por Túlio NassifSalomão Pavlosvsky, saudoso jornalista, nasceu no dia 11 de setembro de 1924 em Freguesia de Inhaúma-RJ, e morreu no dia 19 de setembro de 1997, aos 73 anos de idade. Salomão era filho de pais europeus, do ucraniano Moysés Pavlovsky e da romena Cecília Rosemblat.
Desde pequeno procurava trabalhos, não gostava de ficar parado, fez diversas coisas, foi de engraxate a entregador de jornais em Sorocaba. A partir de uma ideia brilhante, Salomão começou a trabalhar com publicidade.
Ele instalou auto-falantes em um ponto estratégico onde a população ouviria suas propagandas sobre as lojas ao redor, e assim vendia espaços publicitários para os lojistas.
Salomão se viu obrigado em expandir o negócio pelo tamanho do sucesso. Isso fez com que Salomão desse um grande salto, começou a trabalhar em rádio, onde atuou em rádio novelas, narrações esportivas e locuções comerciais. Trabalhou por 17 anos na PRD-7 Rádio Clube (rádio de Sorocaba) acumulando funções de radialista e diretor comercial da rádio e do Jornal Cruzeiro do Sul.
Sempre buscando novos horizontes e aventuras, Salomão deixou a rádio e o Jornal Cruzeiro do Sul para montar sua própria emissora de rádio AM, a Vanguarda. Lá, ele se consagrou como radialista internacional, realizando coberturas em inúmeros países. Promoveu inúmeros Shows com artistas internacionais em Sorocaba, viajou acompanhando as lutas de boxes internacionais e transmitindo por rádio os concursos de miss São Paulo, Brasil e Universo. Salomão ainda participou como convidado de várias comitivas presidenciais em viagens internacionais.
Recebeu uma das primeiras concessões no Brasil para possuir uma rádio FM, se habilitando no Ministério das Comunicações, onde deu origem a Vanguarda FM.
Sempre sonhador, deu início a um novo projeto em sua vida, abrir um canal de televisão em Sorocaba. Em 1990, Salomão tornou seu sonho realidade, instalou a primeira emissora de TV em UHF no Brasil, na cidade de Sorocaba, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Salomão recebeu uma grande homenagem no ano de 2000. O viaduto no quilômetro 78 da Rodovia Castello Branco, principal via de acesso a diversos lugares do estado de São Paulo, recebeu o nome de Salomão Pavlovsky.