Melhor do mundo da FIFA de 2002

Melhor jogador de futebol do mundo

Por Roberto Gozzi

Criado em 1991, teve fim em 2009, quando se anunciou a unificação desta premiação com o Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football, criando assim a Bola de Ouro da FIFA, um prêmio semelhante a este, mas com nova denominação.

Ronaldo e Mia Hamm foram coroados rei e rainha do futebol na cerimônia de gala do Jogador do Ano da FIFA 2002 nesta noite em Madri.

O atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid superou Luis Figo, vencedor em 2001, e bateu um recorde ao ganhar o troféu pela terceira vez. Com 387 pontos, ele obteve uma pontuação mais de duas vezes superior à do alemão Oliver Kahn, que, com 171 pontos, entrou para a história como o goleiro mais bem colocado na história da eleição. O francês Zinedine Zidane ficou em terceiro com 141.

O Fenômeno, que marcou oito gols na Copa do Mundo da FIFA 2002, foi escolhido o melhor por 59 dos 148 técnicos de seleções que votaram. Zidane recebeu o primeiro voto de 18, e Kahn, de 16.

Após repetir o feito do ano passado com 161 pontos, Hamm continua sendo a única mulher a ter conquistado o prêmio. A atacante alemã Birgit Prinz ficou em segundo com 96, à frente da chinesa Sun Wen, que, com 58 pontos, caiu uma posição em relação a 2001.

Vinte e cinco dos 77 técnicos de seleções que votaram selecionaram a americana como primeira indicada, contra 11 que colocaram Prinz no topo. Sun Wen, que não pôde receber o prêmio pessoalmente por estar contundida, recebeu três votos como primeira colocada.

O público que compareceu ao Congresso de Madri aplaudiu fervorosamente a atriz Parminder Nagra, do filme "Driblando o Destino", que recebeu o Prêmio Presidencial da FIFA 2002.

A Ordem de Mérito da FIFA foi concedida a Santiago Bernabéu, ex-jogador, capitão, secretário, diretor e presidente do Real Madrid. Alfredo Di Stefano subiu ao palco e recebeu a distinção em nome de Bernabéu.

Juntamente com o troféu de melhor jogador do mundo, Ronaldo também recebeu a Bola de Prata adidas como segundo melhor jogador da Copa do Mundo da FIFA 2002 e a Chuteira de Ouro adidas de artilheiro da competição.

Kahn também levou três prêmios. O capitão da Alemanha ganhou a Bola de Ouro adidas de melhor jogador da Copa do Mundo da FIFA 2002, o Prêmio Yashin de melhor goleiro da competição e o troféu de segundo colocado na eleição do Jogador do Ano da FIFA 2002.

O também alemão Miroslav Klose subiu ao palco para receber a estatueta de vice-artilheiro da Copa do Mundo da FIFA. Ele marcou cinco gols, mesma quantidade do brasileiro Rivaldo.

Três troféus foram para a Coreia do Sul. O experiente zagueiro Hong Myung-Bo recebeu a Bola de Bronze adidas, e a seleção do país ganhou o prêmio de "Seleção mais Empolgante" da Copa do Mundo da FIFA 2002. Já o Prêmio Fair Play do Mundial foi concedido às comunidades sul-coreana e japonesa após o grande êxito da Copa do Mundo da FIFA sediada pelos dois países.

Por sua vez, o prêmio FIFA Fair Play foi recebido por Marc Wilmots em nome da Bélgica, e o troféu da FIFA pelo centenário do Real Madrid foi entregue ao presidente do clube, Florentino Pérez.

Em uma noite com um número inédito de troféus, Brasil e Senegal ganharam os prêmios de Melhor Seleção e Seleção que mais Progrediu, com base no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola 2002.

Foto: UOL

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES