Onça

Ex-zagueiro do Flamengo
por Ednílson Valia
 
Mário Filipe Pedreira, o Onça, quarto-zagueiro do Flamengo entre 1968 e 71, morreu no dia 7 de setembro de 2017, aos 74 anos, em Salvador-BA. O ex-jogador lutou por quase duas décadas contra o Mal de Alzheimer. 
 
Onça tinha residência fixa em Santa Luz-BA, a 111 km de Feira de Santana, onde treinou o time Caldas do Jorro. Ele esteve também em Serrinha, onde comandou o Serrinha Esporte Clube. Era casado, pai de seis filhos e avô de oito netos.

Onça jogou também no Fluminense-BA, Sport de Recife-PE, Bahia e pendurou as chuteiras em 1978 jogando pelo Sergipe. Como homenagem, o Flamengo enfrentou o time de Onça em sua despedida e venceu por 3 a 1.

Nascido no dia 13 de julho de 1943, em Santa Luz-BA, Onça contava com muito orgulho as histórias que viveu como jogador de grandes equipes do Brasil.

Dificuldades

Segundo o leitor Joel de Oliveira Rios Neto, da cidade de Santa Luz (BA), Onça não era valorizado como deveria.

"Ele estava parado, sem prestígio, sem reconhecimento da sociedade e das autoridades políticas locais. Presenciei até ele recolhendo frascos de refrigentes, no lixo no fundo de casa, para fazer porta-retratos dos filhos, que o visitariam no final do ano. Acho que ele não poderia ser esquecido", lamentou.
 
Ainda sobre o ex-zagueiro Onça, no dia 22 de abril de 2008, o site Terceiro Tempo recebeu do internauta Carlos Alberto de Jesus Nunes, (cajbahia@ig.com.br), o seguinte e-mail:

"Assunto: Que Fim Levou?"
Caro Milton,
Sou conterrâneo de Mário Felipe "ONÇA", ex-zagueiro do Bahia e Flamengo no anos 60. O próprio é filho de Santaluz-Bahia e encontra-se numa situação bastante difícil, tanto financeiramente, como de saúde, pois desenvolveu "Mal de Alzheimer".
Enfim, gostaria muito se você pudesse dar um alô para este grande jogador de outrora num dos seus programas televisivos, mostrando, inclusive, fotos e lances deste atleta, exortando seus ex-times a ajudá-lo de alguma forma.
Certo de contar com sua colaboração.
Um forte abraço,
Carlos Alberto de Jesus Nunes
Torcedor do Bahia"
ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Atuou em 78 vitórias, 42 empates, 44 derrotas e marcou sete gols.
Fonte: Almanaque do Flamengo, de Clóvis Martins e Roberto Assaf.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES