Moacyr Franco

Humorista, ator e cantor
por Diogo Miloni

Moacyr de Oliveira Franco, o grande Moacyr Franco é um artista com várias funções, vai bem como ator, cantor, compositor, autor e humorista. Em 2010, tentou se eleger como senador, filiado ao PSL, (Partido Social Liberal), mas não obteve o número necessário de votos para conseguir a vaga.
 
Em novembro de 2017, foi demitido do SBT, onde trabalhou por 20 anos no "Concurso de Paródias", "Ô... Coitado!", "Meu Cunhado" e "A Praça é Nossa".

Natural de Ituiutaba, cidade próxima do triângulo mineiro, Moacyr nasceu no dia 5 de outubro de 1936, e antes da fama era pintor de cartazes de cinema e carroceria de caminhões.

Começou sua carreira em Ribeirão Preto junto com outros jovens talentos como: Boni, Rogério Cardoso, Luiz Aguiar e Gilberto Garcia, ambos que fizeram muito sucesso posteriormente.

O padrinho de Moacyr na televisão foi Manoel da Nóbrega, que colocou o humorista no elenco de seu programa "A Praça da Alegria", encenando o papel do "Mendigo", na TV Paulista.

Franco obteve sucesso imediato com a frase "Me da um dinheiro, aí", que tornou-se uma das músicas mais famosas da época e rendeu 100 mil cópias vendidas, marcando o início da carreia do mineiro.

Ainda jovem, Moacyr emplacou seu primeiro trabalho como cantor romântico com a canção "Suave é a noite", o primeiro de muitos outros sucessos que o compositor iria realizar.

Além do talento para entreter e emocionar, o mineiro de Ituiutaba também mostrou qualidade como apresentador de programas televisivos. À frente do "Moacyr Franco Show", ele foi líder de audiência na TV Rio, e nunca mais saiu do meio artístico.

O esporte entrou na carreira do mineiro com a canção "Balada número 7", uma música especial para o gênio Garrincha. Posteriormente, Moacyr declarou todo seu amor pelo Palmeiras, com a composição "O amor é verde".

Um dos papéis mais famosos dos anos 2000 foi o "Jeca Gay", um caipira que contracena com Carlos Aberto de Nóbrega, filho de Manoel, que ficou no posto do pai.

A veia artistica pulsou também em Guto Franco, filho de Moacyr, que trabalha como diretor da "Turma do Didi", de Renato Aragão, na TV Globo.
 
No dia 06 de fevereiro de 2022, Moacyr de Oliveira Franco, o grande Moacyr Franco (ator, cantor, compositor, autor e humorista), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes, contou muitas histórias e falou sobre a sua torcida pelo Palmeiras.
 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES