Marcelo Rozenberg
No dia 14 de maio de 1989, o ex-atacante Silva marcou um dos mais belos gols da história do Pacaembu. Vestindo a camisa do Juventus, completou de bicicleta um cruzamento e abriu o placar diante do Corinthians em jogo do Campeonato Paulista realizado no Pacaembu. Até hoje, poucos se lembram que o duelo terminou empatado em 1 a 1 (Claudio Adão marcou de pênalti para o Corinthians) mas quase ninguém esqueceu o lance magistral, que foi aplaudido em pé pela própria Fiel Torcida.
Atualmente, Alexandre da Silva, nascido em São Paulo em 13 de fevereiro de 1969, é dono de um lava-rápido em Osasco-SP, e ainda joga bola em equipes de várzea da capital paulista. Antes ele trabalhou com escolinha de futebol. Casado, não tem filhos.
Silva passou praticamente a carreira toda no Juventus da Mooca, onde chegou em 1983 e saiu 14 anos depois. Também defendeu Chapecoense, Nacional de São Paulo, Ferroviária, Paraguaçuense, Atlético do Vale (SC) e Novorizontino. Parou com 34 anos.
Sua maior mágoa foi não ter defendido nenhum clube de grande torcida do Brasil. Algo que poderia ter acontecido após marcar o histórico gol contra o Corinthians, por sinal, seu time de coração. "Cheguei a fechar contrato com o Santos, mas a negociação acabou não dando certo porque cartolas juventinos, entre os quais o ex-presidente José Ferreira Pinto, não permitiram minha saída".
Em 14 de maio de 2019, Silva foi tema de reportagem publicada na "Veja SP", pelo jornalista Sérgio Quintella. Clique aqui e veja a matéria completa.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE OSMAR DE OLIVEIRA, O GOL DE SILVA CONTRA O CORINTHIANS EM 1989 E OUTROS LANCES DO JOGO, QUE TERMINOU EM 1 A 1 NO PACAEMBU:
Olhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Saudade: Saiba quem foi Paulo Amaral, pioneiro da preparação física no futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
F1: Verstappen vence a Sprint em jornada de zero pontos para a dupla da McLaren em Austin
Olhos no retrovisor: Lotus fez aposta ousada após o título de 78 e se deu mal com carro revolucionário
F1: Depois de vencer a Sprint, Verstappen conquista a pole para o GP dos Estados Unidos
Saudade: Dalmo, autor do gol no Mundial de 63 do Santos, completaria 93 anos
F1: Verstappen vence GP dos EUA e segue tirando diferença para as McLaren
Na 'cola' do Palmeiras, Flamengo recebe o time paulista neste domingo no Maracanã; os times
Sem vencer há três rodadas no Brasileiro, São Paulo encara o Mirassol, sensação do campeonato; as equipes