Gil, o Búfalo Gil

Ex-ponta-direita do Flu e Botafogo
Gilberto Alves, o Gil, ou Búfalo Gil, grande ponteiro-direito do Botafogo, Fluminense e da Seleção de 1978, tem residência fixa em Niterói e é o atual coordenador técnico do Maricá, clube da Região dos Lagos no Rio de Janeiro, que subiu para a elite do Carioca em 2025.
 
Antes, em Niterói, trabalhou ao lado do saudoso ex-lateral Rodrigues Neto na revelação de novos craques para o nosso futebol.

Também já morou em Várzea Grande (MT), onde foi técnico de futebol e tinha uma escolinha. Em setembro de 2008, assumiu o comando do Marília na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Nascido em Nova Lima (MG) no dia 24 de dezembro de 1950, Gil foi bicampeão carioca pelo Fluminense em 1975 e 1976.

O rompedor Búfalo Gil corria muito pela ponta-direita e jogou também no Cruzeiro, Uberlândia, Comercial-MS, Murcia-ESP, Corinthians, Coritiba e Farense-POR.

Seu bom futebol lhe rendeu várias convocações para a Seleção Brasileira, onde atuou em 40 oportunidades, entre 1976 e 1978, inclusive participando da Copa do Mundo da Argentina, em 1978.

Como treinador passou por All Tawoonn, da Arábia Saudita, Botafogo/RJ, Sport/PE, Fortaleza/CE, Itaperuna/RJ, Avaí de Santa Catarina, Aliança Lima do Peru e LDU Porto Fierro, também do Peru. A última equipe que treinou foi a Portuguesa Santista, em 2009, após passar pelo Marília no ano anterior.
 
No dia 27 de junho de 2021, Gilberto Alves, o Gil, ou Búfalo Gil (ex-ponta-direita do Flu e Botafogo), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.
 

ver mais notícias
Pela Seleção Brasileira:

Atuou em 40 jogos, sendo 28 vitórias, 10 empates e duas derrotas. Marcou 12 gols.

Fonte: Seleção Brasileira - 90 Anos - 1914 - 2004, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES