Paulo Pezzolano

Ex-meia, hoje treinador

por Marcos Júnior Micheletti

O uruguaio Paulo Pezzolano, que foi um habilidoso meia, hoje é treinador de futebol. 

Em 18 de dezembro de 2025 foi anunciado pelo Sport Club Internacional para a temporada de 2026.

Paulo César Pezzolano Suárez nasceu em Montevidéu, a capital uruguaia, em 25 de abril de 1983.

Canhoto, Pezzolano começou sua trajetória nos gramdos pelo Rentistas, do Uruguai, e em seguida teve uma passagem pelo Athletico Paranaense.

Retornou ao futebol uruguaio para jogar por três clubes de seu país: Defensor Sporting, Peñarol e Liverpool do Uruguai.

Na sequência teve três experiências fora de sua terra natal, primeiro pelo Mallorca (Espanha) por empréstimo, depois pelo Hangzhou Greentown, da China e ainda pelo Necaxa (México).

Retornou Liverpool (Uruguai) em 2012, permanecendo no clube até 2016, mesmo ano em que defendeu o modesto Torque, também do Uruguai, onde encerrou sua carreira profissional como atleta e iniciou sua trajetória como treinador.

Aliás foi pelo Torque que ele conseguiu seu primeiro título, comandando a equipe no título do Campeonato Uruguaio da Segunda Divisão em 2017.

Depois comandou o Liverpool (Uruguai), entre 2017 e 2019, clube que por mais tempo defendeu como jogador profissional. 

Depois treinou o Pachuca, do México, em 2019, permanecendo por lá até 2021, e no ano seguinte foi contratado pelo Cruzeiro, anunciado pelo clube em 3 de janeiro de 2022.

Não conquistou o título do Campeonato Mineiro (foi vice), com o Atlético levantando a taça do certame, mas ainda em 2022 conseguiu um feito importante para a Raposa, sendo campeão da Série B do Campeoanto Brasileiro, recolocando o clube na elite nacional.

O começo não tão bom no Campeoanto Mineiro de 2023 acabou resultando em sua demissão, em março daquele ano.

Um mês depois, em 4 de abril de 2023, assinou contrato com o Valladolid, da Espanha, ficando por lá até 2 de dezembro de 2024, dia em que foi demitido, após resultados negativos pelo Campeonato Espanhol.

Permaneceu na Europa, mas por apenas cinco meses no Wattford, da Inglaterra, entre maio e outubro de 2025.

Dois meses depois, em 18 de dezembro de 2025, foi anunciado pelo Sport Club Internacional, que antes havia feito uma proposta para Tite, que acabou acertando com o Cruzeiro. 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES