Ruud Gullit

Ex-jogador holandês
Ruud Gullit nasceu em Amsterdã em 1º de setembro de 1962 e foi um dos principais jogadores da história do futebol holandês.
 
Considerado um "curinga" dentro de campo, atuava tanto como líbero, meia ou atacante e entre suas principais características destaca-se a combinação de velocidade, força, técnica e inteligência. 
 
Tido como um dos atletas mais completos do futebol, quase que uma unanimidade pelos clubes em que atuou, Ruud Gullit iniciou sua carreira no desconhecido Haarlem da Holanda. Apesar de modesto, foi com o time de baixa credibilidade européia que despontou. Em 1981, disputou a segunda divisão do campeonato holandês e conquistou o primeiro título da carreira, sendo, ainda, considerado o melhor atleta da temporada.

O desempenho no Haarlem despertou o interesse da Seleção Nacional da Holanda e no mesmo ano se transferiu para o Feyenoord, onde jogou ao lado de Johan Cruijff. Pelo time de Roterdã ganhou o Campeonato Holandês e a Copa dos Países Baixos em 1984. Depois se transferiu para o PSV Eindhoven, equipe em que levantou as taças do Campeonato Neerlandês de 1984, 1986 e 1987. Já, pela Seleção Nacional da Holanda, sagrou-se, ainda, campeão da Eurocopa de 1988.

Na temporada de ouro que o levou a Itália, foi negociado por US$ 9 milhões com o Milan e participou da campanha do time milanês campeão da Itália de 1988 após 11 anos de jejum. A determinação e atitude apresentada dentro dos gramados se repetiu fora dos campos. Naquele mesmo ano, ao receber a Bola de Ouro da France Football, Ruud Gullit dedicou o prêmio ao ativista sul-africano Nelson Mandela, na época, preso em Cape Town.

Nas temporadas seguintes, junto com os compatriotas Van Basten e Frank Rijkaard, conquistou a Copa dos Campeões da UEFA, a Super Copa Européia e o Mundial Interclubes de 1989 e 1990. Pelo Milan, sagrou-se, ainda, campeão da Supercopa da Itália de 1992 e do Campeonato Italiano de 1992 e 1993.

Em 1994, Gullit trocou o Milan pela Sampdoria. Com o clube de Gênova foi campeão da Copa da Itália de 1994 e se transferiu para a Inglaterra. Em 1997, como jogador e técnico, atuou pelo Chelsea e conquistou a Copa da Inglaterra de 1997. Foi o último título levantado pelo holandês que entrou para a história como um jogador acostumado a vencer.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES